Fox Terrier (Pelo Duro e Liso) – Características, Cores e Curiosidades!

O Fox Terrier é um cãozinho conhecido por sua beleza, esperteza e sociabilidade. Ele sabe conquistar as pessoas com sei comportamento espontâneo e brincalhão.

A verdade é que o Fox Terrier é um clássico que apresentou poucas mudanças desde que se tem registro do seu surgimento.

Então, para saber um pouco mais sobre essa raça de cães, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Origem e história

O fato é que não se sabe muita coisa a respeito da origem do Fox Terrier visto que ela é bem antiga. No entanto, os primeiros registros encontrados são datados do século XVI, na Inglaterra.  A origem dessa raça de cães se deu pelo cruzamento de Teckels, Beagles e outros Terriers mais antigos.


Na época, esse cão normalmente era criado por quem caçava texugos, raposas e javalis. Eles serviam para ajudar no trabalho. No entanto, o maior destaque foi na caça de raposas, de onde seu nome “fox” se originou,

Normalmente esse cão atuava junto com o Foxhound, que possuía um olfato mais apurado para encontrar a presa, Então, o Fox Terrier entrava no toca para pegá-la, visto que era menor. Justamente por causa dessa eficiência é que ele se tornou tão popular nesse período.

Com o passar do tempo, por ser tão bonito e ágil, ale acabou garantindo seu espaço entre os criadores. Com isso, deixou de ser criado apenas para caça e passou a ser também um cãozinho de companhia.

Vale lembrar ainda que existem duas variedades diferentes dentro dessa mesma raça. A primeira delas é o Fox Terrier de pelo liso. A segunda, é o Fox Terrier de pelo duro. O de pelo liso foi o primeiro a surgir enquanto o de pelo duro só teve origem um pouco mais tarde.

Além disso, mesmo sendo uma raça bastante antiga, ela só foi padronizada no ano de 1876. Já nos dias de hoje é muito mais fácil encontrar o Fox Terrier pelo duro do que o de pelo liso.

Fox Terrier na grama

Características do Fox Terrier

Como já foi dito acima, o Fox Terrier pode ser encontrado em 2 variedades que é o de pelo liso e de pelo duto. Embora sejam um tanto parecidos, eles apresentam pontos divergentes sendo que o principal deles, claro, é a pelagem.

No entanto, ambos tipos são extremamente enérgicos e ativos, precisando de bastante espaço para se movimentarem e fazer exercício. Dessa forma, o ideal é que sejam criados em um local que tenha um amplo quintal e grama.

Outra característica que vem dos seus antepassados caçadores é que ele é corajoso e destemido. Justamente por isso que não devem ser deixados na rua a sós. Normalmente eles não tem muita noção do próprio tamanho e põem acabar enfrentando batalhas que não podem vencer com cães muito maiores. O mais aconselhável é a realização de passeios diários, sempre na companhia do dono e com o uso de coleira.

Outro ponto que deve ser considerado é sua teimosia. Dessa forma, ele deve receber um treinamento firme já desde os primeiros dias. Do contrário, pode acabar se tornando um cão bagunceiro e muito desobediente.

Tipos de Fox Terrier

Pelo duro

O Fox Terrier de pelo duro tende a ser bastante brincalhão e muito ativo. Ele também é destemido e sociável e normalmente se dá muito bem com crianças.

Pode ser um bom cão e guarda, gosta de fazer buracos tem muita energia e inteligência. Por isso, pode ficar facilmente entediado, sendo necessário realizar estímulos constantes.

A sua pelagem é bastante densa e possui uma textura dura, no entanto, seu sub pelo é  curto e macio. Nos membros e no dorso, os pelos tendem a ser ainda mais duros que as laterais.

Pelo liso

No que diz respeito as características de temperamento, o Fox Terrier de pelo liso é muito semelhante ao de pelo duto. A maior diferença entre eles é justamente no pelo.

O Fox Terrier de pelo liso possui uma pelagem bastante reta, abundante e lisa. A parte interna das coxas e a barriga, por sua vez, não possuem pelos.

Cores e pelagem

O Fox Terrier de pelo liso, como o nome já diz, possui uma pelagem lisa, reta, abundante, dura e densa, bem assentada ao corpo. A parte interna das coxas e o seu ventre não possuem pelos.

Já o Fox Terrier de pelo duro, possui uma pelagem densa de textura dura e que apresenta cerca de 2cm nos ombros e cerca de 4cm no dorso, cernelha, costelas e posteriores. Seu sub pelo é curto e macio.

