Fox Paulistinha, O Pequeno Cão de Guarda

Cão de guarda, brasileiro, nem muito forte nem muito magro, originalmente conhecido por “Terrier Brasileiro”. Esse é o fox paulistinha.

Caçador de ratos, guarda costa pessoal, companheiro e amigo, palavras que definem bem essa raça.

História e origem do fox paulistinha

A chegada da raça ao Brasil tem duas versões, a duas no século XIX. Diz-se que chegaram com os navios dos portugueses e holandeses, que atracavam em terras tupiniquim. Eram trazidos nas embarcações com o objetivo de caçar os ratos. Toda via, diz-se também que, a chegada da raça ao Brasil se deve ao fato de, as pessoas brasileira, que saiam do país para estudar ou viajar e que posteriormente voltavam ao Brasil. E traziam o cachorro como animal de estimação.

Há ainda uma terceira hipótese de origem da raça, a hipótese de a raça ter seus ancestrais de raízes espanholas. Porém essa terceira teoria não é muito conhecida e divulgada.


O fato é que a raça é o resultado do cruzamento entre, pinscher e Chihuahua. E hoje é uma das raça mais populares em todo o Brasil.

Características do fox paulistinha

Apesar de ser Terrier Brasileiro preçoconsiderado um cachorro de pequeno porte, o fox paulistinha é um cachorro forte, e até robusto. A boa forma física do fox paulistinha é uma de suas características mais fortes. Outra função importante e muito bem desempenhada pelo paulistinha é o de guarda da casa. Emitindo alarme sonoros ao detectar o menor movimente estranho. Trata-se de um cachorro muito atento e inquieto, a hiperatividade é dominante na raça.

Personalidade e temperamento do fox paulistinha

O fox paulistinha é um cão extremamente dócil e amigável, com sua família e conhecidos, já com estranhos a história é outra. Não se trata de um cão agressivo, porém a presença de estranhos pode aflorar seus extintos de defesa.

O cão não gosta muito de novidades, pessoas desconhecidas, ou ambientes estranhos. Ele gosta mesmo é de ficar com a sua família, e conhecidos. O paulistinha é um cão de características Terrier, ou seja, é um caçador nato, é um cão “quase” que incansável, está o tempo todo fazendo alguma coisa, procurando uma distração.

Seu corpo tem uma aparência quadrada, o que geneticamente é muito favorável para ele, facilitando o desgaste de energia, sem forçar uma das partes do corpo mais que a outra. Muitas vezes a raça é utilizada para apresentações de circos e espetáculos.

Saúde do cão

A raça não apresenta nem uma patologia genética. O fox paulistinha é uma das raças mais fortes geneticamente quando o assunto é saúde. Ele não precisa de grandes cuidados ou preocupações excessivas.

A raça possui uma ótima imunidade, além de uma estrutura óssea muito forte. A expectativa de vida da raça pode chega até 16 anos de idade, o que é considerado alto, tendo em vista a media de idade dos demais cachorros.

Como cuidar do fox paulistinha

Como já dito, o fox paulistinha não apresenta necessidade de grandes cuidados. E necessário apenas que o dono fique atento a presença de pulgas e carrapatos, além de manter as vacinas e os remédios normais, como vermífugos, em dia.

Caminhada e passeios também estão ligados a boa qualidade de vida do cãozinho. O fox paulistinha é considerado um cão de companhia, e não gosta de ficar sozinho. E necessário consumir a energia que o cãozinho possui.

Cor e pelagem

O pelo do fox é curto e liso, muito, muito simples de cuidar, pois não precisa de tosa, e banhos também tem validades de longos prazos, mais de 30 dias.

O pelo curto facilita muito a identificação de parasitas na superfície do cão, bem como eventuais machucados que o cachorro possa vir a suportar.

As cores do fox paulistinha são as mais variadas possíveis, desde uma coloração clara, até um cachorro totalmente preto. Coisa muito comum também é encontrarmos cães com manchas no pelo, das mais diversas cores e formatos

Preço do fox paulistinha

Embora nem um cachorro tenha preço, se você quiser adquirir um fox paulistinha, saiba que o preço varia de acordo com a origem de sua família, o valor pode variar de R$ 1000,00 até R$ 2.500,00 reais. Cães com histórico de premiação na família tendem a ser mais caros.