Cachorro da Raça Maltês – Personalidade, Caracteristicas, Origem, Preço!

Este lindo cão Maltês está classificado na raça dos toy. Ou seja, o Maltês é um cachorro de pequeno porte, criado ao longo do tempo como animal de companhia, tendo vários relatos de pessoas famosas e seus malteses. Quando adulto não ultrapassa 25 centímetros de comprimento e seu peso chega a no máximo quatro quilos. Este cãozinho é hoje um dos mais queridos pelas pessoas do mundo inteiro. Sua popularidade ocorreu por causa do seu temperamento e personalidade tranquila e encantadora.

 

Origem e história

Encontraram no Egito antigo uma estatueta que representava um Bicho de pelos achatados em um túmulo. Datava a época do reinado de Ramasés II. Essa estatueta também foi descrita pelo geógrafo grego Estrabão. E deste período se originou o pequeno Maltês.


O nome Maltês vem da palavra semítica màlat que significa refúgio ou porto. Os ancestrais do Maltês viviam em portos e cidades marítimas centrais do Mediterrâneo. Lá, eles caçavam camundongos e ratos que viviam em profusão dentro dos armazéns do porto e nos porões dos navios.

Na época de Aristóteles, há menção de uma pequena raça denominada na época de “canes malitenses”. Este cão era companhia favorita das matronas na Roma Antiga e recebeu elogios do poeta latino do Primeiro Século A.D, Strabon. Vários pintores renascentistas exibiam esses pequenos caninos em grandes salões estando sempre ao lado das damas do período.

um cachorro da raça maltes

Características do Maltês

O Maltês possui estatura pequeno e corpo alongado. Sua pelagem é branca, longa e espessa. Anda com elegância, mestria e porte na cabeça. Seu crânio é um pouco mais longo que seu focinho.

Possui olhos bem abertos com expressão atenta e vívida. São de tamanhos grandes e com formato redondo. Ficam quase totalmente na frontal. Se olharmos o pequeno Maltês de frente não perceberemos sua esclerótica ( aquele branquinho dos olhos). A borda dos olhos são pretas.

Desde o troco até a ponta da nádega nota-se um comprimento 38% maior que a altura da cernelha. Seu peito é amplo e descido abaixo dos cotovelos e suas costelas são pouco arqueadas. Possui uma calda nivelada com a garupa. Ela é espessa na raiz e fina na ponta.

Cor e pelagem

um cão maltês correndo na grama

Sua pelagem é densa, lustrosa, brilhante e com caimento pesado. Possui textura sedosa, e longa por todo o corpo. Não possui ondulação ou caracol. É lisa por todo seu comprimento. Na parte do tronco é mais longo que a altura da cernelha caindo de forma bem pesada até o chão. Não possui subpelo.

Na parte da cabeça e do focinho, o pelo é bastante longo. Na parte do focinho o pelo mistura-se ao da barba e no crânio ele vai caindo até misturar-se aos pelos das orelhas. De um lado do corpo, os pelos da cauda caem para trás. ( o caimento se dá sobre as cochas e um dos flancos). A cor da pelagem pode ser branca pura ou até um tom pálido de marfim.

É preciso bastante cuidado para manter os pelos sempre lindos e alinhados. Mas, caso acredite ser uma tarefa muito trabalhosa, lembe-se que existem profissionais que fazem esse tipo de trabalho muito bem. E a maioria até busca o pet em casa. Os cuidados básicos que os outros cães precisam são também os que o Maltês necessita. Por tanto, não se esqueça de aparar suas unhas semanalmente, corte os pelos deixando-os curtos o suficiente para não arrastar no chão e lembre- se da escovação dos dentes. Escolha um creme dental próprio para os pets.

Personalidade e Temperamento do Maltês

Por muito tempo este cachorrinho é acostumado a ficar no colo. Isto porquê o Maltês costuma ser gentil e se mantêm de maneira fofa e linda no colo de seu tutor. Este pequenino adora uma aventura, então correr e brincar fazem parte do seu dia a dia.  Mesmo apresentando todo esse ar de inocência, o pequeno Maltês consegue ser bem rabugento quando quer e corajoso também, inclusive enfrentando cães maiores. No caso de se encontrar com estranhos, costumam se reservar ou latir muitos em alguns casos.

Como cuidar do Maltês

Os cuidados com o Maltês exigem passeios diários ou brincadeiras ao ar livre. Muitos cãezinhos consegue cintinuar ativos e brincalhões mesmo chegando a velhice. Não necessitam de muitos exercícios, pois precisam de pouco para ficarem em boa forma. Eles adora o ambiente familiar e não suportam o excesso de frio ou calor. Uma boa temperatura os agrada bastante.

Os cuidados para manter um Maltês não é dos mais leves! Seu lindo pelo exige manutenção diária. É preciso escová-lo todos os dias com uma escova de pente de aço inoxidável ou de pinos. Assim removerá os emaranhados comuns de aparecer por causa da quantidade de pelos desse canino.

Se não cuidar dos seus pelos todos os dias, correrá o risco de precisar cortá-los por causa dos emaranhados. Já que com eles, a escovação causa desconforto e dor para os pequenos. Para facilitar, passe nos pelos condicionador diluído em água. Este procedimento protege os fios contra quebra e impede o acúmulo de estática.

Quando a pelagem começar a ficar acinzentada é preciso dar um banho no Maltês. Utilize shampoos suaves específicos para pets. Antes do banho, passe a escova nos pelos para retirar os emaranhados. Use um shampoo de branqueamento e condicionador próprio para cães com longos pelos. Enxague bem para retirar todo o resíduo e ao término use uma toalha fofinha para retirar o excesso de umidade. É aconselhável usar um secador para concluir o processo com os pelos bem sequinhos.

um cão da raça maltes

Saúde e expectativa de vida do Maltês

Não existem preocupações graves quanto a saúde do pequeno Maltês. Alguns problemas de baixa gravidade podem ocorrer como a luxação da patela, hidroglicemia, distiquíase, atrofia progressiva da retina, espirro reverso, fontanela aberta e entrópio. Ocasionalmente poderão ocorrer casos de surdez e síndrome de tremor do cão branco. Nada que as idas regulares ao veterinário não possam detectar para iniciar o tratamento precoce e manter seu pet por muito mais tempo saudável. Sugerimos que façam exames mais voltados a detectar problemas nos joelhos e olhos. O pequeno Maltês tem a expectativa de vida de 12 a 14 anos, mas alguns donos de malteses relataram ter convivido com um por 17 anos. O carinho e cuidados podem influenciar neste período.

É preciso administrar diariamente de 1/4 a 1/2 de alimento, preferencialmente seco de alta qualidade. Divida em duas refeições para não acostumá-los a comer muito e estimular a obesidade. Se seu pet não quiser comer, retire a vasilha e só coloque quando perceber que ele esta com fome. Assim estará educando-o e demonstrando que tem hora para as refeições.

Preço do Maltês

Para determinar o preço do Maltês é preciso identificar a qualidade dos pais, avós e bisavós do pet. A análise é voltada a perceber se são campeões nacionais ou internacionais, dentre outras análises. A média para um filhote de Maltês está entre R$ 1200 a R$ 4500. Porém, antes de comprar ele lindo canino aconselhamos a pesquisar em casas de adoção, já que muitos donos, depois que adquirem seu cãozinho, por um motivo ou outro acabam abandonando-os e os lares de adoção os recolhem até que um tutor esteja disposto a dar carinho e amor.