O dorso e os membros apresentam pelos mais duros que os laterais. O focinho ganha uma aparência forte por causa dos pelos ásperos e de comprimento suficiente encontrados na mandíbula.

Quanto a cor dessa pelagem, no Fox Terrier de pelo liso ela deve ser predominantemente branca. Dessa forma, ele pode ser todo branco, ou ter o fundo branco com manhas castanhas, manchas pretas ou preto com castanho. Ele ainda pode apresentar manchas tigradas, vermelhas ou fígado.

Já o Fox Terrier pelo duro é predominantemente branco, com manchas pretas, pretas com castanho ou somente castanhas. As manchas pode ser tigradas, cinza-azulado, fígado ou vermelhas.

Personalidade e temperamento do Fox Terrier

cão da raça Fox terrier

No que diz respeito ao temperamento do Fox Terrier, sem dúvidas, ele não é um cão calmo. Sendo assim, não é a melhor escolha para quem procura um cão tranquilo e uma companhia sem agitação. Ao contrário disso, o Fox Terrier é extremamente ativo e tem energia de sobra para gastar.

Sendo assim, por causa de sua agitação, ele está sempre pronto para agir. Então, é importante conseguir acompanhar o seu ritmo caso resolva adotá-lo.

Outro fator da personalidade do Fox Terrier  é que ele está sempre alerta ao que acontece à sua volta. Sendo assim, é excelente para guarda no sentido de alarme, visto que late à qualquer sinal de algo diferente.

Além disso tudo, é preciso lembrar que esse é um cão muito esperto, o que torna fácil adestrá-lo e treiná-lo. No entanto, os limites e educação são fundamentais para que não se torne um cão desordeiro.

Por sua herança genética, ele ainda apresenta a característica e cavar em qualquer lugar que encontra. Sendo assim, é preciso manter ele longe de jardins.

Saúde e expectativa de vida

De uma forma geral, a raça é bastante saudável, especialmente quando vem de uma origem certificada. Já a expectativa de vida é considerada alta, podendo chegar a uns 15 anos. No entanto, alguns exemplares chegam a ultrapassar os 20 anos de idade.

Como cuidar de um Fox Terrier

um cão Fox Terrier

Os cães da raça Fox Terrier exigem um certo nível de cuidados específicos de acordo com a fase da vida na qual se encontra.

Um filhote, por exemplo, exige um nível de atenção bem grande e pode dar trabalho. Isso porque tem muita energia e tem que gastá-la de alguma forma. Se não for bem educado, pode destruir tudo que vê pela frente.

Quando ocorre a troca de dentes é uma fase especialmente complicada. Nessa fase, o cão tende a morder tudo o que vê pela frente, sendo necessária a introdução de brinquedos adequados para isso e vigia constante.

Mais do que isso, em qualquer idade, não é recomendável que ele fique sozinho por muito tempo. Essa raça gosta de companhia e não suporta a solidão. Então, nesses casos, especialmente quando é filhote, pode fazer muito barulho, oque pode ser um problema principalmente para quem mora em apartamento.

Preço do Fox Terrier

O Fox Terrier pode ser encontrado por valores bem variados que ficam entre R$ 1.900,00 e R$ 4.000,00. Tudo irá depender do criador, da sua linhagem e as pureza no sangue.

No entanto, vale lembrar que graças à popularidade da raça, o Brasil conta com alguns canis especializados na raça em diversos estados.

No entanto, é indicado sempre procurar referências e conhecer bem a origem dos animais. Também deve-se considerar as condições que os animais vivem e o tratamento que recebem.

Curiosidades

Como não poderia ser diferente, existem algumas curiosidades a respeito do Fox Terrier que poucas pessoas sabem, veja:

  • Um cão bonito e atraente, o Fox Terrier já foi ator de circo, fez caçada com reis, e já atuou em filmes. Isso sem falar que já ganhou mais prêmios no Best In Show ast Westminster do que qualquer outra raça.
  • O Rei Edward VII da Inglaterra amava muito o seu cãozinho Fox Terrier chamado César e ele até usava um colar escrito: eu sou César, eu pertenço ao Rei”. Com a morte do rei, Cesar ficou extremamente abatido e até participou da procissão atrás do caixão.
  • Um Fox Terrier já contracenou com Marilyn Monroe, no filme “Niágara”.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a encantadora raça Fox Terrier, os diferentes tipos, características e até mesmo seu preço. Aproveite essas informações!