Cachorro São Bernardo – Características, Personalidade, Saúde, Preço!

Embora algumas pessoas não saibam, o São Bernardo é uma raça famosa. Ele ganhou uma grande popularidade ao participar do filme “Beethoven”, na década de 90. O cão era, nada menos, que o protagonista do longa. Esse filme fez com que a raça ganhasse mais notoriedade e a simpatia das pessoas ao redor mundo.

Conheça abaixo algumas das particularidades dessa raça tão fofa e fiel.

História e origem

A raça São Bernardo é originária da Suiça. Foi criada pelo cruzamento com molossos romanos. Esses eram acompanhantes das tropas em expedição pelos Alpes Suíços. Outras raças que contribuíram para a criação do São Bernardo foram o Dogue Alemão, Bloodhound e o Mastiff. É um cão de grande porte.

No início, os monges adotaram os cães da raça São Bernardo para que eles guardassem o local. O tempo foi passando, eles foram designados para ajudar os religiosos a salvar pessoas na neve, pois o seu perfil era exatamente como eles precisavam, com um ótimo faro, pelagem farta e fortes. Esses cães foram passando por várias etapas de desenvolvimento, até chegarem ao que conhecemos hoje.


Muitos cães morreram na guerra, e isso fez com que o São Bernardo precisasse cruzar com a raça Terra-Nova. Desses cruzamentos, nasciam alguns exemplares com os pelos muito longos. E os criadores, então, se viam forçados a enviá-los para criadores, uma vez que o pelo muito longo favorecia o acúmulo de gelo da neve. Os pelos chegavam a endurecer e atrapalhavam os movimentos do animal.

Com o passar do tempo, o São Bernardo foi deixando sua ocupação de cão de salvamento e passou a ser um animal de estimação.

dois cães bernardos

Características do São Bernardo

Esses cães são robustos e fortes, possuem as orelhas em formato triangular, bem grandes e caídas. De pelagem curta ou cumprida, sendo que a maneira original é a curta. Seu faro é bem desenvolvido, e isso ajuda caso ele seja usado em trabalhos de resgate. Devido ao seu grande porte, o São Bernardo precisa fazer caminhada todos os dias.

Cores e pelagem

Alguns exemplares podem ter variações de marrom amarelado e branco ou vermelho e branco. É comum que a região em volta do pescoço seja totalmente branca. É comum também eles apresentarem manchas brancas na ponta da cauda, na nuca, na testa, na linha superior do focinho e nas patas.

Hoje, existem duas variações para a raça: os cães de pelo longo e os de pelo curto. Os dois contam com dupla pelagem. A diferença é que, nos seus primeiros anos, a pelagem é longa na grande parte do corpo, podendo ser ondulada ou lisa.

Os machos da raça São Bernardo possuem a altura mínima de 70 cm, e as fêmeas, o mínimo de 65 cm. O peso de um macho adulto pode variar entre 75 a 95 kg.

Personalidade e temperamento

São cães muito pacientes com as crianças e se apegam muito com a família com quem vive. Com seus donos, eles geralmente são muito fiéis, descontraídos, gentis, não agressivos e bem tranquilos. Embora possa ser um pouco teimoso. Porém, com pessoas estranhas, eles podem ser bem intolerantes. Outra informação importante é que seus donos precisam ter bastante paciência com esses cães, pois a raça não é muito inteligente. Ele gosta de agradar a sua família, mas sempre no seu ritmo.

O São Bernardo não gosta de ficar sozinho. Por isso, não é recomendado que eles sejam criados no quintal. É um cão que não tolera muito o calor. Possui um faro bem apurado, são bons como cães de guarda, de comportamento sempre em alerta.

Saúde e expectativa de vida

Embora o São Bernardo seja um cão de grande porte, não tem problemas criá-los em espaços menores. Mas é preciso levá-lo diariamente para passear, pois eles precisam se exercitar sempre.

Os filhotes da raça crescem bem rápido. Nessa fase de crescimento, é importante se alimentarem com uma ração de boa qualidade, que favoreça o desenvolvimento e fortalecimento dos seus ossos e da sua musculatura de forma correta.

Os principais problemas de saúde que o São Bernado pode apresentar são: torção gástrica, dermatites, distiquíase, displasia coxofemoral, entrópio, osteossarcoma, displasia do cotovelo e da anca, doenças cardíacas, osteocondrite dissecante, miocardiopatia, diabetes ou ainda epilepsia. É importante realizar os testes no cotovelo, no quadril, nos olhos e testes cardíacos no seu cão.

A expectativa de vida do São Bernardo varia de 8 a 10 anos.

são bernardo

Como cuidar do cão

A raça São Bernardo precisa se exercitar diariamente para evitar que fique obeso. Uma corrida curta ou caminhada moderada já são suficientes. Esses cães babam muito também. Independente de sua pelagem ser curta ou longa, ela precisa ser escovada toda semana. Ele toma bastante água, por isso, é importante ter sempre água fresca à sua disposição. Como é um cão de grande porte, o seu metabolismo é lento, ele não come muito. Sendo assim, ele precisa de uma alimentação de qualidade.

Preço do São Bernardo

É possível encontrar filhotes do São Bernardo custando de R$ 1.200,00 a R$ 1.500,00. Procure sempre locais confiáveis para comprar o seu exemplar. Os cães vendidos na internet podem não ser de uma raça pura, além de você não ter a certeza da procedência da linhagem do exemplar.

Curiosidades

O nome São Bernardo veio em meados de 1800. Antes, esses cães eram conhecidos como “Noble Steeds”, “Barry Dogs”, etc. O cão mais famoso da raça foi Barry, que salvou entre 45 a 100 pessoas (não se sabe a quantidade exata). Esse cão tem um monumento próprio e o seu corpo está na Suíça, no Museu de História Natural de Berna.

– O São Bernardo é um dos maiores entre os cães.