Yorkshire Micro – Características, Personalidade, Cores, Pelagem, Preço!

O Yorkshire Micro, apesar de seu pequenino porte, é um cão de grande personalidade. É corajoso e valente e cuida da casa e de seus donos.

Porém, também é excelente companhia, muito fiel, dócil e carinhosa. Gosta de brincar e se exercita com prazer. Não dispensa um bom passeio pela rua. Possui uma pelagem glamourosa, que lhe dá ares de um verdadeiro cachorro de luxo.

Conforme dados da entidade AKC Dog Registration Statistics, o Yorkshire micro está entre uma das raças mais requisitadas em todo mundo, devido a ser um ótimo companheiro e a sua aparência pequenina, que conquista qualquer um.

História e origem

Yorkshire vem do nome de uma região localizada no norte da Inglaterra, York – local que acredita-se que foi onde a raça e suas variações surgiram. Conta-se que durante o século 19, os Yorkshires eram utilizados, especialmente, para caçar pequenos roedores que estragavam as plantações rurais e fabricadas de tecidos.


Nessa época, a raça, pelo seu instinto caçador, era criada, principalmente, por proprietários rurais e tecelões. Sua pelagem lisa levantava suspeita de que ela era usada como material para casacos e roupas.

Décadas se passaram e o Yorkshire deixa de ser uma ração de cão usada em locais de trabalho e passa a ser um animal de estimação de famílias nobres da sociedade europeia. A raça se adaptou muito bem ao ambiente doméstico.

Atualmente, como a raça e suas variações são todas de pequenos porte, tornam-se excelentes opções de animais de estimação para lares modernos, que tendem ser, cada vez, mais compactos.

um cão da raça Yorkshire Micro

Características do Yorkshire Micro

O Yorkshire micro conta com uma pelagem de longa a média e brilhosa. Seus pelos podem ser aparados de forma que não se arrastem pelo chão e não acabem encardidos.

É muito comum também vermos Yorkshires micros com a pelagem da cabeça amarrada no topo da cabeça, ou dividida e amarrada como se fossem “marias-chiquinhas” – especialmente quando o cão trata-se de uma fêmea. A pelagem do focinho do Yorkshire micro também costuma ser longa, assim como das pontas das orelhas – nesses casos, o ideal é manter a pelagem sempre bem aparada

A tonalidade da pelagem do Yorkshire micro é azul acastanhada – que vai da base da cabeça até o rabo. A coloração pode ser uniforme ou não.

Já o corpo do Yorkshire micro é totalmente proporcional e pequeno – dando extrema elegância ao cão. Geralmente, seu andar é com o focinho erguido, revelando o temperamento valente e confiante dessa raça.

A cabeça do Yorkshire micro é plana e pequenina, proporcionais ao seu corpo. O focinho é médio, não sendo muito longo, mas não também do tipo achatado.

Outras Características do Yorkshire Micro

O nariz é, geralmente, peto e sua mordedura do tipo tesoura. Os olhos apresentam tamanhos médios, sem serem saltados. A coloração dos olhos é preta ou castanha escura, além de brilhante.

Já as orelhas são pequenas, formando uma espécie e “V” e levantadas. A traseira do Yorkshire micro é curta, sendo que a altura dos ombros fica na mesma linha de sua traseira.

As patas dianteiras da raça são retas, assim como os cotovelos, que não ficam voltados para fora nem para dentro, mas também na posição reta. As patas traseiras do Yorkshire micro são igualmente retas, com os joelhos formando um ângulo ponderado, quando observados de lado.

As unhas da raça são, normalmente, totalmente pretas. Alguns exemplares de Yorkshire micro possuem um 5 º dedo, que podem ser removidos por intervenção cirúrgica, para não causar dificuldades na locomoção do animal.  A cauda do Yorkshire micro apresenta um comprimento médio. É levemente superior a linha das costas do cão.

Vale saber que os filhotes de Yorkshire micro costumam nascer em tons de castanho e preto – com o tempo os pelos vão clareamento para uma tonalidade azul acastanhada. Há também, em alguns Yorkshire micro, uma mescla de pelo castanho-dourados e pretos, que permanece até a fase adulta.

Já a tonalidade do tórax  do animal costuma ser castanho-dourado.

