Yorkshire Terrier – Preço, Filhote, Tipos de Yorkshire, Personalidades

Quem procura por um cão de pequeno porte poderá se encantar com o Yorkshire Terrier. Esta é uma das raças mais procuradas por causa de sua aparência física. É uma excelente opção para quem não detém de espaços maiores para morar como apartamentos por exemplo. Mas não se deixe enganar por essa pequenina bola de pelo. Este canino é cheio de energia e muito aventureiro e precisará de um tutor que consiga acompanhar o seu ritmo. É difícil resistir a tanta fofura, mas seus donos precisarão de pulso forte e uma boa educação .

Acompanhe esse artigo até o final e conheça tudo sobre o cachorro Yorkshire Terrier.

Origem e história

O surgimento deste pequeno cão está associado a conjuntura econômica. O Yorkshire Terrier era utilizado na caça nas margens do rio Clyde na Escócia por operários da indústria de lanifício. Quando partiram da Escócia, no início do século XIX, a fim de se instalarem em Nova York, Manchester e Leeds, levaram consigo seus Yorkshires.

Nesta época, embora fosse muito reprimida, a caça furtiva era comum e os cachorros Terriers era bastante utilizados para desentoar coelhos e facilitar a captura. O pelo do Yorkshire Terrier era excelente para identificá-lo caso necessitassem de uma retirada de emergência.


Com o intuito de melhorar o comprimento da pelagem, foram realizados cruzamentos com Bichons Malteses, levados à Inglaterra através de marinheiros. O ar destemido que possuem vem dos seus descendentes. São eles os Clydesdale Terrier e Terrier Preto e Castanho, ambos já extintos.

Características do Yorkshire TerrierFoto do Yorkshire Terrier

Este cãozinho tem pelagem longa e reta direcionada para baixo de forma uniforme em cada lado. Possui uma linha que se estende desde a trufa às extremidades da cauda. É bem compacto e arrumado, porém transmite um ar presunçoso. Seu contorno geral denota uma impressão de vigor e corpo proporcional.

Possui o crânio bem pequeno e plano. Seus olhos são de tamanho médio, escuros, brilhantes e com expressão inteligente. Suas pálpebras são escuras, suas orelhas pequenas em forma de V e eretas com pelugem curta de cor castanho muito intenso e abundante. Com dorso nivelado e lombo firme o Yorkshire Terrier são bastante charmosos. Confira a seguir suas características mais marcantes:

  •  Alta energia;
  • Não precisa de muito exercício;
  • Tímido quando se trata de relacionar-se com outros cães;
  • É bastante amigável com estranhos;
  • Fácil de treinar;
  • Baixo nível de proteção;
  • Precisa de muitos cuidados com sua pelagem;
  • Baixa tolerância ao frio;
  • Média tolerância ao calor.

Cor e pelagem

Seu troco moderadamente comprido possui pelagem brilhante com textura fina e sedosa. Na cabeça a pelagem é longa de cor castanho dourado abundante e nas laterais da cabeça a cor é mais intensa. Essa cor se estende até a base das orelhas e focinho onde sua pelagem é bem mais longa.  Seu peito possui uma pelagem castanho abundante e brilhante. Todos os pelos de castanho ficam mais escuros na raiz do que no meio e são ainda mais claros nas pontas.

Temperamento e personalidade do Yorkshire Terrier

Este lindo cãozinho adora se meter em confusão. Sempre está envolvido em uma aventura ou encrenca. Com personalidade forte, é teimoso e pode até ser agressivo com cães que lhe sejam estranhos ou outros pequenos animais. Alguns costumam latir bastante, mas nada que uma boa educação não resolva!

São bastante inteligentes e se adaptam facilmente aos treinamentos de seus adestradores. Amam ser o centro das atenções, por isso não os ignore por longos períodos de tempo! Tem energia de sobra para brincar e se dão muito bem com outros cães e gatos desde que sejam acostumados a presença desde cedo. Amam carinho e ficar no colo. Se adaptam tão bem a família que provavelmente seguirão o temperamento dos seus tutores.

Se o lar for calmo seus Yorkshire também serão, mas se a casa for agitada prepare-se, pois energia não falta para este canino!  No geral é uma raça bastante dócil e excelente para conviver com crianças já que aceitam as brincadeiras e não se irritam com facilidade. Sua maior qualidade são adaptabilidade e versatilidade. Se bem treinado o Yokshire Terrier fará qualquer coisa que você pedir, pois são muito inteligentes. Por amar estar em contato com as pessoas serão bastante receptivos e estarão sempre tentando agradar seu tutor, por isso são tão irresistíveis!

Saúde e expectativa de vidaFoto de Yorkshire peludo

Se pretende adquirir este cãozinho cheio de gás é melhor pensar bem! Eles tem uma energia e tanto e até ficarem velhinhos não pararão por nada. Sua expectativa de vida é em torno de 12 a 15 anos então prepara o coração!

Ainda enquanto filhotes esses lindos Yorkshire podem apresentar problemas de saúde, por isso deverá ser amado e cuidado com muito carinho e atenção. Confira os principais problemas de saúde que estes caninos poderão desenvolver:

  • Hipoglicemia;
  • Dentição dupla;
  • Shunt hepático;
  • Colapso da traqueia;
  • Necrose asséptica na cabeça do fêmur;
  • Problemas nas válvulas cardíacas;
  • Artrose no joelho;
  • Luxação patelar;
  • Predisposição a formação de cálculos urinários;
  • Sistema digestivo delicado.

Esses problemas poderão ser diagnosticados  e tratados tranquilamente se seu pet for levado periodicamente ao veterinário.

Cuidados a se tomar com um Yorkshire Terrier

Por ser um cão de porte pequeno, o Yokshire Terrier pode se exercitar tranquilamente dentro de casa, mas há a necessidade de deixá-lo interagir ao ar livre para que possa deixar fluir toda a energia que contém.

Estes pequenos adoram caminhar na coleira e explorar lugares seguros. Tudo isso graças a seu passado caçador e trabalhador. Por isso, sempre que possível leve-o para caminhar ao ar livre.

Ele não se adapta bem a temperaturas muito frias ou muito quentes por isso necessitam de um bom lugar para viver. Embora seja pequeno é bem confiante e independente, por isso não deverá mantê-lo por longos períodos no colo para não provocar problemas comportamentais.

O Yorkshire é um bom nadador, mas é necessário que seu tutor o esteja acompanhando e de preferência que utilize um colete para evitar possíveis incidentes.

Preço do Yorkshire Terrier

O valor de um filhote de Yorkshire dependerá de vários fatores como a qualidade da sua linhagem,  pais, avós e bisavós. Se são campeões nacionais ou internacionais, entre outros fatores. No mercado você encontrará ao custo médio de R$ 800 a R$ 4000. Antes de comprar porém,  poderá pesquisar em casas de adoção. Vários caninos são largados por seus donos e ficam a espera de um dono para amar.