Shih Tzu Personalidade e Temperamento – Saiba tudo sobre esta Raça!

Os cães da raça de Shih Tzu personalidade são muito queridos no Brasil e vem se popularizando com o tempo. Com isso, eles são também passaram as se chamados de diversa formas que vão desde shiatzu até Cheetos e shintsu. No entanto, é preciso lembrar que o nome correto mesmo é Shih Tzu.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre os cãezinhos dessa raça, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Shih Tzu Personalidade e Temperamento

Os cães da raça Shih Tzu personalidade tem por característica serem extrovertidos e muito alegres. Para quem gosta de dar colo e brincar essa é uma excelente opção. Isso porque eles estão sempre dispostos e animados.

Outra característica do Shih Tzu personalidade do Shih Tzu é que ele é muito apegado a sua família e tem boas relações com crianças. No entanto, podem ser um tanto teimosos e difíceis de educar. Vale lembrar que eles estão 70º no ranking de inteligência.


Como cães de alerta eles tendem a ser muito bons visto que latem quando acontece algo diferente à volta. Por isso, é preciso atenção com os vizinhos.

De uma forma geral os cães da raça Shih Tzu tem personalidade dócil, mas devem ser socializados desde cedo, tanto com criança quanto com outros animais.

A raça é bastante ativa e gosta de carinho e companhia sempre, podendo adquirir o hábito de seguir o dono pela casa.

um Shih Tzu Personalidade mansa

Características

Os cães da raça Shih Tzu são pequenos e podem ser de qualquer cor. Isso porque diversos padrões são aceitos. No entanto, o mais desejável são aqueles que apresentam a testa e a ponta da cauda brancos.

A pelagem tende a ser longa e densa. Seu subpelo, quando adulto, confere mais volume, deixando o pelo mais levantado.

A cauda e a cabeça são mais empinados, o corpo é leve e compacto, levemente alongado. Ele possui uma boa estrutura física por baixo de seus pelos longos e sedosos.

Seus olhos são grandes, com uma expressão amistosa e arredondados. As orelhas se cobrem por inteiro com um pelo liso que se prolonga até as patas dianteiras.

Normalmente os pelos de baixo são proeminentes, a cauda longa e curvada pra cima e seu pelo quase não apresenta queda. Por isso é excelente para quem possui alergia.

Origem e história

O significado do nome “Shih Tzu” é “Cão Leão”, sendo muito apreciada na China por ter associação com o budismo. No entanto, embora seja associado com a China, a sua provável origem é no Tibet por volt do século 17. Nessa época ele era conhecido como “cão sagrado”.

O cão Shih Tzu como é conhecido atualmente surgiu na China, no reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi 1861-1908). Ele e o Pequinês compartilha histórias semelhantes, no entanto, pode-se diferenciar o Shih Tzu nas artes da China por sua cabeça cm topete.

Esse animal foi muito valorado pela família real durante a Dinastia Ming. Então, quando os ingleses saquearam o Palácio Imperial, muitos cães foram perdidos e a raça passou por um revés.

No ano de 1935 o Shih Tzu foi exibido como o cão leão Lhasa, Nesse tempo, ele foi muito popular. Na Inglaterra também existia um estado de confusão muito grande, fazendo com que o Shih Tzu e o Lhasa Apso e o fossem agrupados.

Um pouco depois, as duas raças foram separadas e divididas em duas. Os de focinho achatado passaram a se chamar Shih Tzu.

Já no ano de 1952, foi autorizada uma cruza com o pequinês para que fosse possível melhorar alguns pontos. No entanto, novas cruzas nunca mais foram autorizadas.

Shih Tzu cores e pelagem

No que diz respeito à cor, muitas são aceitas. Sendo assim, o Shih Tzu pode ser preto, vermelho, dourado, tigrado, chocolate (fígado), cinza, tricolor ou qualquer uma dessas cores combinadas com branco.

Todas podem ser uma forma sólida, quando o pet é de uma só cor, com apenas uma mancha pequena branca no peito e na ponta das patas.

O Shih Tzu ainda pode ser parti colores, o que quer dizer que ele tem duas ou mais cores misturadas com o branco. Eles ainda são mais valorizados em competições quando apresentam uma mancha branca forte na ponta da cauda e na testa.

Vale lembrar ainda que, normalmente, os cães da raça Shih Tzu nascem com os pelos bem escuros. No entanto, com o passar da idade, os pelos vão clareando.

Todos os filhotes ainda nascem com as rimas dos olhos e o nariz rosado (sem pigmento). Até os 60 dias de vida isso deve mudar e adquirir uma cor.

