Pastor de Shetland (Sheltie) – Personalidade, Cores, Curiosidades, Preço!

O Pastor de Shetland, também conhecido com Sheltie, é uma das 10 raças de cães mais inteligentes. Além disso, ele é conhecido por sua grande disposição em agradar os seus donos e sua família. Por isso ele pode ser facilmente adestrado. No entanto, pode ter uma tendência a latir bastante, pelo fato de ser um cão pastor.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre o Pastor de Shetland, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!


 

História e origem

Os pastores da Escócia são os ancestrais do Pastor de Shetland. Eles têm suas raízes no Border Collie e no Collie. Alguns deles eram bem pequenos e mediam apenas 45 cm.

É quase certo que a origem do Pastor de Shetland são os primeiros cães da raça Collie que foram para a ilha de Shetland. Alguns outros cães dessa ilha também podem ter tido algum tipo de participação, tal como o Cavalier King Charles Spainel de cor castanha e preta.

dois cães da raça Pastor de Shetland

Neste local, havia escassez de vegetação. Isso  era favorável à gados menores e exigia ajuda de cães para pastoreá-los. Obviamente esses cães também eram proporcionalmente menores. No entanto, eles era imprescindíveis para manter o gado longe das áreas de cultivo.

Assim como todos cães de fazenda, o Pastor de Shetland não pastoreava apenas o gado. Ele também era útil com ovelhas, pôneis e até galinhas.

Em determinadas áreas, esses animais passavam a ser levados para dentro de casa no inverno. Sua docilidade fez com que conquistasse um lugar como integrante da família.

A definição da raça aconteceu em um tempo relativamente curto devido ao isolamento do local em relação ao mundo. Vale lembrar ainda que a frota naval britânica costumava ir à ilha para realização de manobras. Nessas idas, levava filhotes para que fossem criados na Inglaterra.

Os primeiros dessa raça eram chamados de “toonie dogs”, mas por volta de 1906 passaram a ser denominados Shetland Collies. Como os criadores de Collies não aceitaram o nome, ele passou a se chamar Pastor de Shetland. No entanto, é mais conhecido pelo apelido que é Sheltie.

Características do Pastor de Shetland

Como principal característica, o Pastor de Shetland é muito companheiro e não mede esforços para agradar seus donos. Por isso é que ele pode facilmente ser adestrado.

A sua altura varia sempre entre 33 e 41 centímetros, sendo considerado um cão de pequeno porte. O seu peso, normalmente, varia entre 7 e 11 quilos.

Sua pelagem possui “babados” e franjas nas pernas. Já a juba é mais evidente nos cães machos. Seu pelo pode ter várias colorações, mas sempre terá manchas brancas.

Seu temperamento é sensível, inteligente e comprometido com seus donos. Ele é obediente e devotado à família, além de ser brincalhão, amável, companheiro e ágil. No entanto, ele pode gostar da brincadeira de morder calcanhares e late bastante, por sua origem de pastor.

Cor e pelagem do Pastor de Shetland

A pelagem do Pastor de Shetland é dupla. O pelo longo é mais áspero e liso enquanto o subpelo é mais macio e curto, dando volume à pelagem. Os pelos do pescoço e também da parte traseira (ancas) são abundantes.

Nas parte da frente das patas e no rosto o pelo é curto. Diferentemente da raça Collie, não existe Pastor de Shetland com o pelo curto. Agora, veja um pouco mais sobre as cores do Pastor de Shetland

Sable (marta e branco)

Cor predominantemente dourada, que varia do bege ao mogno. O peito, bem como as patas dianteiras e traseiras são brancas em uma parte ou em sua totalidade.

Tricolor (preto, castanho e branco)

Tronco predominantemente preto com patas e peitos na mesma distribuição de branco. Possui castanho acima do olhos, na bochecha e nas patas traseiras e dianteiras.

um Pastor de Shetland no pasto

Merle (azul)

Maior parte do tronco na cor cinza prateado com manchas pretas. A distribuição de branco é a mesma e com as mesmas marcações de castanho que o tricolor.

Sable-Merle

Mistura de Martas com Azuis pode resultar nessa pelagem. Os filhotes possuem manchas acinzentadas que desaparecem quase completamente quando adultos, a ponto de não serem mais percebidas. Alguns podem ter olhos azuis, apenas um olho, os dois ou manchas azuis apenas.

Bicolor

Acoloração de fundo é a mesma que os tricolores, porém não possuem as marcações em castanho. São muito comuns nos EUA, sendo chamados de Bi-Black ou Bi-Blue. Ainda são raros no Brasil.

Branco

Um Pastor de Shetland pode ser branco por duas razões. Uma delas é quando um cão marta, tricolor ou azul apresenta manchas brancas de grande extensão. Normalmente nesse caso, só a cabeça possui coloração que possa determinar o que ele é. A outra possibilidade é que dois cães azuis reproduzam um filhote branco. Nesse caso, significa que os dois possuem o duplo gene merle e isso pode acarretar problemas de saúde, tais como cegueira, surdez e etc.

Temperamento e personalidade

um cão da raça  Shetland personalidade

O Pastor de Shetland é um cão muito inteligente e dedicado aos donos. Ele também é muito sensível e tem extrema necessidade de agradar. Normalmente os cães dessa raça sabem ser muito obedientes e aprendem muito rápido aquilo que é ensinado.

Eles são brincalhões, gentis, devotados à sua família e amáveis. Por isso são bastante indicados par lares com crianças. Um contra do seu temperamento é que ele late bastante por sua origem de pastoreio.

Saúde e expectativa de vida

A expectativa de vida de um Pastor de Shetland é de 12 a 14 anos. os seus problemas de saúde mais comuns são doenças oculares que podem se desenvolver ao longo de sua vida. Um bom exemplo disso é a anomalia de olho de collie, conhecida com CEA.

Esses animais também podem sofrer de displasia no cotovelo e quadril. Para tratar isso, bem como a doença de olho, é preciso ter certeza que o criador examinou o animal, bem como seus genitores.

Além de questões de saúde, o pelo do animal requer muitos cuidados. Isso porque ele pode facilmente desenvolver nós, sendo necessário escovar diariamente.

Preço do Pastor de Shetland

O preço de um Pastor de Shetland pode variar entre R$ 1.200 a R$ 2.500 com pedigree.

Curiosidades

O nome da raça se deve ao fato de que o pastor teve sua origem nas Ilhas de Shetland. Elas se localizam na costa noroeste da Escócia.

Por causa de sua aparência, o Pastor de Shetland é considerado um Collie em miniatura.

Dependendo do estilo de vida que o cão leva, a expectativa de vida dele pode variar para mais ou menos do padrão, que é de 11 a 14 anos.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Pastor de Shetland, detalhes, características, pelagem, comportamento e tudo mais que precisava saber. Aproveite!