Cachorro Pointer – Características, Personalidade, Cor e Pelagem, Preço!

Apesar de seu grande porte, a raça Pointer é uma excelente opção para se criar em espaços grandes. Habilidosos, caçadores, atentos e super agradáveis com crianças e com seu donos. Essas são apenas algumas das características dessa incrível raça!

A raça está sujeita a poucas doenças durante a vida, além de apresentar alta expectativa de sobrevivência: até 15 anos de idade. É um ótimo companheiro para muitos anos da sua vida!

História e origem

O Pointer trata-se de uma raça antiga. Acredita-se que sua história começa no século 17. O cão era usado para a caça de pássaros, na Inglaterra, devido sua facilidade em alcançar altos pulos e abocanhar as aves.

Desde a sua origem, a raça conta com características genéticas de um dos cães mais habilidosos que existem no mundo.  O cão foi exportado para outros países da Europa, que deram outros nomes à raça, mas o cachorro permaneceu sendo o mesmo. Ocorreram, por exemplo, o cruzando do Pointer espanhol (pesado e grande ) com o Inglês – o que aumentou ainda mais  a capacidade de agilidade do cão.


Os cruzamentos da raça na Espanha, porém, cessaram durante o 19. Mas, no final do mesmo século, ocorrerem novos cruzamentos da raça. Agora com os cães da categoria dos Setters.

O resultado foram espécies com ainda mais disposição e instinto de caça.  Para a caça de passarinhos, os caçadores usavam dois cães da raça. Os cachorros pulavam e nesse cruzamento, capturavam facilmente as aves.

Ainda no século 19, a raça Pointer continuava sendo usada para a caça, porém, ganhou a simpatia das pessoas. Pelo seu temperamento dócil e agradável, muitas famílias começaram a adotar como animais de estimação.

um cão da raça pointer

Características do Pointer

A raça Pointer se caracteriza por inúmeras qualidades. São, por exemplo, cães de extrema beleza, com harmonia em seus corpos, elegantes e esbeltos.

Seus membros traseiros e dianteiros são bastante musculosos e apresentam uma estrutura óssea resistente e forte. Já as  orelhas são finas e alocadas no alto das laterais da cabeça, caindo suavemente – o que dá uma elegância especial à raça.

A cauda tem tamanho médio, espessura grossa em sua base, que vai afinando até a ponta. Os pelos da raça são considerados curtos, duros, lisos, finos e brilhantes – super fáceis de serem tratados e mantidos bonitos e saudáveis.

O Pointer apresenta olhos sempre em alerta, brilhantes, escuros e arredondados. Apresentam olhos na cor preta ou castanho escuro.

Tem o pescoço longo, um tanto arqueado e musculoso. O pescoço do Pointer desce para os ombros, que são estreitos, As costas são fortes e resistentes. Tem um corpo proporcional, elegante e forte, dando ares aristocratas à raça.

Tipos

Como mencionado, alguns cruzamentos com a raça foram realizados durante a história. Atualmente, os tipos que encontramos são:

  • Pointer
  • Pointer inglês
  • Pointer espanhol

Também temos os cães da linhagem dos  Setters, que foram cruzados. Porém, são oficialmente reconhecidos como outra raça de cães.

Cores e pelagem do Pointer

Os cães da raça apresentam uma pelagem curta, dura, brilhante e fina. Diversas cores são consideradas como oficiais para a raça.

As cores mais comuns dos cães da raça Pointer são o branco e limão, o preto e branco, o laranja e branco e o fígado e branco. Há também tricolores ou de uma só coloração.

Temperamento e personalidade do Pointer

um cão da raça pointer na grama

Os cães da raça Pointer são exímios caçadores e cheios de energia – capazes de correr durante horas. Porém, apesar desse seu instinto caçador e porte grande, são cachorros de temperamento dócil e agradável.

Podem, inclusive, conviver com crianças, pois são bastante respeitosos com elas e pacientes. São cães extremamente leais ao  dono, guardando o território contra estranhos.

São um tanto dispersos, portanto, possuem um pouco de dificuldade de serem adestrados. É preciso que o adestrador seja paciente e tenha, de preferência, experiência em trabalhar com cães dessa raça.

Adoram carinhos dos donos, mas também não dispensam uma brincadeira e bagunça. Por serem bastante ativos, é recomendado diversos passeios durante o dia com eles.

Saúde e expectativa de vida

Como todas as raças de cães,  também estão mais susceptíveis e desenvolver algumas doenças. Para preveni-las e tratá-las, atente-se a qualquer sintoma ou comportamento estranho. Também não dispense visitas periódicas ao médico veterinário.

Confira as doenças que mais podem atingir:

  • Catarata
  • Entrópio (pálpebras que se viram para dentro, atrapalhando a visão)
  • Surdez
  • Problemas nos quadris
  • Lesões na cauda

é uma raça considerada com alta expectativa de vida. Um cão da raça Pointer costuma viver de 12 a 15 anos

Preço filhote de Pointer

Os filhotes de Pointer com pedigree (machos e fêmeas) costumam ser vendidos por cerca de R$ 2.500,00. O preço pode sofrer variação de acordo com o canil, pet center ou criador que comercializa o filhote. Também há diferença de preço na venda dos filhotes de Pointer de acordo com a região do país.