Pastor Alemão – Conheça a Origem da Raça e Suas Características

O pastor alemão ou Pastor Capa Preta é cachorro muito inteligente. É considerado um ótimo cão de guarda com muita combatividade e coragem.

É uma raça muito usada para prestar serviços humanitários como assistência de resgates, cão policial, cão de companhia, cão guia, cão farejador e detector de drogas ou bombas. O pastor alemão é ágil, veloz, forte e resistente a longas caminhadas e dificuldades.

História e origem do Pastor Alemão

Embora sua aparência lembre a de um lobo, a raça tem origem nos cruzamentos de cães pastores para proteger rebanho e obter o pastor ideal. Os ancestrais do pastor alemão vinham de várias partes da Alemanha. No final do século XIX, o oficial prusiano de cavalaria, Von Stephanitz, acabou desenvolvendo e definindo o padrão da raça. Em 1893, capitão Von, após vários cruzamentos fixou a raça. Assim nascia o Pastor Alemão que até hoje conhecemos.

Em 1899, foi criada a organização alemã Verein fur Deutsche Scharferhunde SV com o objetivo de fiscalizar e aprimorar a criação da raça do pastor alemão. Os criadores procuravam desenvolver um cachorro pastoreio com inteligência, atletismo e coragem. Havia mais de 30 mil membros de diferentes clubes que faziam parte da organização.


Após sair da vida militar, Von se dedicou por completo a criação e o desenvolvimento da raça. Ele acabou criando um rigoroso sistema de controle de qualidade com vários testes de temperamento, capacidade atlética, saúde e inteligência. Infelizmente, nos EUA, a reprodução nos EUA não tinha um controle de qualidade tão cuidadoso.

Depois da Segunda Guerra Mundial, as raças americanas e alemães do pastor alemão eram muito divergentes. A polícia americana e os militares precisaram importar cães da Alemanha. O desempenho e os problemas de saúde dos cães de origem americana eram muito inferiores.

Pastor Alemão Preço

Nos últimos 50 anos, os criadores americanos melhoraram seu programa de criação com a importação de cães da Alemanha. Atualmente, a reputação de cão de guarda é similar em todos os países.

Hoje, o pastor alemão é o cão mais presente e conhecido mundialmente.

Características do Pastor Alemão

O pastor alemão é um cachorro de porte grande. É musculoso, forte, robusto e sólido. Sua cabeça é proporcional ao corpo. O focinho é longo relativamente, parecendo uma trufa preta. A cauda é peluda, longa e grossa e se estende o jarrete (calcanhar do animal). Os olhos são de tamanho médio, de cor escuro, formato amendoado, quase oblíquos. As orelhas são eretas e com as pontas elevadas.

O tamanho dos machos fica entre 60 a 65cm. A fêmeas são um pouco menores, até 5 cm, de 55cm a 60cmde altura. O peso dos machos varia entre 30 a 42kg. Já as fêmeas, são bem mais leves, pesam entre 22 a 32kg.

Quando são filhotes, os olhos do pastor alemão têm coloração azulada. À medida que cão envelhece, a cor dos olhos escurece e se torna um castanho escuro.

A expectativa da vida da raça é de 10 a 12 anos.

Saúde do cão

Em virtude da criação em excesso da raça, muitas doenças apareceram ao longo dos anos. O principal problema detectado é a displasia coxofemoral.

A displasia coxofemoral é muito grave e atinge as atinge as articulações dos quadris. Muitos cães possuem a parte traseira do corpo mais baixa por conta desse problema. É um mal muito frequente na raça.

Muitos pastores chegam a ficar até paraplégicos quando atingem os 10 anos por dessa doença.

Além dessa doença, o pastor alemão pode vir a ter também: problemas ósseos, torção de estômago, displasia de cotovelo, alergias de pele, problemas oculares. É recomendável fazer exames de sangue, no olhos, cotovelo e quadril a cada 6 meses.

