Cachorro Papillon – Características, Personalidade, Pelagem, Preço!

Muito alegre, afetuoso e animado, o Papillon é um cãozinho muito companheiro e divertido. Também chamado de Spaniel Anão Continental, esse é um cão bastante limpo e de boa saúde.

Além disso, é bastante habilidoso como caçador, podendo capturar ratos ou coelhos. Isso sem falar que pode ser facilmente adestrado e é muito obediente.


Então, para saber um pouco mais sobre esse lindo cãozinho, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o Papillon. Vamos lá?!

História e origem

A história dessa raça passou a ser estudada graças às suas aparições em obras de arte. Isso sem dúvidas, já demonstra sua tendência forte à nobreza. O fato é que a sua origem é incerta, porém o que se acredita é que ele é descendente do Spaniel Anão Bélgico, que já foi extinto.

O que se sabe é que os cães da raça Papillon datam do século XIV. Isso porque foi nessa época que foram exibidos em afrescos de Giotto na Igreja Italiana de Assisi na Europa.

Já Tiziano Vicelli retratou um exemplar de Papillon no século XVI. O fato é que não era mais difícil encontrar essa raça estampada em quadros de famílias da realeza. Por conta disso, ele recebeu o título de Cão Real ou Cão da Realeza.

Dessa forma, a raça passou a ser uma verdadeira tendência na Europa. Com isso, serviu de inspiração também para outros pintores, tai como Paolo Veronese, Watteu e outros.

No ano e 1935, a AKC reconheceu a raça e foi criado o Papillon Club of America. O prestigio do Papillon se mantém até os dias de hoje, sendo considerado um não muito elegante.

três cães da raça papillon

Características do Papillon

O Papillon é uma raça pequena, com porte elegante e charmoso e um olhar suave. Ele é a variação do Spaniel Anão Continental porém de orelha em pé juntamente com outra variação de orelha caída que é o Phalene.

Papillon é uma raça de pequeno porte, estrutura que varia entre 20 a 28 centímetros e corpo alongado. Seu peso, normalmente, fica entre 3,2 kg e 4,6kg.

Um dos seus traços mais marcantes, sem dúvidas, é o formato das orelhas, que é exótico. Elas ficam sempre eretas e se parecem com grandes asas de borboletas. Isso fez com que esse cãozinho fosse carinhosamente apelidado de cão borboleta.

O fato é que essa raça consegue unir a inteligência com a beleza, lembrando que a inteligência é seu ponto forte. Isso porque ele ocupa a 8ª posição no ranking desenvolvido pela Stanley Corel no que diz respeito à inteligência.

Cor e pelagem

A pelagem do Papillon é brilhante, ondulada e abundante, mas simples, não possuindo subpelo. O seu pelo é fico, assentado e bem pouco ondulado, sendo bem curto no focinho, face e parte anterior dos membros.

O comprimento dos pelos é de tamanho médio no tronco e um pouco mais longo no pescoço. Isso forma um colar parecido com uma juba ondulada que desce até o quase o peito.

As grandes orelhas do Papillon apresentam franjas. O mesmo acontece na parte posterior os membros anteriores e nas coxas. Apresenta ainda um culote peludo com mechas sedosas.

Vale ressaltar que, em boas condições de pelagem, os pelos podem alcançar cerca de 7,5 centímetros no tronco e 15 centímetros na cauda.

Quando às cores, todas são aceitas em um fundo branco. No entanto, o tronco e membros devem ser predominantemente brancos.

Temperamento e personalidade do Papillon

Embora seja pequeno, o Papillon tende a ser confiante e divertido. Ele também apresenta um bom equilíbrio e calma, sendo meigo, dócil, e alegre. Além disso, eles adoram receber um mimo, podendo desempenhar muito bem o papel de cães de companhia para o qual foram criados.

Já com pessoas estranhas o Papillon tende a não ser tão aberto, mantendo-se reservado. Porém, se for socializado desde cedo, poderá se comportar de maneira totalmente equilibrada na presença de estranhos, apresentando estabilidade emocional.

