Jack Russell Terrier – Características, Personalidade, Cor, Saúde e Preço!

Entre os caninos, o Jack Russell Terrier é um dos pets mais inteligentes. São vivazes e conseguem desenvolver com facilidade novas habilidades. Embora com estatura pequena, este canino é tenaz e entusiasta e por isso mesmo, bastante apto a desenvolver diversos trabalhos. Possui características de velocidade, agilidade, , além de ser ativo e bem resistente. Mesmo sendo considerado um cão de caça, este pequeno terrier também pode se tornar um leal e fiel cão de estimação.

Se você se encantou pelo tamanho e beleza do Jack Russell Terrier, acompanhe este artigo e conheça um pouco mais sobre este canino que vem encantando cada vez mais pessoas!

História e origem

um cão da raça Jack Russell Terrier

O criador desta raça tinha o nome de Jonh, mas era carinhosamente chamado de Jack Russell. Ele nasceu em Dartmouth Devon, na Inglaterra, no ano de 1795. Foi no período de seus estudos em Oxford que desenvolveu a curiosidade pela caça e vida dos cães. Desta forma, adquiriu seu primeiro cão fêmea chamada de Trump. Recebeu a nomeação da paróquia de Swymbridge de parson ou seja, pastor titular.  Neste período sua paixão pela caça e seleção cinófila ganhou força, e o desejo de adquirir um cão pequeno com os membros curtos foi tão grande que Jhon começou a realizar cruzamentos entre variados tipos de Terrier. Com estes cruzamentos, esperava-se obter também cães aptos para a caça.


Realizava vários cruzamentos e estudos com o Jack Russell, mas também fez parte de seus cruzamentos o Fox Terrier. Foi com ele que conquistou as honras do mundo cinófilo. O Fox Terrier teve grande notoriedade pelo Kennel Club britânico. O mesmo não ocorreu com o Jack Russell. Por outro lado, com a enorme aptidão que apresentavam ter nas caças subterrâneas, ganharam a atenção de variados caçadores. Desta forma o primeiro Parson Jack Russell Terrier Club foi fundado, em 1976, por apreciadores da raça, criadores e caçadores.

Passados vários anos de reclamações e queixas sobre o tamanho do pequeno Russell, a raça foi oficialmente reconhecida, em 1990 pelo Kennel Club. Hoje, este canino faz muito sucesso em países como a Austrália, Estados Unidos e na Europa.

Características do Jack Russell Terrier

O pequeno Russell tem o crânio achatado com o comprimento do focinho ligeiramente inferior ao crânio do stop à trufa. Possui mandíbulas fortes e as orelhas têm formato de botão, podendo ser ligeiramente caídas em boa textura. Seu nariz é de cor preta. O corpo tem o formato de um retângulo, sendo musculoso e compacto. Possui calda reta e forte que cai quando o pequeno está repousando ou fica elevada quando ele se mantém em ação.

O Jack Russell Terrier é um cão que se dá muito bem com crianças maiores. Isto porquê elas sabem como se comportar melhor e não costumam puxar seu rabo e orelhas. Situação esta que o Russell não gosta. Eles são bastante gentis e por serem muito fiéis, constroem uma relação muito próxima com seus donos. Criando muitas vezes, um ciúme que os tornam protetores além do normal. Adoram cavar, por isso necessitam de adestramento desde cedo para não saírem destruindo os espaços da casa.

Cor e pelagem

Existem três possibilidade de pelagem para o Jack Russell Terrier. Podendo ter aspecto de fio de arame, áspero ou liso. As três pelagens são necessariamente duplas, resistentes a água e duras. O branco é a cor predominante da pelagem. Eles podem vir com marcas de cor preta ou em tons de fogo. Mas pode ocorrer também de vir as duas marcas simultaneamente.

Temperamento e personalidade do Jack Russell Terrier

O pequeno Jack Russell Terrier é enérgico, leal, inteligente, muito alegre e costuma saber bem o que quer. Esta última característica faz com que eles hajam com teimosia em alguns momentos. Por isso seu tutor deve ter uma boa experiência com cães, para não deixar de realizar os comandos na hora certa e com firmeza, no intuito de educá-lo. Adoram caças raposas, mas se entretêm bem se poderem caçar bolinhas pela casa ou simplesmente ter uma meia velha para brincar. Podem ser bastante agitados, por isso é preciso pensar bem antes de adquirir um desses Terrier.

Tem facilidade de adequação aos mais diversos lugares. Mas sua natureza é a de cão de caça. Assim, se puder evitar lugares pequenos para sua criação, é o melhora a se fazer. Pois eles irão precisar correr e se exercitar para deixar fluir toda a energia que possuem. Neste ponto, é preciso ter muito cuidado e atenção ao seu pequeno canino, pois eles tendem a correr sem tomar nenhum cuidado quando vêem uma caça e isto poderá levar a acidentes desastrosos ou até a mote do seu cão. Não deixe de observá-lo também quando houver presença de outros cães. Isto porquê, o Russell tende a ser agressivos na presença de outros cachorros e animais menores como coelhos, gatos e outros mais.

um cão da raça Jack Russell Terrier

Saúde e expectativa de vida

Este pet pode apresentar problemas de catarata ou até cegueira. A luxação na patela é uma doença que também acomete o Jack Russel e requer bastantes cuidados na recuperação. Muitas doenças que ocorrem com o passar do tempo no Russell devem-se à genética dos pais. Por isso, muitos tutores buscam informações sobre a linhagem do Russell que quer adquirir. A expectativa de vida gira em torno de 12 a 14 anos. Mas este tempos pode ser menor ou maior a depender dos cuidados e estilo de vida do canino.

Preço do Jack Russell Terrier

O preço de um Jack Russll Terrier pode variar a depender da qualidade dos seus bisavós, avós e pais e no caso da ninhada é observado se são campeões nacionais, internacionais, entre outros. Desta forma, seu preço pode variar passando de R$ 2.000 a R$ 4.000.