Dogue Alemão – O Gigante Carinhoso e Bem Humorado

Apelidado de “Apolo dos Cachorros”, o Dogue Alemão é uma raça canina de grande porte que tem origem de outras duas: o Mastiff Inglês e o Wolfhound Irlandês.

Como o próprio nome diz tem origem na Alemanha, mas também é conhecido como Dogue Dinamarquês. Apesar de seu tamanho gigante, a raça pode ser considerada como um bom cão de casa. Pelo porte precisa de espaço, ou seja, não é um cachorro recomendado para ser criado em apartamento muito pequenos.

É um excelente cão de guarda, dócil e amigável. Aprecia o convívio familiar e a presença de crianças, por isso é importante adestrá-lo com doçura e paciência.

História e origem do Dogue Alemão

Desenhos de cães que se parecem com a raça do Dogue Alemão têm sido encontrados em descobertas egípcias que datam de 3000 a.C. E, ainda, nos templos da Babilônia construídos por volta de 2000 a.C. Outros registros já foram localizados no Tibete durante relatórios da literatura chinesa em 1121 a.C.


As origens do Dogue Alemão são controvérsias. Há registros de sua descendência relacionadas ao Dogue Inglês, de origem escandinava. No período da Idade Média, os grandes cães do tipo Dogue, eram vistos como caçadores e cães de guarda dos castelos. Após diversos cruzamentos começaram a se parecer com os Dogues Alemães dos tempos atuais.

Este cruzamento teria dado origem ao tipo criado na Alemanha desde o fim do século XVIII. No mesmo período os ingleses, que reivindicaram a paternidade da raça, deram ao mesmo cão o nome de Great Dane, ou seja, “Grande Dinamarquês”. Por volta de 1800, a raça chegou ao continente americano e rapidamente chamou atenção e se popularizou.

Dogue Alemão preço

Características do Dogue Alemão

Os machos medem de 0,7 a 0,8 metros, com peso entre 45 e 54 kg. As fêmeas da raça costumam ter entre 0,6 e 0,7 metros de altura e o peso entorno de 45 a 50 kg. A expectativa de vida do Dogue Alemão é entre 6 e 8 anos.

O longo pescoço do animal confere um porte nobre. Sua cabeça é comprida e estreita. Costuma ter sobrancelhas escuras que contornam os olhos ovais que também possuem cor escura.

As orelhas, quando não são cortadas, caem sobre as faces. O corpo é bem proporcionado com peito largo e bem descido, o dorso esticado, o traseiro largo e musculoso e as patas compridas e fortes. A cauda se afina ligeiramente na direção da ponta e pende quando o animal está em repouso.

Saúde do cão

Ocasionalmente, o Dogue Alemão pode apresentar problemas oftalmológicos como, por exemplo, glaucoma e cataratas. Outras doenças relacionadas ao coração costuma ser comuns entre animais da raça. Além de problemas ósseos e displasia no cotovelo e quadril. Animais da raça costumam ter predisposição também para a torção gástrica e a displasia coxofemoral.

Como cuidar do Dogue Alemão

Exercícios físicos diários são recomendados para os cães. Uma boa caminhada ou recreação também podem ser consideradas como a atividades. Um adulto de Dogue Alemão precisa de 30 a 60 minutos de exercícios todos os dias.

Apesar de sua aparência forte, não é uma raça adequada para a vida ao ar livre. É mais recomendado  dividir seu tempo em ambientes dentro e fora da casa. Necessita de roupa de cama e espaço para poder se esticar enquanto dorme. Costuma babar, devido a isso é necessário cuidados com os pelos do Dogue Alemão.

A quantidade de ração vai variar de acordo com o sexo e idade do animal. Outro fator que influencia é a quantidade de atividades que o cachorro faz durante o dia. Evite deixar alimento sobrando na vasilha do cão e também fazer qualquer tipo de exercício depois de alimentá-lo. Isso pode causar graves problemas e até levar a morte o Dogue Alemão.

É recomendada a escovação dentária de duas a três vezes por semana. A ação ajuda a remover o tártaro e as bactérias que se escondem nos dentes do animal. Se possível tente realizar a escovação diária para prevenir o mau hálito e doenças na gengiva do cachorro. Apare as unhas uma ou duas vezes por mês, mas se você não tem experiência procure um especialista.

Cor e pelagem

Sua pelagem é muito curta, lisa e brilhante. O Dogue Alemão precisa de escovação sempre que possível.

De preferência para ser realizada com uma luva de borracha ou com uma escova de cerdas macias.

A tarefa de banho não costuma ser fácil, principalmente, por conta do tamanho do animal. Se o cão não estiver de acordo pode ser mais difícil ainda, pois a raça tende a tentar se esconder para evitar o banho.

Temperamento e personalidade do Dogue Alemão

O Dogue Alemão quer estar onde a família se encontra. É gentil, carinhoso e bem humorado. Recebe bem as visitas, exceto quando percebe que o dono necessita de proteção. Caso afirmativo, pode se tornar um feroz protetor. É reservado com estranhos, mas não é agressivo.

Costuma ser bom com crianças, mas devido ao seu tamanho é preciso cuidado com as crianças pequenas. É amigável com outros cães e animais de estimação. A socialização desde filhote ajuda a garantir que o Dogue Alemão se torne um animal bem educado.

Tem o hábito de ser ansioso para agradar os seus donos e é muito apegado a eles. Por isso, costuma exigir uma grande quantidade de atenção das pessoas que vivem com ele. Quando quer chamar a atenção ou quer carinho, tende a empurrar as pessoas com sua cabeça  até que ele seja acariciado.

Curiosidades

O Dogue Alemão está entre uma das maiores raças. Apesar do seu porte gigante tem a auto imagem de um cachorro de pequeno porte. Gosta de pular no colo dos seus donos como se fosse pequeno para isso.

A raça se tornou bem popular devido ao desenho animado “Scoby-Doo”, o cachorro amigo do Salsicha é um Dogue Alemão.

Na Idade Média, muitas pessoas acreditavam que os animais da raça de Dogue Alemão tinham poderes místicos e afastavam os maus espíritos dos locais.

É comum o Dogue Alemão ter problema de flatulência. Sempre que possível ele vai procurar alguém para culpar quando fizer o que não deve na frente das pessoas;

Preço do Dogue Alemão

Um filhote de Dogue Alemão pode ser vendido entre R$ 2.000 a R$ 5.000.