Cachorro Dachshund – Caracteristicas, Personalidade, Pelagem, Preço!

Dachshund ou Teckel, Basset ou até Salsicha. Assim é chamado aqui no Brasil, o arteiro cãozinho que foi o garoto-propaganda de uma série de comerciais de TV da Cofap. Uma marca de amortecedores, nos anos 1980 e 1990. O sucesso foi tanto, que as compras da raça aumentaram em quase 10 vezes e a campanha quase rebatizou a espécie. Quem manda tem o nome quase impronunciável para o brasileiro?

Para facilitar dizer o nome Dachshund, tente separar em sílabas – DACHS + HUND. Não se incomode com a pronúncia da letra S. É quase imperceptível. Agora que já ficou fácil de pronunciar o nome do cachorrinho, saiba tudo sobre esta raça tão querida de crianças e adultos.

Origem e história

O Dachshund é da família dos ScentHound e Terrier. Sua origem é a Alemanha e pasmem, foi desenvolvido para a caça. Sim, este cãozinho fofo e simpático era usado originalmente para caçar texugos. uma espécie de roedor silvestre que não existe no Brasil, mas que é semelhante ao Castor. Aliás, o nome Dachshund, que separamos em sílabas mais acima, é justamente cão texugo. Ou DACHS = Texugo e HUND = cão.

Sua origem apresenta muitas semelhanças com cães de pequeno porte, como Terrier, Pinscher e até Spaniels, de onde parece ter vindo seu pelo curto e liso. A parte de caçador parece ter sido herdada de cruzamentos com o Stoberhund, também alemão, mas sabidamente um caçador.


Outra espécie que parece ter participado da criação do Dachshund é o também diminuto Schnauzer miniatura, que pode ter contribuído para o tamanho e o pelo liso.

Sua origem aponta para o final da idade média e começo da era moderna, próxima do século 16. Relatos e gravuras descrevem um cão pequeno, alongado, de pernas tortas, mas ótimo para entrar em buracos de texugo, arrancar a presa das tocas e matar no local de caça, em campo aberto.

Dachshund na praia

Características do Dachshund

Considerado cão de pequeno porte, o Dachshund pode ser encontrado em dois tamanhos. O padrão, pesando de 5kg a 14kg, tanto o macho quanto a fêmea e medindo entre 20cm a 22cm de altura para ambos os sexos. Apenas pela aparência, será difícil determinar qual é o macho e qual é a fêmea, uma vez que o temperamento e o comportamento são semelhantes.

Há também a variável do Dachshund miniatura, de menor porte e mais raro de ser encontrado, pensando módicos 0,5kg a 5kg, apenas. Sim, você leu direito. O animal pode pesar meio quilo. Também neste caso, o mesmo para o macho e a fêmea. E o tamanho fica entre 12cm a 15cm, também igual para ambos.

Cores e pelagem

O mais comum é ver o Dachshund preto. Ou preto com manchas marrons. Mas a espécie é rica em cores. Os tons de marrom podem variar entre amarelo, vermelho e marrom escuro. O preto é sempre muito intenso. Mas há os cinzas, malhados ou tigrados em cinza, preto e branco, manchados e pintados, pretos com manchas marrons e preto com as patas e barriga marrons.

De acordo com a pelagem, o Dachshund pode ser classificado em cor sólida, que pode ser preta, a mais comum, marrom, amarelo, branco e cinza. Bicolor, que é preto ou marrom, com manchas ferrugem, castanho e amarelo. Ou tigrado, arlequim ou manchado. Neste caso, as cores básicas são preta, marrom, ou cinza.

A pelagem é densa, mas geralmente curta. O mais comum e que seja lisa e macia. Porém, pelagens longas ou um pouco ásperas ou crespas são variações da espécie. Seu Dachshund ainda será legítimo, mas a pelagem lisa é a mais valorizada comercialmente.

Personalidade e temperamento do Dachshund

Alguém se lembra do desenho do demônio da Tasmânia? Pequeno, bagunceiro, cheio de energia e cavador de buracos. Não se deixe enganar pela carinha de santo do Dachshund. Ele adora bagunça, é dócil, costuma latir pouco e pode ser ensinado a não latir. É fiel ao dono e bom como cão familiar. É seguro para crianças e costuma se apegar a elas.

Os donos de Dachshund vão precisar de espaço. Ele precisa de passeios, longos e diários. Ótima companhia para quem precisa de exercícios. O cão é excelente para guarda, costuma ser pouco sociável com estranhos. Faz amizade com outros cães e até outros animais. Mas seu instinto caçador pode ser perigoso para pequenos roedores. Hamsters, chinchilas e coelhos de estimação podem correr perigo.

Saúde e expectativa de vida do Dachshund

Dachshund são muito ativos. Apesar de pequenos, um apartamento pode não ser o melhor lugar para se tornar seu lar. A espécie precisa de espaço e atividade, e quando não tem isso, corre o risco de desenvolver obesidade. Esta é aliás, uma das causas de mais problemas de saúde da raça.

Os males da obesidade e do sobrepeso podem gerar problemas de coluna, como do disco vertebral e diabetes. Outras doenças comuns são a torção gástrica, que causa muita dor e inchaço, luxação da patela e com a idade, surdez, olho seco, surdez e epilepsia. Especialmente esta última, pode acometer filhotes e cães de mais idade.

Sobrepeso e obesidade são fatores de risco, podendo gerar problemas cardíacos. Exercício regular e atenção à alimentação são essenciais. A expectativa de vida de um Dachshund bem cuidado fica entre 12 e 14 anos. Isso é considerado um tempo longo para cães.

Como cuidar do Dachshund?

um cão Dachshund

Dê banhos regulares. O Dachshund adora rolar no mato e se enfiar em florestas. Também gosta de cavar buracos e se sujar na lama e terra. Escove com frequência. Treinamento e disciplina também ajudam a criar um animal calmo e tranquilo. Passeios diários, corridas, atividades são essenciais para a saúde do animal. Os exercícios também afastam o perigo do sobrepeso e da obesidade.

É um cão que adora brincadeiras. Se bem estimulado, dorme bem e late pouco. Será fácil ter um Dachshund se você proporcionar atividades. Também é inteligente e tem boa aceitação a treinamentos.

Preço do Dachshund

Quando chegou ao Brasil, no começo dos anos 1970 e até os anos 1980, o Dachshund era mais caro, mas a popularidade forçou a uma baixa no preço e hoje um comprador pode ter um animal de pedigree legítimo por valores entre R$ 1.200,00 a R$ 3.000,00. Lembrando que os de pelo curto e liso, de cores preta ou marrom são os mais valorizados comercialmente. As variáveis de cor são pouco comuns e menos apreciadas comercialmente.

Pergunta dos leitores

Dachshund é indicado para viver com crianças?

Crianças e Dachshund são sempre bons amigos. O animal é fiel e amistoso. Se for o exemplar de pelo mais liso, será mais ativo. O que pode ser um bom estímulo para a atividade física para as crianças. Especialmente numa época de tablets, celulares e obesidade infantil.

Apesar do pouco tamanho, é um cão forte. Quando for passear com cão, é sempre melhor que um adulto segure a coleira. Ele pode disparar e derrubar uma criança.

Quem preferir um Dachshund Miniatura, verá um cão normalmente mais tímido, que se esconde de estranhos, interage menos com outros animais e costuma ser desconfiado com crianças. Em geral, é boa companhia e confiável. Pode inclusive ser orientado a se tornar o protetor de uma criança pequena, sendo um cão de guarda pessoal.