Conheça a Origem e Curiosidades sobre o cão Spitz Alemão Anão!

O menor integrante da família Spitz, o Lulu da Pomerânia, também é conhecido como Spitz Alemão Anão. Sua origem vem como o próprio nome diz da Alemanha. Bagunceiro, extremamente inteligente e ativo é cheio de muita energia. Apesar da pequena estatura, é considerado um bom cão de guarda e de companhia.

História e origem do spitz alemão anão

Dentre seus antepassados estão os resistentes cães puxadores de trenó. Os registros sobre os cruzamentos que deram origem a sua baixa estatura são incertos. Porém o seu ancestral mais provável é o Spitz Alemão.

O Lulu da Pomerânia recebeu esse nome quando chegou à Inglaterra. Diferente dos cachorros da atualidade, o Spitz Alemão Anão chegava a pesar até 13 kg e eram geralmente brancos.

A raça viu a popularidade crescer a partir do momento que a Rainha Vitória trouxe um cachorro desta espécie da Itália. Os cães da realeza eram cães grandes e cinzas. Neste período os criadores já davam preferencias para os animais menores e mais coloridos.


Spitz Alemão Anão doação

A partir dos anos de 1900, o Spitz Alemão Anão apareceu em uma variedade de cores na Inglaterra e também no continente americano. E desde então começou também a diminuir cada vez mais o seu tamanho.

Características do spitz alemão anão

Conhecido nos dias atuais como o cachorro que parece mais com uma “bolinha fofa”, o Spitz Alemão Anão tem uma baixa estatura que condiz com o seu nome. O tamanho médio do macho gira em torno de 20 a 27 cm e seu peso entre 1 e 3 kg. As fêmeas da raça costumam ter o mesmo peso e estatura.

São animais muito inteligentes. Aprendem fácil o que for ensinado. É recomendado estimular o psicológico desta raça canina utilizando brinquedos inteligentes e brincadeiras que possam interessar o cachorro. Um exemplo são as brincadeiras de pique esconde. São simples, mas que irá ajudar no desenvolvimento do cão.

Comportamento do spitz alemão anão

O Lulu da Pomerânia ou Spitz Alemão Anão é um cachorro de baixa estatura que se vê como um Dogue Alemão. Muito curioso e corajoso não costuma ter muita noção do seu real tamanho.

Os cães desta raça são conhecidos como animais amigáveis e muito brincalhões. Adora correr e necessita de limites para não ficarem agressivos.

Tem um comportamento com tendência a ser temperamental. Costuma latir bastante para pessoas que desconhecem ou não estão em seu convívio.

Segue o seu dono para onde ele for, o que o torna um excelente cão para companhia. O excesso de ternura junto ao seu dono costuma trazer também problemas de possessividade.

São cães que podem desenvolver ciúmes com pessoas ou até objetos. Por esta razão é importante socializar o cachorro desde filhote com outros cães e pessoas diferentes. Ele necessita se acostumar desde cedo com pessoas na sua casa. Assim ele começará a se acostumar com pessoas estranhas.

Saúde do cão

Nesta raça é comum ter algumas preocupações na área de saúde. O Spitz Alemão Anão costuma desenvolver luxação da patela e no ombro, hipoglicemia, atrofia progressiva na retina e alguns problemas nos joelhos e olhos.

É recomendada a visita anual ao veterinário para exames complementares, caso necessário, e é claro as vacinas. Sua expectativa de vida é entre 12 a 16 anos.

Spitz Alemão Anão preço

Como cuidar do spitz alemão anão

A raça necessita de exercícios físicos, mas se contenta com as brincadeiras dentro de casa ou até pequenos passeios. É um cachorro pequeno demais para viver fora de casa.

Seu pelo, uma das suas características mais lembradas, precisa ser escovado em média duas vezes por semana. Exige um cuidado maior quando ocorrer a troca de pelos, geralmente acontece duas vezes por ano.

A raça exige tosa higiênica para aparar os pelos das suas patas e das áreas íntimas. A tosa completa não é aconselhada e recomendada, pois não faz parte do padrão do Spitz Alemão Anão.

Curiosidades

Uma curiosidade sobre a raça é que o Spitz Alemão Anão ou Lulu da Pomerânia se tornou mundialmente conhecido neste último século. Uma destas razões são as celebridades que criam animais desta raça como, por exemplo, Alec Baldwin e Sylvester Stallone.

Preço do spitz alemão anão

O preço de um Spitz Alemão Anão varia muito de criador para criador. Um filhote da raça tem custo médio de R$ 8 mil.