É importante ressaltar que esses cães são bastante ativos que adoram brincar e farão de tudo para agradas seus donos. Entretanto, embora sejam bastante afetuosos, costumam ser independentes e se saem bem sozinhos, inclusive nas brincadeiras consigo mesmo. Justamente pro isso é que dificilmente haverá um Papillon pegajoso ou inconveniente. Ele é um verdadeiro Lord.

O Papillon não possui apenas as orelhas grandes, a sua audição também e muito aguçada. Por isso ele é um bom cão de alerta, podendo ser muito inteligente e enérgico ao participar de competições de agilidade.

um cão da raça papillon

Saúde e expectativa de vida

Normalmente, os cães da raça Papillon possuem uma saúde forte, não havendo doenças que são comuns à todos. No entanto, eles podem sofrer com luxações nas patas e atrofia progressiva da retina. Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos.

Vale lembrar ainda que ele apresenta uma certa tendência ao desenvolvimento de problemas genéticos. Isso é bastante controlado e acompanhado pelo clube nacional da raça, nos EUA.

Além disso, a raça é muito sensível à anestésicos. Isso porque os seus ossos são mais porosos e absorvem o produto de forma mais intensa. Isso causa uma superdosagem facilmente. Nos casos de cirurgia, deve-se sempre usar um anestésico de rápida reversão.

Como cuidar de um Papillon

um cão da raça papillon

Não há grandes segredos no que diz respeito à alimentação de um Papillon. No entanto, é essencial fornecer ração adequada ao porte e à raça do mesmo, respeitando as quantidades adequadas.

Vale lembrar, porém, que o esôfago do Papillon, assim como dos demais cães de pequeno porte, é bastante pequeno. Isso pode fazer com que ele se engasgue facilmente. Por isso é muito importante ficar atento ao que ele vai comer, especialmente ossos.

Existe ainda a recomendação de usar roupas quentinhas, pois eles não suportam bem o frio. Além disso, depois do banho, as orelhas não podem ficar úmidas em hipótese alguma. Isso pode ocasionar infecções.

Os olhinhos dos cães dessa raça também tendem a lacrimejar bastante. A menos que sejam limpos com frequência, o animal irá apresentar manchas acastanhadas ao redor dos olhos, prejudicando sua estética. Sendo assim, esse é um ponto que requer atenção.

Mais do que isso, é importante ressaltar que o Papillon é uma raça sensível. Por isso, é preciso cuidado na escolha de shampoos e condicionadores, preferindo sempre os neutros a fim de evitar alergias.

Preço do Papillon

um cão papillon  na grama

Por sua origem nobre, essa não é uma das raças mais baratas do mercado. Sendo assim, um animal de procedência que for adquirido em um canil irá custar entre R$ 3 mil a R$ 7 mil.

Mesmo apresentando um valor mais elevado, não é recomendada a aquisição por anúncios aleatórios. Isso porque na maioria das vezes os animais não são de boa linhagem e apresentam um padrão estético e genético alterado.

Procure um canil de respeito, bem recomendado e visite-o a fim de conhecer o lugar onde as mães dos animais ficam, a fim de não estimular os maus tratos.

Curiosidades

Como já foi dito, os cães dessa raça eram muito estimados pela corte. Por isso é que muitos cães Papillon foram dizimados durante a Revolução Francesa, pois era vistos como símbolo da nobreza. No entanto, a partir da Primeira Guerra Mundial, a raça ganhou força novamente, tendo a França, Inglaterra e Bélgica como seu território.

Outra curiosidade é que ele é muito ativo, mas precisa também de estimulo mental. Por isso, a dica é alternar atividades e exercícios com brincadeiras, sempre estimulando o seu pet.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Papillon, suas características, pelagem, cuidados, alimentação e até algumas curiosidades a seu respeito. Aproveite essas informações.