Pastor Suíço – O cão branco originário dos pastores alemães

O Pastor Suíço, ou pastor canadense, é uma nova raça e independente do pastor alemão.

A raça foi criada a partir da linhagem de pastores alemães com pelagem branca e possui características bem distintas dos seus ancestrais.

História e origem do Pastor Suíço

Por volta dos anos 30, durante a criação dos pastores alemães pelo capitão Max Emil Frederick von Stephanitz, os animais brancos eram considerados inferiores e prejudicavam a raça. Ele estava convencido que o pastor alemão branco era albino e portador de um defeito congênito e poderia transmitir para todos os seus descendentes.

Após a Segunda Guerra Mundial, o pastor branco na Alemanha foi considerado uma verdadeira aberração da natureza. Já em outros países como Canadá e Estados Unidos, essa pelagem continuou a ser desenvolvida. No entanto, em meado dos anos 50, esses países seguiram a padronagem alemã e retiraram os cachorros brancos do padrão oficial.


Pastor Suíço preço

No início dos anos 70, a criadora norte-americana Ágata Burch se mudou para Suíça com um pastor alemão branco macho chamado Lobo. Lobo nasceu em 05 de março de 1966 e é considerado o progenitor da raça pastor suíço.

Após vários cruzamentos, a raça pastor suíço foi se aprimorando e foi reconhecida em 1991 pela Suíça.

Características do Pastor Suíço

O pastor suíço possui membros forte e é muito musculoso e tem forma alongada, harmoniosa, elegante e esbelta. Sua cabeça é esbelta e as orelhas são eretas e triangulares e estão sempre alertas.

A cauda é muito espessa, formando um sabre, pois afina na extremidade. O focinho é ligeiramente longo em relação à cabeça, de tamanho médio, parecendo uma trufa preta.

A altura do macho varia entre 58 a 66cm e da fêmea entre 53 a 61cm. Quanto ao peso, os machos têm de 30 a 40kg, e as fêmeas, entre 25 a 35kg.

Os olhos são no formato amendoado, na cor castanho escuro. O pelo do pastor suíço é liso, abundante e áspero. A cor da pelagem é sempre branca pura. Por conta disso, o pastor alemão possui ótima tolerância a temperaturas extremas, principalmente ao frio.

A raça possui alto nível de energia, assim como o seu custo de manutenção. Em média, um pastor alemão adulto precisa de 600g de ração diariamente, além de um grande espaço para circular, correr, brincar e fazer exercícios.

Comportamento e personalidade do Pastor Suíço

O pastor suíço é um cachorro muito calmo, dócil e equilibrado, mas é um cão de guarda antes mais nada. Ele possui nível elevado de inteligência e sabe compreender com distinção as diferentes situações. Como todo cachorro de guarda, é muito desconfiado com pessoas estranhas. Está sempre vigilante e alerta e sabe defender aqueles que considera sua família ou seu dono.

É muito fácil de adestrar, pois é um cão muito obediente. Além disso, é um ótimo cachorro para conviver em família, pois é muito amoroso, paciente, atencioso e tolerante com as crianças e idosos.

Ele é muito sociável e brincalhão e precisa de muita atenção e fazer exercícios diariamente. Seu dono vai precisar gastar muito tempo com ele, para mantê-lo saudável e bem.

O pastor suíço não gosta de ficar sozinho nem de represálias. A solidão e o aborrecimento podem causar um comportamento destrutivo na raça.

Com sua agilidade e seu porte física, é uma raça que tem vocação para o trabalho.

Saúde do cão

Por ter uma pelagem muito branca, nos ambientes de sol forte e calor excessivo, o pastor suíço precisa usar protetor solar. A expectativa da vida do pastor suíço varia entre 10 a 12 anos. Esses anos podem variar para menos ou para mais, e vai depender dos cuidados, possíveis problemas de saúdes e das condições ambientais.

As principais doenças que afligem a raça pastor suíço são:

  • Displasia de quadril e de cotovelo;
  • Torção gástrica;
  • Atrofia da retina progressiva;
  • Dermatite e alergias;
  • Dentição com grande predisposição ao desgaste rápido.

Recomenda-se realizar exames semestrais nos olhos, cotovelos e quadris.

Pastor Suíço

Como cuidar do Pastor Suíço

O pastor suíço demanda o mínimo de cuidado com higiene. No entanto, é preciso ter atenção voltada aos cuidados com a pelagem. Os pelos precisam ser escovados, pelo menos três vezes por semana, para a retirada do pelo morto.

Os pelos do pastor suíço precisam ser mais curtos no verão e mais longos durante o inverno.

É fundamental usar protetor solar nas temperaturas mais elevadas para proteger a pelagem branca.

Como a raça precisa fazer exercícios regulares e gastar toda sua energia, isso ajuda a ficar longe da obesidade.

Preço do Pastor Suíço

Como a raça do pastor suíço é relativa nova, a popularidade no Brasil ainda é baixa. Há alguns criados no país e o preço de um filhote varia de R$ 1 mil à R$ 2.500,00. Esse valor vai depender do canil e do pedigree do animal, levando em consideração histórico e genética da família.

Curiosidades

Por serem raças semelhantes, muitas pessoas confundem o pastor suíço com o pastor alemão branco.

Eles são diferentes na aparência física e no temperamento. O pastor suíço é um cachorro muito dócil, tranquilo, calmo e são destinados a viver em família, cão para companhia.

Já o pastor alemão branco é criado para proteção e guarda e tem um temperamento mais agressivo.