West Highland White Terrier – Características, Personalidade, Preço!

O West Highland White Terrier, também conhecido como Westie é uma raça bastante popular no mundo inteiro. No entanto, ele ficou especialmente famoso ao ser a estrela de um comercial do provedor de internet IG, nos anos 2000. Atualmente, mesmo depois de anos, a raca segue fazendo sucesso e tendo fãs.

Então, para saber um pouco mais sobre essa raça, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o West Highland White Terrier. Vamos lá?!

 

História e origem

O West Highland White Terrier é uma raça que tem raízes compartilhadas com demais terriers da Escócia.  Assim como eles, o Westie é também originário da Escócia, especialmente das Terras Altas.

Eles foram utilizados por anos para a atividade de caça, visto a sua coloração branca. Isso porque os donos pensavam que seria muito fácil diferenciar o cão as presas que normalmente eram mais escuras.


O Coronel Malcolm de Poltalloch se apaixonou pela raça por volta do século XIX. Assim, ele tratou de garantir que ela apresentava todas as qualidades importantes tanto para um cão de companhia quanto para um animas usado na caça e para vida o campo. Dessa forma, ele tratou de criar os animais e ajuda-los a crescer.

Características do West Highland White Terrier

O tamanho e um West Highland White Terrier varia entre 28 a 30 centímetros. seu peso pode variar entre 5 kg e 10 kg, sendo um cão de porte pequeno/médio.

A sua pelagem é completamente branca, não possuindo qualquer tipo de mancha. Sem dúvidas essa é uma das suas principais e mais reconhecidas características.

O pelo é caracteristicamente grosso e de fácil trato. As orelhas são bem pontiagudas, dando à carinha uma aparência amável. O seu focinho também é bem pequeno, fazendo com que ele se parece um bichinho de pelúcia.

Cor e pelagem

um cão West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier possui o pelo completamente branco. Isso vale tanto para o pelo primário quando para o pelo secundário (subpelo). O seu pelo principal é mais duro e apresenta uma textura rústica. Já o subpelo tende a ser macio e fino.

Vale lembrar que esse tipo de animal necessita dos dois tipos de pelo em mesma quantidade. No entanto, pode ocorrer um excesso de dubpelo ou do pelo duro. Alguns filhotes nascem com excesso de subpelo, por exemplo, sendo muito fofinhos. Já outros nascem com excesso do pelo duro.

A pelagem do West Highland White Terrier foi projetada para supertar o frio e protege-lo de intempéries. Os pelos mis grossos o protegem da chuva e da neve, impedindo problemas de pele causados pela umidade. O subpelo, por sua vez, ajuda a manter a temperatura especialmente no inverno.

Quando à cor, como já foi dito, ela e sempre branca. No entanto, existem variações nesse branco e na maioria das vezes não é puro como o Maltês, por exemplo.

O West Highland White Terrier pode variar um pouco, desde um branco puro até um tom de areia. Vale lembrar que nada disso descaracteriza a raça. Também pode acontecer de esse pelo assumir uma tonalidade mais amarelada no verão, o que é normal por causa do sol.

Personalidade e temperamento do West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier foi treinado por muito tempo para perseguir presas. Por isso, esse é um traço de sua personalidade que é muito presente. Sendo assim, pequenos animais não devem ser deixados juntos de um Westie.

O seu comportamento é firme e insistente, o que faz com que se tenha a impressão de que o Westie é um grande cão preso no corpo de um pequeno.

Como é descendente dos Terriers. sua personalidade pode ser bastante teimosa e de difícil adestramento, embora isso não seja impossível. Por essa característica, é importante mostrar desde o começo quem e que manda, não permitindo que faça as coisas onde, como e quando desejar.

Outro ponto importante do seu temperamento é que ele sempre se mantém alerta quando detecta ruídos ou pessoas estranhas. Isso porque entende que seu território pode estar ameaçado, deixando o bravo e o fazendo latir bastante. Justamente por isso é que muito importante que ele socialize e seja adestrado desde filhote.

Por ter muita energia, o West Highland White Terrier irá necessitar de bastante atividade física. O exercício não deve ser intenso e sim constante. Isso é importante para que mantenha um temperamento mais calmo.

No entanto, assim como qualquer cão, cuidado do seu Westie com carinho, certamente terá um ótimo amigo, fiel, amoroso e leal, disposto a fazer de tudo para agradar seus donos.

Saúde e expectativa de vida

um cão West Highland White Terrier na grama

O motivo ainda é desconhecido, mas é comum que os cães brancos sofram de surdez. Ocaionalmente, esse problema pode atingir o Westie, bem como demais raças de cães que são totalmente brancos. Isso não é algo que cause um prejuízo significativo à vida do cão. Então, com treinamento direcionado e algumas adaptações ele pode ter uma vida saudável e feliz.

Além disso cães de pequeno porte pode ter luxação na patela. Além disso, alguns outros problemas podem acontecer, tais como:

  • Osteopatia craniomandibular
  • Doença de Legg Perthes:
  • Fibrose pulmonar

O mais importante é cuidar bem do seu pet e ficar atento à possíveis mudanças que possam indicar um problema de saúde. Então, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário.

Já no que diz respeito à expectativa de vida, a do West Highland White Terrier é de 12 a 14 anos.

Preço de um West Highland White Terrier

Para comprar um filhote de West Highland White Terrier será necessário desembolsar algo entre R$ 2.500 e R$ 5.000 reais. No entanto, é sempre imprescindível ressaltar  importância de conhecer o canil do qual você vai adquirir o seu pet, a fim de evitar maus tratos.

Onde comprar um West Highland White Terrier?

O melhor local para comprar e um canil de confiança da sua cidade. Sempre desconfie de anúncios aleatórios na internet ou que tenham um preço muito abaixo do mercado.

um cachorro da raça West Highland White Terrier na grama

Curiosidades

No Brasil, a grande fama do West Highland White Terrier aconteceu por causa de sua participação na propagando do portal IG. No entanto, eles são considerados o símbolo da Escócia e sua imagem se tornou um clássico por lá. veja outras curiosidades sobre o West Highland White Terrier:

  • Quando o cão se suja, a lama ou sujeita podem ser facilmente removidas por causa da textura do seu pelo. Quando ele seca, a lama simplesmente cai.
  • São excelentes em um esporte que inclui uma serie de labirintos e uma caixa com odor de rato no final.
  • A pelagem de cor branca foi desenvolvida justamente para que ele pudesse ser visto durante a caça de animais com a pelagem avermelhada, como raposas.
  • O rabo de um West Highland White Terrier é bastante forte para que possa ser puxado por caçadores depois e entrar em buracos a fim de capturar sua presa. A vértebra que fica na base do rabo tem praticamente o mesmo tamanho do restante da espinha.
  • O animal é tão querido que já foi personagem principal de filmes como o escocês “The Adventures of Greyfriars Bobby”, de 2005, e o brasileiro “As Aventuras de Gui & Estopa”.
  • Ele também é utilizado por diversas marcas de comida canina.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o West Highland White Terrier, suas características físicas, temperamento, preço, cuidados de saúde e tudo mais que precisa saber sobre ele. Aproveite essas informações!