Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão Anão) – Quanto Custa? Como Cuidar?

O Lulu da Pomerânia, também conhecido como Spitz Alemão anão, pertence ao grupo Toy e é tão lindo que não tem quem não se apaixone. É bastante inteligente e fácil de se adestrar. Sua companhia é indispensável para pessoas idosas e também convive tranquilamente em apartamentos por causa de sua pequena estatura.. Mas a preferência é que o crie dentro de casa, pois como é bem sensível ao calor, um local bem arejado é mais indicado para sua sua criação.

História e origem do Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia é uma raça pertencente a família dos Spitz. A família inclui os Samoieda, Schipperke, Malamute do Alaska e Elkhound que é o menor de todos eles. Seu nome vem da região histórica da Pomerânia que fica entre a Alemanha e Polônia e ao sul do mar Báltico.

Em 1761 alguns cãezinhos da raça foram levados para a Inglaterra juntamente com Sophie Charlotte, princesa de Mecklenburg Strelitz. Nesta época a raça tinha mais de 9 kg e ainda não havia encantado as pessoas e caído no gosto popular.

Sua popularidade só ocorreu depois que a Rainha Vitória mostrou alguns de de seus cãezinhos em uma apresentação de obediência. Esta foi considerada a primeira apresentação da raça Lulu da Pomerânia da história. Como a rainha demonstrava ter preferência pelos Lulus menores, os criadores buscavam fazer o cruzamento dos bixinhos de menor tamanho para satisfazer o gosto da rainha.


Em 1888 a raça Lulu da Pomerânia ganhou bastante popularidade depois de ter sido oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club (AKC). Entre o período de 1900 a 1930 a estabilidade do padrão da raça foi atingida.

Características do Lulu da PomerâniaFoto do Lulu da Pomerânia branco

Lulu da Pomerânia é uma raça de porte pequeno que lembra a aparência de uma pequena raposa. Possui olhos grandes e focinho um pouco mais curto. Seu corpo é compacto com peito profundo e dorso curto.

Sua calda implantada no alto é felpuda e encaracolada. Possui patinhas curtas e chega a pesar no máximo 4 kg com altura variando de 18 cm a 22 cm quando chega a idade adulta.

Sua pelagem possui uma dupla camada de pelos. A camada inferior é macia, grosa e felpuda. Já a camada superior é mais alongada e brilhante. A pelagem do Lulu da Pomerânia pode variar suas cores com padrões diferentes entre preto, preto e bronze, acinzentado, chocolate, chocolate e bronze, creme, branco, laranja, vermelho, entre tantos outros.

Temperamento e personalidade

Os Lulus da Pomerânia são brincalhões, amigáveis, ativos, inteligentes, sociáveis e extrovertidos. Porém podem apresentar-se um pouco distantes na presença de estranhos. Estes cãezinhos visualizam seu dono como um ídolo enquanto que os estranhos acabam sendo apenas estranhos. Por isso, costumam ser dóceis entre os membros da família, no entanto podem acabar desenvolvendo problemas como possessividade com pessoas e objetos por serem ciumentos.

 Por serem bem seguros de si os Lulus são inteligentes, vivazes e muito dóceis com seus donos. Embora sejam tão pequenos são bastante corajosos e autoconfiantes. É aconselhável não deixá-los perto de cachorros grandes. Pois eles não tem noção do tamanho e por terem tanta confiança em si mesmos acham que tudo podem. Por isso, cuidem e protejam seu cãozinho!

Por serem corajosos ao tempo em que são desconfiados e atentos com estranhos, acabam se tornando excelentes cães de guarda, pois latem para qualquer um que se aproxime da casa. Se não gosta de muito latido pense bem antes de ficar com um cãozinho desse. E se resolver ficar treine-o para que não fique latindo por qualquer motivo.

Por serem bastante independentes se adaptam bem a ambientes onde seus donos passem longos períodos fora de casa e por serem leais e companheiros são ótimas companhias para idosos.

Pelagem e coloração do Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia tem uma pelagem dupla, onde os pelos externos são longos, retos e separados enquanto que o subpelo é curto, grosso e lanoso. A cabeça, orelhas, parte frontal dos membros anteriores e posteriores e suas patinhas são cobertas por pelos curtos e espessos com textura aveludada. O restante do corpo tem uma pelagem alongada e abundante.

