Pastor Belga Malinois – Características, Personalidade, Saúde, Preço!

O Pastor Belga Malinois é uma dos tipos mais comuns da raça Pastor Belga, sendo muito desejado pelas pessoas. Originário da Bélgica, como já diz o nome, esse cachorro é conhecido por ser muito veloz e forte, além de características para proteção, sendo utilizado como cão policial, de guarda ou militar.

Possuindo uma grande beleza e sendo chamativo para quem o acolhe, o Pastor Belga Malinois também é muito utilizado para esportes, seja pela sua resistência, seja pela sua inteligência, podendo adestrar com facilidade.

Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando todas as informações importantes em torno dessa raça de Pastor Belga. Os principais pontos detalhados serão: a origem do cão, principais características, expectativa de vida, cuidados e preço.

História e origem

um cão da raça Pastor Belga Malinois na grama


O Pastor Belga Malinois surgiu no século XIX na Bélgica. Seu nome é esse por conta da cidade Malinas.

Inicialmente, ele fazia parte de um só grupo de Pastor Alemão, que viria a ser divido, futuramente, em quatro raças, sendo elas: Groenedael, Laekenois, Malinois e Tervuren. Durante a década de 1950, com muitos estudos e pesquisas, começou a ser possível separar esse grupo, com cada raça possuindo suas características únicas. Assim, aconteceu de, oficialmente, destingir os Malinois.

As características do Pastor Belga Malinois descendem, diretamente, de alguns animais localizados na Europa Central, principalmente os da Grã-Bretanha.

Características do Pastor Belga Malinois

Como falado anteriormente, o Pastor Belga Malinois possui características protetoras, como lealdade ao seu dono, muita inteligência e ficando sempre à alerta, principalmente quando ouve algum barulho ou observa seres estranhos. Porém, ela também é uma raça muito amigável, educada e dócil, em especial com pessoas que estão muito próximas do seu dia a dia.

O Pastor Belga Malinois, por ser bem inteligente, é facilmente adestrado. Ele é muito rápido e ágil, além de possuir o porte atlético e resistente. Sua pelugem é fina e dificilmente apresenta debilidades, se adaptando com facilidade à quase qualquer temperatura ou região.

Sobre sua estética visual, a raça Malinois possui uma cabeça longa, orelhas triangulares e pontudas, olhos bem escuros e dentes afiados, com uma mordida potente. Já sua coloração fica entre amarelada e bege, porém com alguns pontos escuros, principalmente no rosto.

Pastor Belga Malinois no campo

Saúde e expectativa de vida

O Pastor Belga Malinois possui uma saúde de ferro, sendo uma das raças mais saudáveis entre os cachorros.

É muito difícil apresentar alguma doença comum entre cães, além de reagir bem a mudanças climáticas ou de região. Além disso, seu físico atlético e forte faz com que o Pastor Belga Malinois consiga superar algumas situações extremas.

Tendo bons cuidados, idas ao veterinário e alimentação correta, o Pastor Belga Malinois consegue viver 12 a 14 anos.

 

Cuidados a se tomar

Apesar da sua ótima saúde e resistência, o Pastor Belga Malinois necessita de alguns cuidados específicos.

Inicialmente, é necessário dar carinho e interagir com ele, se possível, leva-lo para conviver com outras pessoas. Além disso, praticar atividades ao ar livre, como caminhadas no parque ou corridas, é bem importante. Fazendo isso, o Pastor Belga Malinois se manterá dócil e não fará mal ou atacará pessoas por nenhum motivo.

Outro ponto importante, é que essa raça precisa de treinamentos específicos. É recomendado buscar adestradores que tenham experiência em cuidar e preparar os Malinois.

Por fim, a alimentação de qualquer cachorro é muito importante, principalmente de porte grande, como o Pastor Belga Malinois. Ele pode comer por dia, até, 3,5% do seu peso atual. Isso irá variar, dependendo do que o cão fez no dia e sua idade, comendo um pouco mais ou um pouco menos. Dê preferência para ração e alimentos ricos em nutrientes, buscando informações com o adestrador e no local que o cachorro foi adquirido.

Preço do Pastor Belga Malinois

O preço do Pastor Belga Malinois varia bastante, dependendo da idade e porte que ele possui. Porém, o preço médio vai de R$500 a R$3000.