Tipos de Yorkshire

Os principais tipos de Yorkshire são:

Cor e pelagem do Yorkshire Micro

O Yorkshire micro possui uma pelagem extremamente brilhante, com textura sedosa e fina. A cabeça apresenta pelagem longa na cor castanho-dourado e com abundância de pelos no topo e nas laterais – onde a tonalidade costuma se mostrar mais intensa.

A coloração castanho-dourada vai até a base das orelhas do cão até o focinho – onde os pelos também são longos.  O peito apresenta uma pelagem brilhante na cor castanha. No meio do tronco podemos observar uma coloração azul acastanhada – que dá muito charme dos Yorkshires micros.

O pelos de cor castanha tendem a ficar mais escuros nas raízes e ir clareando nas pontas.

Personalidade e temperamento do Yorkshire Micro

um cão da raça Yorkshire Micro na grama

O Yorkshire  micro, apesar de pequenino, é valente e corajoso. Sempre está à procura de novidades – o que pode colocá-lo em perigo, às vezes,  mesmo dentro de casa.

Dono de uma personalidade forte, pode se mostrar teimoso, mesmo com os donos, Também pode se tornar agressivo com outros cães ou pessoas estranhas, mesmo com seu tamanho pequeno.

O Yorkshire micro é um cão inteligente e acaba se adaptando muito bem a processos de adestramentos. Trata-se de uma raça que quer ser o centro da atenção para os donos, por isso, pode se demonstrar muito ciumento para com eles.

Se dá bem com crianças, desde que seus limites sejam respeitados. Tem muita energia, apreciando passeios longos, correr, brincar e pode se dar bem com outros cães ou mesmo gatos – desde que convivam com esses animais desde filhote.

O Yorkshire micro é bastante carinhoso e dócil com as pessoas de seu convívio. Além disso, são excelente companhias, fieis e leais aos donos.

Saúde e expectativa de vida

A expectativa de vida do Yorkshire micro vai de 12 a 15 anos de idade. Porém, ele pode apresentar alguns problemas de saúde, desde filhotes, característicos das raça.

Entre os principais problemas de saúde dos quais pode sofrer estão:

  • Presença de Dentição dupla
  • Episódios de Hipoglicemia
  • Colapso da Traqueia
  • Problemas Hepáticos
  • Problemas nas Válvulas do Coração
  • Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur
  • Luxação nas Patelas
  • Incidência de Artrose nos Joelho
  • Problemas no Sistema Digestório
  • Tendência ao Desenvolvido de Cálculos Urinários

Tais problemas, porém, podem ser adequadamente diagnosticas e tratados por um médico veterinário. Com isso, o Yorkshire micro pode ter uma vida normal. No entanto, visitas periódicas ao médico veterinário se fazem necessárias para o controle do problema.

um cão da raça Yorkshire Micro

Comprar macho ou fêmea?

Muitas pessoas podem ficar na dúvida na hora de adquirir um Yorkshire micro, em relação ao sexo do animal: macho ou fêmea? Na verdade, não importa muito o sexo do cão, pois os dois são excelentes companhias. Apesar disso, machos e fêmeas possuem algumas características diferentes.

Confira a seguir as características mais marcantes dos machos e fêmeas de Yorkshire micro e faça a sua escolha!

Machos:

  • São mais dependentes dos donos
  • Costumam ser maiores do que as fêmeas
  • Comem mais
  • Costumam ser mais pesados, fortes e altos
  • Não se socializam bem com outros machos
  • Estão prontos para o cruzamento mais rápido do que as fêmeas
  • Se não forem castrados, podem fugir de casa e ficar dias fora procurando uma fêmea no cio.
  • Tem o costume de marcar território, podendo fazer xixi nos cantos da casa
  • É possessivo com o dono

Fêmeas:

  • São mais independentes do dono
  • Entram no cio apenas 2 ou 3 vezes ao ano
  • Se assustam facilmente com gritos
  • São mais dóceis com pessoas estranhas e outros animais
  • São menores que o macho
  • Comem menos que o macho
  • São mais leves e frágeis fisicamente que os machos
  • São mais dispersas que os machos em processos de adestramento
  • Quando estão com filhotes podem brigar com outras fêmeas
  • São ciumentas com o dono

Preço do Yorkshire Micro

O preço de um filhote de Yorkshire micro com pedigree vai, geralmente, de R$ 1200,00 a R$ 2000,00. Os preços variam de acordo com o canil ou estabelecimento que comercializam os animais. Os valores também sofrem variações de acordo com a região do país.