Essa dica serve para não confiar em criadores que vendem filhotes com olhos claros ou cores diferentes de pelo como sendo algo raro. Isso, na verdade, é um defeito genético. Nesses casos, o cão deveria ser castrado e doado, nunca vendido. Muito menos por um valor mais alto.

Como cuidar do cachorro Shih Tzu

um cão da raça Shih Tzu

O Shih Tzu personalidade pode apresentar alguns problemas de saúde, especialmente por seu focinho achatado. No entanto, vamos falar dos cuidados de saúde no tópico a seguir.

Já no que diz respeito ao pelo, é preciso realizar uma escovação diária de uns 15 minutos. É preciso levar isso em conta antes de adquirir um cão dessa raça.

No entanto, se ele for acostumado a essa atividade diariamente, será algo muito prazeroso e divertido. Isso sem falar que vai deixar o pelinho dele mais saudável, sem nós, brilhante e macio.

Aparar a franja, ou prendê-la, também é importante para evitar que prejudique a visão. As unhas também devem ser cortadas pois podem crescer demais e até dobrar para baixo, atrapalhado o caminhar.

Os cães da raça Shih Tzu possuem os olhos proeminentes, sem falar que apresentam muitos pelos ao redor. Por isso, é importante manter a limpeza, que pode ser feita com lenço umedecido. Depois, os olhos devem ser bem secos a fim de evitar o desenvolvimento de fungos.

É preciso que se tenha cuidado nas caminhadas, pois como o seu focinho é curto, podem entrar espinhos ou sujeira nos olhos.

A raça também é bastante brincalhona e precisa de atividades físicas diárias par que se mantenham saudáveis tanto física quanto mentalmente. Lembrando que embora eles adorem atividades dentro de casa, ainda existe a necessidade do passeio. Isso porque costumam passar muito tempo deitados, então o incentivo à pratica de atividade é importante para sua saúde.

Saúde e expectativa de vida

Os cães da raça Shih Tzu personalidade são braquicefálicos, ou seja, possuem o focinho achatado. Isso significa que eles podem apresentar problemas respiratórios que podem ser desde moderados até graves. Isso pode causar apneia, ronco espirros e até mesmo infecções.

Além disso, essa raça pode apresentar infecções de ouvido quando os mesmos não são limpos corretamente. Outra tendência apresentada pelo Shih Tzu personalidade é à obesidade. Por isso a atividade física é importante.

Os dentes também devem receber atenção a fim de evitar problemas periodontais. A coprofagia, ou seja, comer coco, é outra tendência dessa raça que precisa atenção.

Preço do Shih Tzu

O valor de um Shih Tzu vai depender da qualidade da sua linhagem, ou seja, dos seus pais, avós, bisavós, da sua ninhada e etc.

Sendo assim, o valor de um filhote pode chegar a R$ 2.000,00. O mais importante é pesquisar e procurar encontrar um pet que tenha uma boa origem e seja de um criador confiável.

dois Shih Tzus no sofá

Curiosidades

Como já foi dito anteriormente, Shih Tzu significa “Cão leão”. Isso se deve a sua aparência que se assemelha a de um leão. Além dessa, existem algumas outras curiosidades a respeito do Shih Tzu , veja:

  1. Essa raça é muito antiga, embora sua origem exata ainda seja um mistério. Isso porque a raça existe a milhares de anos com pinturas do século VI que já tinham a figura desse pet
  2. Os cães da raça Shih Tzu eram considerados sagrados pelos monges tibetanos. Essa e outras raças semelhantes ficavam em templos nos quais os monges reverenciavam os cães.
  3. O Shih Tzu era a raça de cão oficial da dinastia Ming, famosa na China. Eles se mantiveram populares por muitos séculos, mas especialmente nessa dinastia.
  4. Nos dias de hoje, o Shih Tzu é descendente de outros 14 cachorros. No início do século XX, a popularidade da raça diminuiu na China, migrando para a Inglaterra. Na década de 30, um general chamado Douglas Brownrigg e sua esposa fizeram a importação de alguns Shih Tzus. Dessa forma, todos os Shih Tzu que existem atualmente são descendentes desses 14 cães que foram levado para a Inglaterra em 1930.

Pergunta dos leitores

Tamanho máximo do Shih Tzu

Em média, a altura de um cão da raça Shih Tzu é de até 28 centímetro. Já o peso fica entre 4kg e 7kg.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Shih Tzu, suas características, peculiaridades, preço e tudo mais que precisava saber.