Shiba Inu – É Para Apartamento? Características, Personalidade, Preço!

O Shiba Inu é uma excelente raça de cachorro para quem procura um cão de guarda. Fiel aos donos e ao local onde vive, não mede esforços para garantir a proteção desses. Tem um porte imponente e parece estar sempre em estado de alerta.

A raça não necessita de grandes espaços, pois tem porte médio/pequeno. Pode viver em casas e apartamentos de médio tamanho.


Origem e história

O Shiba Inu é uma raça nativa do Japão. Acredita-se que o termo Shiba signifique pequeno. Isso porque a raça descente de mais 6 cães semelhantes, sendo o Shiba Inu o menor deles em tamanho.

Porém, outra corrente aponta que o termo quer dizer mato. Seria uma referência às árvores vermelhas japonesas, que assemelham-se a pelagem avermelhada de alguns exemplares da raça.

Os Shiba Inus eram usados no Japão como caçadores. Isso devido aos seus exímios extintos de caça.  Porém, a origem exata da raça Shiba Inu é desconhecida. Pode ser que ela exista antes mesmo de 300 a.C. Mesmo os Shiba Inus tendo sido usados para caçar aves e pequenos animais, eles também tinham a capacidade de apanhar animais maiores, como os javalis.

Existiram 3 tipos principais de cães parecidos e cada um deles foi batizado de acordo com a sua localização de origem: o Shiba Inu (Prefeitura de Nagano), o Sanin Shiba (região nordeste do continente) e o Mino Shiba (Prefeitura de Gifu).

Depois da 2 ª Guerra Mundial, a raça quase foi extinta, devido a um surto da doença cinomose, no ano de 1952. Para salvar a raça, diversos tipos de cães foram cruzados, tornando os Shiba Inus mais pesados do que eram antes.

A raça foi salva, mas com algumas mudanças ósseas, decorrentes dos cruzamentos. Os primeiros exemplares da raça chegaram às Américas no ano de 1954. A raça Shiba Inu foi reconhecida oficialmente pelo American Kennel Club (AKC) apenas no ano de 1993.

A partir de então, sua popularidade cresceu no continente americano, incluindo o Brasil. Hoje há diversos de criadores da raça Shiba Inu espalhados pelas Américas.

um cão da raça Shiba Inu

Características do Shiba Inu

O Shiba Inu mede, geralmente, de 36 a 39 centímetros, sendo, portanto, um cão de médio/pequeno porte. Seu peso ideal fica entre  9 e 14 kg.

A raça – também conhecida apenas como Shiba – possui uma peculiaridade bastante interessante. Apresenta pelos brancos nas laterais de seu focinho e na altura das bochechas, que dão um charme especial à raça. Os pelos brancos também podem ser observados abaixo de sua  mandíbula e do seu queixo, assim como na porção inferior do rabo, no peito (altura do estômago) e na parte interna das pernas.

Seu rabo levanta-se totalmente sobre a linha do tronco, praticamente enrolando-se.

Cor e pelagem

A pelagem do Shiba Inu é dupla, apresentando uma quantidade rica de pelos. O comprimento da pelagem é média, macia e densa. Em relação às cores oficiais da raça Shiba Inu, estão: sésamo, vermelho, preto, vermelho sésamo, preto sésamo, preto com marrom e branco.

Comportamento e personalidade do Shiba Inu

O Shiba Inu tem um comportamento extremamente fiel ao dono. Também é um cão valente, porém, comedido e reservado. É independente e não fica todo tempo querendo agradar ao dono, embora não dispense um bom afago.

A raça Shiba Inu é esperta, brincalhona com os donos e bastante atenta. Os passeios devem ser sempre realizados com guia, pois o cão pode disparar a correr se observar algo que lhe chame o interesse. Também se trata de um animal que é uma excelente companhia para acompanhar os donos em diversas atividades, inclusive esportivas, pois são ágeis e bastante resistentes.

Caso o cão for criado em apartamentos, problemas com a vizinhança não ocorrerão, pois o Shiba Inu costuma ser bastante silencioso. Também tem senso de higiene, aprendendo rápido onde fazer as suas necessidades.

Uma peculiaridade da raça é que quando não satisfeita com alguma coisa, emite um som diferenciado, reconhecido, aos poucos pelos donos.

Não costumam se dar bem com outros animais – a não ser que sejam criados juntos desde filhotes. Caso contrário, é melhor evitar, pois o Shiba Inu pode se tornar agressivo e ficar extremamente estressado.

Saúde e expectativa de vida

um cão da raça Shiba Inu

Embora bastante saudável e resistente, assim como todas as outras raças de cachorros, o Shiba Inu está mais propenso a apresentar algumas doenças e problemas durante a sua vida. A melhor forma de evitar é levando o animal ao médico veterinário, caso perceba algum sintoma ou comportamento diferenciado do cão.

Entre os principais problemas de saúde que podem acometer o Shiba Inu estão:

  • Luxação nos joelhos
  • Luxação na patas

A expectativa de vida do Shiba Inu é considerada alta. Os cães da raça costumam a viver de 12 a 15 anos.

Preço de um Shiba Inu

O Shiba Inu é considerado uma raça cara. Um filhote custa em média de R$ 4000,00 a R$ 6000,00. Os preços podem variar de acordo com o local que vende o animal e a região do país.

Curiosidades

Interessou- se pelos Shiba Inus? Então confira, agora, algumas curiosidades sobre o Shiba Inu:

  • É uma das raças mais antigas da História, sendo que sua existência pode datar 300 a.C
  • O Shiba Inu é uma raça que sofre ao se separar de seu dono
  • São cães que gostam de fugir para explorar territórios. Portanto, sempre saia às ruas com uma guia bem adaptada
  • Devido ao seu instinto independente não é a raça mais fácil de se adestrar. O adestramento deve ser feito por profissionais especializados, de preferência, que tenham experiência com esses cães.
  • Não se sabe o porquê, mas os exemplares brancos da raça costumam ser mais afetuosos do que os de outras cores.