Cachorro Golden Retriever – Características, Personalidade, Cores, Preço!

Criado à princípio para a caça, o Golden Retriever se popularizou por causa de sua amabilidade. Desde então, essa raça vive tranquilamente com pessoas e são excelentes companheiros para as famílias.

Atualmente, ele está em 3º lugar na lista de cães mais populares, que foi desenvolvida pela AKC (American Kennel Club). Então, se você quer saber um pouco mais sobre essa raça, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!


História e origem

A origem do Golden Retriever se deu por causa de esforços casuais e bem documentados. O responsável pelo surgimento da raça foi o Lord Tweedmouth. Ele vivia na Escócia na região de um rio chamado Tweed.

Isso aconteceu em meados de 1822 pela necessidade de um cão que pudesse adentrar vegetações mais densas, águas frias, fazer resgates e nadas. Sendo assim esse Lord fez o cruzamento da raça Nous com a Retriever de pelo amarelo e ondulado. Vale lembrar que o retriever era descendente das primeiras raças de labrador e do Terra-nova.

Dessa cruza, foram gerados 4 filhotes que prometiam excelência. Depois foram sendo feitos outros cruzamentos com Setters, Tweed Spainels, Retrievers pretos e até Bloodhound.

No princípio a raça foi reconhecida como uma variedade dos retrivers de pelo liso, porém em amarelo. No entanto, em 1912 assumiu-se a nomenclatura de Golden Retriever.

Segundo a história, eles chegaram à América pelas mãos de alguns filhos do Lord Tweedmouth. No entanto, a AKS só fez o registro da raça como separada em 1927.

O Golden Retriever foi, e é até hoje, valorizado por sua grande habilidade na caça e pela mistura cuidadosa do seu material. Por sua obediência, ele se tornou mais tarde um cão de casa e de competições.

um cão da raça Golden Retriever na grama

Características do Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça de cão muito companheira, brincalhona, educada, obediente e inteligente. Ele se dá muito bem com crianças e não tem problemas com estranhos.

Desde o princípio, esses cães foram criados por sua grande inteligência, bom temperamento e disposição. Por isso eram excelentes cães para criação em fazenda.

Além disso, a raça é conhecida por ganhar concursos esportivos, por sua obediência e suas habilidades como guardião. Isso sem falar que são os preferidos dos caçadores por serem muito confiáveis e terem um olfato muito aguçado.

Essa é uma raça que necessita bastante de exercício, mesmo que isso seja pequenas caminhadas diárias. O fato é que eles tendem a gostar de qualquer tipo de atividade ao ar livre, tais como:

um cão da raça Golden Retriever no lago

  • Correr
  • Nadar
  • brincar com crianças
  • caminhar
  • Outras

Vale lembrar é que precisam de bastante espaço para se movimentar e que é importante considerar isso na hora de escolher um Golden Retriever. Além disso, estão sempre dispostos a dar um passeio ou fazer o que o seu dono estiver fazendo. Também adoram um banho.

Obviamente os filhotes costumam ter mais energia que os cães adultos. Por isso é um pouco difícil controlar seu entusiasmo às vezes, mas isso melhora com a idade.

Vale lembrar ainda que o Golden Retriever é bastante inteligente. Por isso, é possível ensinar-lhe truques.

Cores e pelagem

O Golden Retriever é um cão que possui pelo longo, corpo musculoso e a sua estatura é mediana ou grande. A sua coloração pode variar entre vermelho-intenso e amarelo dourado.

Vale lembrar que embora o pelo seja predominantemente de um só cor, a maioria possui uma mancha branca no peito. Isso sem falar em uma pigmentação diferenciada na área da barriga, que normalmente clareia e some com a idade.

A cor dos olhos é sempre um tom de marrom mais escuro que a pelagem. As orelhas costumam ser mais curtas e borda dianteira unida pela parte de trás. Quando a orelha for levada à frente, deve conseguir cobrir o olho do animal.

