Samoieda – Origem da Raça, Características, Curiosidades, Preço

De origem siberiana, o samoieda é um cachorro muito ativo, inteligente e companheiro. Convive bem com crianças e idosos e tem sempre um sorriso no rosto, sua marca registrada.

História e origem do Samoieda

Embora haja diversas teorias, dúvidas e controvérsias sobre sua origem, a mais aceita é que a raça surgiu na Sibéria há mais de 5 mil anos. Os cães siberianos são oriundos dos samoyedos, um povo da Ásia Central seminômade que povoou o Noroeste da Sibéria. Os samoyedo era um povoado muito apegado e afetivo com seus cachorros e os tratavam como membros da família.

Os samoiedas eram utilizados como cachorros de trenó para ajudar nas funções de caça e pastorear renas. Além disso, os samoiedas eram usados como aquecedores e dormiam ao lado dos seus donos para passar calor nas noites muito geladas.

Samoieda filhote


A partir de 1900, eles faziam parte de equipe de expedições para Antártida. Um exemplar dessa raça foi dado a Rainha Alexandria, o que ajudou a promover e popularizar os samoiedas. Muitos sucessores desse cão ainda estão presentes nos pedigrees atuais.

No ano de 1906, o primeiro Samoeida chegou na América, como presente do Nicolau, Grão-Duque da Rússia. Em 1920, foi criado o primeiro clube dedicado à raça e funciona até hoje.

No Brasil, a raça chegou em 1975 e tem poucos canis nas principais cidades: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, entre outras.

Características do Samoieda

Carinhosamente a raça dos samoiedas é chamada de Sammy. É um cão de tamanho médio, elegante, com pelagem dupla. O subpelo é denso, macio e curto, já o da cobertura é reto, mais áspero e longo. A pelagem é branca ou creme.

Os olhos são geralmente nas cores marrom ou preta e são inclinados. A calda é peluda e em formato de gancho. As orelhas são cobertas por pelos totalmente e grossas. O focinho é na cor preta e bem desenvolvido.

Os machos pesam entre 20 a 30kg e podem chegar 60cm de altura. Já as fêmeas têm entre 15 a 23kg e chegam a medir 50cm de altura.

A principal marca do Samoeida é sorriso. O formato dos lábios é levantado ligeiramente, formando uma expressão facial que está sempre sorrindo.

Temperamento e personalidade do Samoieda

O Samoeida é um cachorro muito inteligente, brincalhão é dócil. É um excelente companheiro para crianças, adultos e idosos. São muito ligados a família, e são amáveis com outros animais de estimação, especialmente outros cães e com estranhos. Como são animais e caça, o samoeida pode dar alguma canseira em outros animais como gato, roedores e pássaros.

São muito calmos e independentes e algumas vezes chegam a ser teimosos. No entanto, eles estão sempre prontos a agradar seus donos.

Com sua expressão de “sorriso” constante, o samoeida é um cachorro muito alegre e sociável. Os filhotes são muito energéticos e precisam ser educados e socializados desde o início para ter limites. Seu latido é muito peculiar e precisa ser controlado desde filhote, pois o excesso é muito desagradável.

Saúde do cão

O samoeida é um cachorro muito resistente, em virtude da sua origem numa região com condições climáticas drásticas. No entanto, a raça é propensa à alguns problemas de saúde, como: displasia coxo-femural, catarata, torção gástrica, epilepsia e obesidade.

Samoieda

Há alguns exames que devem ser regularmente: de visão e quadrial. A expectativa de vida do samoeida varia entre 10 a 12 anos.

Como cuidar do Samoieda?

O samoeida é um cachorro extremamente ativo e precisa ser exercitar todos os dias. Longas caminhadas ou corridas, brincadeiras como pegar uma bola são ótimas opções para gastar a energia da raça. Eles preferem viver dentro de casa com a família do que em quintais.

A raça é muito limpa e não costuma exalar aquele odor tão característico dos cães. Sua pelagem densa, branca e espessa precisa de cuidados semanais. De duas a três vezes por semana, é preciso escovar os pelos. Banhos não são recomendáveis, pois podem tirar a oleosidade natural da pele. Essa oleosidade é a responsável por não permitir que sujeira se acumule no cão. No máximo, dê banho uma vez por mês nos dias mais quentes, e a cada três meses, nos mais frios.

O samoeida nunca deve ser tosado.

Preço do Samoieda

Ficou com vontade de ter um samoeida? O preço médio de um filhote nos melhores canis pode variar entre R$ 3.500,00 a R$ 6.000,00. O valor vai depender do pedigree da espécie.