Cachorro Dálmata – Características, Personalidade, Cores, Saúde e Preço!

O Dálmata é uma das raças de cães mais famosas do mundo. Suas manchas por todo o corpo, pela cabeça e também pela cauda e orelha são as principais características de um cão dessa raça. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça tão elegante e simpática.

História e origem

A origem da raça Dálmata é desconhecida. Apesar de as evidências indicarem que a origem da raça é antiga, ninguém sabe o local e a época que surgiu. O nome Dálmata refere-se a uma região ao oeste da Iugoslávia, a Dalmatia. Embora, muito provavelmente, ele não seja originário dessa região.


Não se sabe nem mesmo qual é função original do Dálmata. Embora ele já tenha sido usado para inúmeras tarefas, tais como: cão de circo, cão de briga, caçador de rato, pastor e cão de tração.

No entanto, ele se saiu muito bem como cão de carruagem, cujas funções eram estéticas e práticas, na Inglaterra Vitoriana. Além de dar estilo, ele ainda protegia os cavalos dos ataques de outros cães. Os Dálmatas podiam seguir tanto na frente da carruagem, como atrás ou ao lado.

um cão da raça dálmata na grama

Características do Dálmata

Ele é considerado um cão de grande porte. O macho da raça pode de 56 a 61 cm, e pesar em torno de 27 kg. Já a fêmea pode medir de 54 a 59 cm, e pesar cerca de 24 kg. É ótimo como cão de guarda, cão-guia ou de companhia.

O Dálmata é um cão muito musculoso, de olhos redondos e brilhantes. Suas orelhas possuem um tamanho moderado e sua implantação é um pouco alta. De cauda não muito longa, forte na implantação, e a sua espessura vai afinando até chegar à ponta. Possui um olfato excelente. É um cão que só late quando tem realmente necessidade. É um cão muito inteligente e fiel ao seu dono.

Cores e pelagem

O pelo do Dálmata é curto, denso, liso e duro. Quanto à cor de sua pelagem, essa é s sua característica mais marcante, ele é branco, possui manchas espalhadas por todo o corpo e pelo rosto, na cor preta ou .castanha. Seu peito é fundo, suas orelhas voltadas para baixo e bem arredondadas.

Temperamento e personalidade do Dálmata

O Dálmata é um cão incansável. É capaz de correr por vários quilômetros. Ele realmente adora correr. Se dá muito bem com os outros animais mas, principalmente, com os cavalos. Às vezes, pode ser um pouco teimoso e ainda tende a ser mais desconfiado na presença de pessoas estranhas.

É um cão um pouco impaciente, por isso, precisa praticar muito exercício para aprender a se comportar melhor em casa. É também muito divertido. Ele é um cão muito amigo e carinhoso.

Ele detesta ficar sozinho por muito tempo. O Dálmata é um cão muito dócil e fiel. Além de ser muito divertido. Ideal para as crianças. São companheiros e inteligentes.

Saúde e expectativa de vida

um filhote de dalmata

Os principais problemas que podem acometer um Dálmata são: surdez, alergia, displasia de quadril, epilepsia, e urolitíase. É recomendável realizar um exame de audição no seu cão. um cão surdo pode ser desobedientes e com problemas no comportamento. Portanto, devem ser evitados em casas onde existam crianças quando tiverem problema de surdez.

O Dálmata apresenta um problema que é típico da raça. Geralmente, ele não tem a capacidade de metabolizar o ácido úrico em alantoína. Isso favorece o aparecimento de cálculos urinários, as famosas pedras.

A expectativa de vida de um Dálmata varia de 12 a 14 anos.

Cuidados a se tomar

O cão da raça Dálmata precisa praticar bastante exercício e receber muita atenção. Passeios de coleira não são suficientes para esse cão. Ele precisa correr bastante e fazer exercícios intensos.

Também precisa de muito companheirismo do seu dono, de um abrigo e de uma caminha bem macia. Seu pelo é bem fácil de cuidar. Não requer muitos cuidados. Apenas uma escovação mais regular para eliminar os pelos mortos.

Preço dos filhotes de Dálmata

O preço de um Dálmata vai depender de inúmeros fatores, como a qualidade de seus pais, dos seus avós, dos bisavós da sua ninhada (se tem algum campeão na família), se tem pedigree, se sua raça é realmente pura. O valor pode variar de R$ 1.200,00 a R$ 3.000,00.

Curiosidades

dois cães da raça dalmata

– Os cães da raça Dálmata ficaram conhecidos mundialmente após a Disney lançar o filme “101 Dálmatas”.

– Um Dálmata nasce todo branco. Suas manchinhas características surgem depois de 12 dias de vida. As manchas do corpo são maiores do que as manchas das orelhas, da cabeça e da cauda.

– No século XIX, os bombeiros norte-americanos utilizavam a raça Dálmata como cão-guia dos cavalos puxavam os seus carros.

– Geralmente, nascem entre 6 e oito filhotes. Mas esse número pode chegar a maior que 10. E cada uma de suas ninhadas costuma ser maior que a outra.

– O primeiro cio da fêmea Dálmata acontece entre 8 e 12 meses. No entanto, nesse período, a cadelinha ainda não está totalmente formada. Por isso, deve-se evitar o contato dela com um cão. Uma gravidez nessa idade poderia ser muito perigosa para ela.

– O cio acontece a cada 6 meses, e dura em torno de 19 dias. No entanto, é bom esperar até o terceiro cio para acasalar a cadelinha. Nessa fase, ela já estará totalmente formada.

– A gestação de um Dálmata dura de 58 a 62 dias. Porém, o parto pode adiantar ou atrasar uns dias.

Pergunta dos leitores

Qual o tamanho máximo que fica um Dálmata?

Um cão da raça Dálmata pode chegar a até 61 cm de altura.