A cor da pelagem varia de acordo com o tipo de Lulu da Pomerânia. Confira a seguir:

  • Wolfspitz/Keeshound (Spitz Lobo) – Coloração cinza sombrado;
  • Spitz Grande – Coloração preta, marrom e branca;
  • Spitz Médio – Coloração preta, marrom, branca, laranja, cinza sombreado, outras variadas cores;
  • Spitz Pequeno – Coloração preta, marron, branca, laranja, cinza sombreado, outras variadas cores;
  • Spitz Anão (Pomerânia) – Coloração preta, marrom, branca, laranja, cinza prateado, outras variadas cores.

Cuidados a se tomar

Lulu da Pomerânia só precisam de duas a três caminhadas diárias ou que dedique um tempo para praticar atividades físicas.Por serem bastante ativos poderão fazer caminhadas mais longas. Mas lembre-se que por seu pequeno tamanho tendem a ser mais sensíveis ao calor. Gostam de brincar, mas entendiam-se com facilidade. Por isso se faz necessário uma variedade de brinquedos para que haja sempre novidades.

Perdem a paciência bem fácil. Você deve fazer brincadeiras divertidas, mas não tão prolongadas. Poderá recompensá-lo com elogios ou guloseimas sempre que conseguir obedecer a algum comando. Escove os pelos de seu Lulu para mantê-los longe de suas roupas e móveis. Faça isto pelo menos duas vezes a semana com uma escova lisa e pente de metal. Isto ajudará a distribuir a oleosidade natural de sua pele e manterá pelo e pele saudáveis impedindo pequenos nós e emaranhados.

Seu banho poderá ocorrer quantas vezes você considerar necessário. Podendo ser semanal ou mensalmente. Para deixar com um cheirinho agradável por mais tempo poderá polvilhar talco de bebê e deixar descansar por um tempo. Após é só escovar normalmente.Foto de Lulu da Pomerânia bege

Escove os dentes pelo menos uma vez por semana. Se tiver um pouco mais de tempo disponível estreite esse período. Corte as unhas com muito cuidado para não machucá-lo.

A orelhas devem sempre cheirar bem, não ter muita cera ou sujeira. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreções. Por isso examine semanalmente seu Lulu da Pomerânia, assim poderá perceber sinais de feridas, erupções cutâneas, sinais de infecção ou inflamação e tomar os cuidados devidos.

Não exagere nas porções dos alimentos. Recomenda-se 1/4 a 1/2 de xícara de alimento dividido em duas refeições diárias. Não deixe comida sobrando na vasilha de seu Lulu. Assim estará ajudando a evitar problemas com a obesidade.

Preço do Lulu da Pomerânia

Esta raça não tem um preço tão suave. Você poderá encontrá-lo entre R$ 3.000 a R$ 7.500. Por isso, analise bem se este tipo de cãozinho poderá fazer parte do seu lar sem problemas. Não é bom abandonar um bichinho depois que este se adapta a família.

Embora o custo não seja tão baixo, algumas instituições que abrigam animais abandonados podem ter um Lulu da Pomerânia para fazer doação. Esses lugares mantêm muitos cachorrinhos necessitando de um lar!

Curiosidades

Martinho Lutero, teólogo teve um Lulu da Pomerânia o qual deu o nome de Belferlein. Este Lulu sempre era mencionado em seus escritos. Muitos acreditam que Belferlein presenciou Michelangelo pintar o teto da Capela Sistina.

Isaac Newton também teve um Lulu da Pomerânia. O seu recebeu o nome de Diamante. Acredita-se que Diamante mastigava sempre os manuscritos de Isaac Newton. Mozart teve um pequeno Lulu e compôs uma ária em homenagem a ele.

O Presidente Theodore Roosevelt teve um Lulu chamado Gem.

Em 1912, quando ocorreu o afundamento do Titanic dois Lulus da Pomerânia  e dois cachorros de outra raça foram os únicos cachorros a sobreviver ao desastre. Em 2010, um Lulu chamado Boo foi considerado ” o cachorro mais fofo do mundo” e acabou fazendo bastante sucesso nas redes sociais.Paris Hilton, Gwen Stefani, Eva Longoria, Hilary Duff, Sharon Osbourne, Elvis Presley, Carmen Electra, Jessica Alba, Sylvester Stallone, Nicole Richie, Zezé de Camargo, Krina Bacchi foram alguns dos famosos que possuem ou tiveram um Lulu da Pomerânia.