Pós e contras de se ter um

Para ter um animal de estimação é preciso saber de certos detalhes importantes. O Golden Retriever é um animal grande que exige espaço, no entanto, é muito amável e amistoso. Por isso, nada melhor do que conhecer os prós e contras de ter esse pet.

Prós de ter um Golden Retriever:

  • São cães muito inteligentes e obedientes
  • Não têm o costume de latir muito
  • Tem um temperamento bastante dócil e brincalhão
  • São bastante apegados aos donos
  • Tendem a ser muito comportados, desde que bem tratados
  • Apresentam boa tolerância a temperatura
  • São excelentes companhias
  • São muito sociáveis

Contras de ter um Golden Retriever:

  • Precisa de bastante espaço, não sendo indicado para locais pequenos
  • Os cães dessa raça trocam a pelagem 2 vezes por ano, podendo ser um inconveniente na limpeza
  • Podem ser cães caros, desde a compra até a ração de qualidade, acessórios, idas à pet shop e visitas ao veterinário.
  • Embora tenha um instinto protetor, essa não é a raça mais recomendada como cão de guarda.

Personalidade e temperamento do Golden Retriever

O Golden Retriever é o amigo de todo mundo. Ele é muito conhecido por ser devotado e protetor da sua família. Obviamente, por sua natureza, é possível que ele faça buscas esportivas no local onde mora, mas gosta mesmo é de campo e local para correr.

A sua natureza ativa e sua imponente estrutura física devem sempre ser considerados. Caso contrário, é possível que o dono venha a ter problemas com o seu comportamento.

O Golden Retriever é uma raça que necessita tanto de exercícios físicos como mentais diariamente. Ele pode ser excessivamente agitado e o seu entusiasmo, facilmente o distrai de coisas de coisas importantes, como um treinamento, por exemplo. No entanto, nada diminui sua vontade de agradar e aprender coisas novas.

um cão da raça Golden Retriever deitado

Saúde e expectativa de vida

Um das principais preocupações com a saúde de um Golden Retriever é a ocorrência de displasia do quadril e do cotovelo, bem como a catarata. No entanto, o mais indicado é sempre observar o seu animalzinho e consultar o veterinário quando houver dúvidas. A expectativa de vida do Golden Retriever é de 10 a 13 anos de idade.

Como cuidar de um Golden Retriever

Os principais cuidados com um Golden Retriever é que ele precisa de exercício diário e bastante interação humana. Além disso, é sempre bom incluir na rotina algumas lições que sejam um desafio, tais como simulações de caça ou busca. Essas são formas ótimas de exercitar o corpo e a mente do seu pet.

Além disso, nada melhor do que deixa-lo fazer parte da interação familiar, visto que é muito sociável. O pelo, por sua vez, normalmente não embaraça, mas é preciso que seja escovado ao menos 2 vezes por semana.

É preciso uma atenção especial à energia e agitação dos filhotes de Golden Retriever para que não se tornem destruidores.

Preço do Golden Retriever

um filhote do cão Golden Retriever

O preço de um filhote de Golden Retriever, normalmente varia entre R$ 1.500 e R$ 3.500. Tudo depende da região onde o cachorro se encontra e o criadouro.

No entanto, é sempre importante lembrar as circunstâncias em que estão as mães dos filhotes que estão sendo vendidos. Isso porque, infelizmente, existem canis que exploram os animais e os fazem viver em péssimas condições.

Curiosidades

Nos EUA, a cor mais aceita para um Golden Retriever é o dourado vivo. Já no Reino Unido, o dourado simples e o creme também são aceitos para a raça. Vale lembrar que independentemente das cores que a linhagem possui, o temperamento e o comportamento são os mesmos.

Uma outra curiosidade da raça é sobre o seu papel na sociedade. Embora ele seja considerado um companheiro leal, os cães da raça Golden Retriever ainda podem realizar terapias em hospitais, serem cães-guia para cegos e atuarem como policiais. Eles também são ótimos para a detecção de armas, drogas ou para resgates.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Golden Retriever. sua expectativa de vida, pelagem, cor e algumas curiosidades. Aproveite essas informações.