Tudo Sobre o Pug Preto – Características, Personalidade, Pelagem, Preço!

Quem nunca olhou para o Pug Preto e quis abraçar não é mesmo? Este pequeno canino tem um rostinho carinhoso e um olhar caridoso que encanta a todos. Mas se você pretende adquirir um Pug apenas pelo encanto, saiba que não é bem assim que o carro anda!

Como qualquer outro cão, o Pug preto necessita ser alimentado com ração de boa qualidade apenas e preferencialmente a ração super prêmio. Água limpa e fresca é imprescindível.


Os doces e alimentos gordurosos devem ser evitados. Isto porque eles tendem a engordar com bastante facilidade. Por tanto, nada de exagerar nas porções! E para um Pug adulto, dua porções diárias de ração bastam. Outro ponto importante é o chocolate. Os donos tendem a dar um pedacinho, mas este doce, excepcionalmente é um veneno para os caninos porquê prejudica o fígado.

Estes pequenos Pugs preto não devem ser expostos a altas temperaturas. Por isso, o ambiente perfeito para sua estadia é mesmo dentro de casa, com uma cama limpa, confortável e ao lado da família.

um pug preto na grama

Origem e história do Pug preto

O Pug preto surgiu em 1877. Em 1886, Lady Brassey expôs alguns exemplares da raça na Exposição Canina de Beleza de Maidstone. Na exposição, Lady incluiu também seu pequeno Pug Jack Spratt. Embora afirme-se que a raça negra só surgiu no ano de 1877 é possível encontrar nas pinturas de Willian Hogart um Pug preto, o que evidencia sua existência já em 1730.

Após 100 anos um Pug preto com manchas brancas, originário da China, foi dado a rainha Victória da Inglaterra. Algumas fontes informam que os Pugs pretos foram criados na Inglaterra há tempos atrás. Nesta época, por terem sido criados através de exemplares das cores castanha e abricot foram considerados como mutações e sacrificados logo ao nascer.

um filhote de pug preto

No ano de 1986 a tentativa de exibir o Pug preto como sendo originários da Inglaterra não surtiu o retorno esperado. Um Pug preto ganhou notoriedade por ser considerado um cão cantor. Seu nome era Nigger Sam e cantarolava com afinação sempre que lhe era dada uma nota no piano. Em 1900 dois Pugs preto foram vendidos e posteriormente levados para Nova York.

Hoje esses cãezinhos caíram no gosto das pessoas e além de serem aceitáveis nos lares, são também desejados. Ha poucos anos estes cães eram vistos como mestiços e por isso o preço para venda caía consideravelmente.

Características do cão

O Pug é um cão bastante utilizado como cão de companhia. Por isso fazem parte do grupo dos cães Toys. Eles pesam entre 6,3 kg e 8,1 kg e são bem pesadinhos considerando seu pequeno tamanho. Geralmente possuem estrutura quadrada e maciça, em um corpo pequeno e compacto, com musculatura firme.

A cabeça do Pug tem características marcantes da raça. Pois são redondas olhando-as de frente, com focinho achatado se olhado de perfil. Os olhos são grandes, escuros, expressivos e podem ser saltados e cheios de vida. As orelhas ajustam-se a cabeça. Possui rugas profundas na cabeça e no nariz. A calda do Pug fica acima da garupa e costuma ser enrolada fortemente.

Em alguns casos, os pugs poderão nascer com olhos mais saltados, focinho mais achatado, pescoço mais comprido… Ainda assim continuarão sendo amáveis, leais e excelentes companheiros.

Pelagem do Pug preto

A pelagem do Pug preto necessita de escovação diária. Desta forma será possível remover os pelos mortos que ficam presos ao corpo sem que antes caiam pela casa. Eles costumam soltar bastante pelo no outono e primavera. A escovação evita que fiquem acúmulos de sujeira espalhados pela casa.

Quando estiver escovando seu cãozinho, aproveite o momento para analisar sua pele e verificar se não existem lesões causadas por carrapatos. Assim poderá combater o problema logo no início. Para que o pelo cresça e permaneça saudável é necessário que haja uma alimentação equilibrada e de qualidade. Por isso, atenção a ração dada ao seu Pug Preto.

Personalidade e temperamento

O Pug preto é um canino muito fiel aos seus donos e rapidamente cria-se um laço e torna-se companheiro inseparável, acompanhando seu dono para todo o lugar a qualquer momento. Ele é bastante sociável e faz amizade facilmente tanto, com pessoas quanto com outros cães. Por isso não tem problema em deixá-lo perto de pessoas estranhas. Só tenha o cuidado de deixá-lo perto de outros cães que talvez não sejam tão sociáveis como ele.

O latido do Pug parece o som de um ronco e as vezes aparenta o som de grunhidos de engasgo. Mas quando sua intenção é se comunicar com alguém, aí seu latido modifica-se passando a ser agudo e longo. O Pug encontra-se na posição 53ª entre as raças mais inteligentes obedientes. Além disto, outras informações devem ser consideradas:

um pug preto

  • São brincalhões e latem pouco;
  • Não requerem de muita atividade física, mas têm um gasto considerável em petshops;
  • São silenciosos e adora ficam no colo;
  • São limpos e gostam de crianças e idosos;
  • Possuem olhos sensíveis por serem muito expostos;
  • Tem pouca resistência física e roncam muito.

A diferença entre o Pug branco e o Pug preto é somente a cor?

Os Pugs não tem diferenças por causa da cor. O que pode ocorrer é um cão nascer com estrutura maior, ou com mais excesso de rugas, pescoço alongado, dentre outras características. Isto não ocorre por causa da cor, mas sim por causa do cruzamento. A personalidade continuará sendo a mesma. Assim como a criação e cuidados.

Preço de um Pug preto

O valor do Pug preto depende de diversos fatores. Analisam a qualidade dos pais, avós e bisavós dos pequenos. Observam também se são campeões internacionais, entre outras circunstâncias. Seu preço, por isso, pode variar de R$ 3000 a R$ 7000.

Mas é sempre bom procurar locais que abrigam cães. Infelizmente muitas pessoas, compram cães sem pesquisar antes sobre eles. Depois, com a convivência, não se agradam com a personalidade ou com os gastos e os abandonam não dando sequer a chance de dar a ele um novo lar. Algumas instituições quando encontram esses cães, o recolhem, cuidam e dão amor até que alguém queira ficar com ele.