Vira Lata – Características, Variedades, Como Cuidar? Quantos Anos vive?

O cão vira lata também é conhecido por Sem Raça Definida – SRD. Este canino embora não seja a primeira escolha na hora da compra é amado por muitos que o conhecem de perto. Infelizmente bate o record de abandono no Brasil. Os cachorros vira lata são espertos, inteligentes e cheios de amor e carinho para dar a quem queira tê-lo por perto.

Hoje, esses caninos estão se destacando na mídia, através de projetos e pedidos realizados para conscientizar as pessoas de não abandonarem esses cães sem raça definida. Mesmo com a popularidade dos cachorros vira lata, ainda é comum encontrar um número maior de tutores que buscam por cachorros de raça ao invés dos cães de sem raça definida.

Origem do nome Vira-Lata

Este cão não tem uma origem definida porquê ele é fruto da mistura de diversas raças. Mas a descendência de cada canino varia de acordo com sua história. Hoje, o nome vira lata está deixando de ser chamado de maneira pejorativa, pois está atraindo cada vez mais apaixonados pela raça.

Características

Como os cachorros vira lata não têm uma raça definida, suas características podem variar bastante de cachorro para cachorro. A maioria dos vira lata possuem porte médio e possuem uma pelagem de cores neutras. Dentre elas você poderá encontrar o cinza, bege ou tom puxado para o preto. No geral costumam ser dóceis e muito carinhosos com seus tutores. No entanto pode ocorrer de algum vira lata não possuir temperamentos tão agradáveis assim. Justamente por causa da indefinição de sua raça  e seus descendentes.Foto do rosto de um cachorro Vira Lata


Os vira lata são cães brincalhões, mas também possuem personalidade forte. Esses cães possuem capacidade alta de adaptação aos mais diversos lugares. Por isso, o futuro tutor não deve se preocupar tanto em decidir se irá criá-lo em uma casa ou apartamento. Em sua grande maioria são bem inteligentes e aprendem pequenos truques com facilidade. Regras e limites serão bem aceitos por esses caninos. Por isso, comece a ensiná-los logo cedo.

Variedades de Vira-Lata

Os cães vira lata são bastante variados. Podem ser encontrados em diversos tipos, cores e temperamentos. Além disso são geralmente inteligentes e afetuosos a depender das características de seus progenitores. Os cachorros sem raça definida que são resgatado das ruas costumam ser dóceis, mas com comportamento de vigilância, diferentemente dos vira lata criados em casa que possui personalidade mais tranquila, sem preocupações.

Sua aparência é muito variada. Não tem como definir um padrão de cor, tamanho ou forma. Pois são cães que fazem cruzamento livremente. Mesmo não havendo um padrão no cruzamento, foi observado que os cães mestiços, após diversas gerações mantiveram características bem parecidas. Dessa forma, costumam ter coloração preto ou caramelo e peso médio de 18 kg. a altura pode variar entre 38 a 57 cm.

            Variedade de cruzamento de Vira-Lata

A maioria dos cães tem raças definidas porquê são resultados de cruzamento através de seleção humana. Os cachorros vira lata porém, não fazem parte deste tipo de seleção e desta maneira podem ser definidos em quatro tipos distintos.

Os cachorros mestiços que possuem características bem marcantes entre duas ou mais raças são cães que podem ser fruto de ancestrais de raça pura, mas também podem vir de uma linhagem de cães mestiços bem antiga. Eles costumam ser identificados através das raças em que mais se assemelham podendo ser a Lab Mix ou Collie-Shepherd.

Os cachorros vira lata genéricos são cães que mantiveram cruzamentos não identificados por diversas gerações. E hoje torna-se impossível diferenciar as características individuais das espécies.  Os cachorros de raças funcionais são cães com pais que não são puro sangue. Mas são criados com propósitos pre estabelecidos e costumam ser selecionados avaliando o resultado do desempenho em tarefas ou companhia e os cachorros híbridos são mistura de duas raças puras.

Como cuidar de um Vira-Lata

Esse adorável cão trás algumas pequenas preocupação quanto ao cuidado. O fato de não ter raça definida, o cachorro vira lata pode apresentar alguns problemas ao longo do tempo. Os tutores precisam ficar atentos e não se descuidar dos cuidados básicos referentes a vermifugação anual, vacinação, banhos periódicos, escovação diária dos dentes, tosas higiênicas, corte periódico das unhas, passeios frequentes para se exercitar… Enfim, como não se sabe o que pode esperar deste canino sem raça, os cuidados básicos não devem deixar de acontecer para mantê-lo sempre bem e saudável.

A cada ninhada, uma cadela de sem raça definida pode gerar mais de oito filhotes. Como os cães são grandes reprodutores e as cadelas entram no cio frequentemente, os tutores devem se programar para realizar o procedimento de castração. A castração é muito importante para as cadelas, visto que costumam desenvolver uma grave inflamação no útero chamada piometra. Este problema pode afetar a vida canina de tal modo que poderá levá-la a morte. A castração entra como medida preventiva deste problema.Foto de um filhote de cachorro vira lata

Estes lindos cães possuem a desvantagem de não ter como prever quais doenças poderá afetar suas vidas. Por isso, se faz extremamente necessário que os donos dos vira lata possam levá-los periodicamente às consultas ao veterinário. Desta forma, qualquer tipo de doença poderá ser detectada ainda em seu início e facilitará o início do tratamento. Isto irá garantir que seu canino permaneça por muito mais tempo em sua companhia.

Curiosidades

Os cachorros vira lata são descendentes dos lobos selvagens e primos das raposas. Esses caninos tem os mesmos ascendentes que todas as outras raças de cães.  Diferentemente dos outros países que possuem raças misturadas de diversas nacionalidades, os chamados mixed breed, os vira latas são cães totalmente brasileiros. Dependendo da região do país em que vivam possuem apelidos variados como o “pé duro” ou “rasga saco”. Mas o correto é chamá-lo apenas de vira lata ou se preferir sem raça definida.

Eles não são a primeira escolha quando estão sendo vendidos. Mas esses cães são muito mais resistentes do que os caninos de raça. Como os cachorros vira lata não possuem seres humanos cuidando das suas ninhadas, os filhotes mais fracos acabam morrendo e apenas os fortes e resistentes sobrevivem. Por isso, acabam sendo mais resistentes que as outras raças. Assim, acabam também sendo mais saudáveis e com menos predisposição a doenças graves. O grande ponto chave é o olfato do vira lata, ele é imbatível. Ele foi apurado com o tempo para que pudesse identificar o cheiro dos alimentos dentro de sacos e latas de lixo a longas distâncias.

Pergunta dos leitores

Vira-Lata vive quantos anos?

Os vira lata ou cães sem raça definida são bastante fortes. Com o passar dos anos os cães foram se reproduzindo e nascendo mais resistentes as condições ambientais. Por isso, é possível afirmar que eles possuem um maior tempo de vida que os cães com raças definidas. Podendo viver em torno de 16 a 18 anos. Mas já tiveram cães que viveram até 20 anos.