Staffordshire Bull Terrier – Personalidade, Temperamento, Cores e Preço!

O Staffordshire bull terrier, também conhecido como Staffbulle um cãozinho forte, de porte pequeno a médio, que provém do condado de Staffordshire, localizado na Inglaterra.

Então, se você quer saber mais sobre esse pet, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o Staffordshire bull terrier. Vamos lá?!

Origem e história

Matar ratos era um esporte muito popular entre a classe trabalhadora por volta do ano de 1800. A briga com touros (Bull-baiting) já havia feito bastante sucesso em épocas anteriores. No entanto, acabou não chegando até as grande cidades. Foi então que os criadores de cães de ratos passaram a se apaixonar pelas brigas de cães.

Para que conseguissem a produção de um competidor rápido, corajoso e forte, eles realizaram o cruzamento do Bulldod que havia na época, com o terrier castanho e preto. Com isso surgiu o “Bull e Terrier”.


Com a realização dessa reprodução seletiva, teve origem um cão muito ágil, pequeno e com uma mandíbula extremamente potente.

O resultado disso também foi um cão que não apresentava agressividade contra as pessoas, visto que era preciso um tratamento cuidadoso quando se encontrava em estado alterado.

O fato é que posteriormente, as brigas de cães acabaram sendo proibidas. No entanto, o StaffBull já havia se tornado muito querido pelos seus fãs e possuía uma grande quantidade e seguidores fieis.

Como é de se imaginar, muitos criadores seguiram realizando lutas clandestinas. No entanto, os apaixonados por essa raça encontraram uma outra alternativa um pouco mais nobre para ela, que eram as exposições de cães.

Desde então, foram realizados constantes esforços na produção de um cão mais dócil para ser apresentado em exposições e para ser um cão doméstico. O resultado disso foi que a English Kennel Club reconheceu a raça Staffordshire bull terrier ainda no ano de 1935. Por outro lado, a AKC só reconheceu a raça em 1947.

Embora o Staffordshire bull terrier possua uma fama de combate até os dias de hoje, a verdade é que ele é um cão considerado amoroso e não briguento, sendo de fácil convivência.

Staffordshire Bull na grama

Características do Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire bull terrier é um cão considerado muito habilidoso na caça e também bastante corajoso. Além disso, ele é bastante inteligente e sabe demonstrar bastante afeto com sua família e especialmente com crianças.

Seu corpo é musculoso, forte e ao mesmo tempo é ágil e muito ativo. O tamanho dos cães dessa raça pode variar entre 35,5 até 40,5 centímetros, de acordo com o peso.

Já o peso para machos pode apresentar variações desde 12,5 kg até 17 kg. No caso das fêmeas o mesmo varia entre 11kg e 15,4.

Cor e pelagem

A pelagem dos cães da raça Staffordshire bull terrier é bem lisa, curta e rente ao corpo. Existem diversas colorações que são aceitas para essa raça, tais como:

  • Vermelho
  • Fulvo
  • Branco
  • Preto ou azul
  • Tigrado

Vale lembrar ainda que é aceita a mistura de qualquer uma dessas cores com o branco.

Temperamento e personalidade do Staffordshire Bull Terrier

No que diz respeito ao temperamento, pode-se dizer que o Staffordshire Bull Terrier é muito brincalhão. Ele gosta de interagir com a família e também com os amigos, tendo um afeto especial por crianças.

Ele é um companheiro tipicamente dócil amável, sendo bom em atender as solicitações de sua família. Isso quer dizer que ele gosta de agradar.

Segundo especialistas, a sua paixão pela caça só perde para a necessidade que ele tem de companhia humana. Uma de suas características também é ser simpático e sociável com pessoas estranhas.

Alguns exemplares dessa raça podem ser muito determinados nos seus objetivos. Mesmo que não fiquem procurando por briga, ele tem um comportamento muito corajoso e tenaz.

Embora seja muito amigável com humanos, essa raça pod apresentar dificuldade na interação com cachorros estranhos. Já com crianças, o Staffordshire Bull Terrier costuma se dar muito bem.

Sua personalidade, embora seja normalmente gentil, pode se mostrar agressiva em determinadas situações.

O Staffordshire Bull Terrier é conhecido como “cão babá” no Reino Unido. Isso como uma referencia a sua habilidade em cuidar de crianças.

Como cuidar do Staffordshire Bull Terrier

um Staffordshire Bull Terrier

Como não poderia ser diferente, o Staffordshire Bull Terrier é um raça muito atlética. Por isso, ele necessita realizar atividades físicas diárias. Nesse caso, uma boa caminhada pode na coleira todos os dias já pode ser suficiente.

Além disso, ele gosta muito de caçar ao ar livre e correr por áreas que sejam seguras. Por isso, é importante promover esse tipo de atividade de vez em quando.

O Staffordshire Bull Terrier é um cão que valoriza e deseja o contato humano. Dessa forma, é muito mais indicado que seja criado como um cão de casa do que como um cão de exterior.

Já os cuidados necessários com o pelo são mínimos. Portanto um banho semanal com escovação já deve ser suficiente. É importante secar bem ele depois do banho para evitar doenças de pele.

Saúde e expectativa de vida

O Staffordshire Bull Terrier é um cão de saúde forte, não sendo comum a ocorrência de patologias específicas. No entanto, com o passar dos anos, pode ocorrer a catarata e também uma displasia no quadril.

Como ele é um cão bastante resistente à dor, por seu passado de briga, é importante que se realize consultas de rotina a fim de verificar a ocorrência de problemas, visto que eles podem demorar a ficar aparentes.

A expectativa de vida de um cão da raça Staffordshire Bull Terrier é de 12 a 14 anos.

Preço do Staffordshire Bull Terrier

Como você já deve saber, o preço de um cão sempre depende da sua linhagem. Isso quer dizer que uma boa descendência pode fazer com que o animal custe mais caro.

Sendo assim, um filhote de Staff Bull pode ser adquirido por valores entre R$ 2.500 e R$ 4.000 reais. Lembrando sempre a importância de conhecer seus descendentes.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Staffordshire Bull Terrier, suas características, temperamento, pelagem e tudo mais. Aproveite essas informações!