A raça é muito sensível a contrair uma infecção fatal causada pelos fungos Aspergillus.

Temperamento e personalidade do Pastor Alemão

O pastor alemão é um cão muito inteligente, corajoso, disciplinado e fiel ao seu dono. Ele está sempre de guarda e alerta. Por ter um ótimo faro, o pastor alemão é expert em localizar bandidos, drogas, bombas e até crianças perdidas.

É equilibrado, firme e esperto e muito fácil de adestrar. Embora tenha uma imagem de agressivo, por sua reputação de cão policial, ele é um cachorro muito afetuoso, paciente e doce com crianças e com toda a família.

O caráter do pastor alemão é uma das maiores qualidades da raça. Ele é muito equilibrado e incorruptível. Sua notável inteligência permite que ele seja um cachorro muito curioso e atento. Ele está sempre disposto a aprender mais e mais. Diante de estranhos demostra muita segurança e desembaraço.

Com dois anos, eles se tornam adultos e ficam mais calmos e tranquilos. Ele gosta muito de receber carinho de toda família, mas está sempre alerta. Sua capacidade de compreensão é muito alta e ocupa o terceiro lugar no ranking das raças mais inteligentes no mundo.

Como cuidar do Pastor Alemão?

O pastor alemão é muito ativo e precisa de muito de muitos exercícios físicos e mentais para manter feliz e saudável. Ele adora brincadeiras e ser adestrado ou treinado.

Ele não gosta de ficar em ambientes pequenos como apartamentos ou restrito em canis. Ele gosta de espaços onde pode correr, se exercitar, como grandes quintais. Quando essa raça fica muito tempo sem se exercitar, pode ter problemas sérios de comportamento.

O pastor alemão adora mastigar e possui mandíbulas fortes capazes de destruir grande parte dos materiais. Para que ele que não danifique os dentes, engula algo que cause problema ou até mesmo sufoque, compre brinquedos próprios de mastigação e ossos.

Pastor Alemão filhote

A raça perde pelo duas vezes ao ano, portanto escove duas por semana pois vai ajudar a retirar os pelos soltos. As unhas devem ser aparadas mensalmente. As orelhas limpas a cada 15 dias com um produto de PH equilibrado e algodão. Evite dá banho, pois retira o óleo natural do pelo, apenas se realmente precisar ou a cada 2 meses. Os dentes devem ser escovados uma vez por semana.

Cores e pelagem

O pelo do pastor alemão pode ser longo ou curto. A raça possui uma camada dupla de pelo duro, fechado, áspero e denso. Em geral, é mais curto na cabeça, na parte interna das orelhas, dedos, membros e mais longo e denso no dorso e pescoço.

Com exceção da cor branca, ao pastor alemão tem as seguintes cores: preto com manchas marrom-acaju, amarelo, cinza claro e marrom. Ele também pode ser de cor de carvão, cinza sombreado, cinza uniforme e todo preto.

O pastor capa preta tem a parte inferior do corpo na cor caramelo, e a parte superior preta, formando uma espécie de capa preta.

Curiosidades

O pastor alemão virou protagonista de vários filmes, inclusive grandes clássicos do cinema mundial.

O cachorro mais famoso do mundo dos cinemas era um pastor Alemão. Rin Tin Tin estrelou 22 filmes e teve quase 15 anos de carreira, após ter sobrevivido a Primeira Guerra Mundial. A raça também se propagou com o filme K9 – Um policial bom pra cachorro, onde um pastor alemão atua ao lado do ator James Belushi.

A mordida dessa raça tem uma força de 104kg e só perde para o Rottweiler.

Após o ataque terrorista de 11 de setembro, vários pastores alemães foram usados como cães de salvamento e busca nas ruínas do World Trade Center.

Preço do Pastor Alemão

Ficou interessado em comprar um pastor alemão? O preço dele varia de acordo com cada canil e depende da qualidade do pedigree dos pais, avós e bisavós. Os valores de um filhote estão na faixa de R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00.