Cachorro Collie – Personalidade, Caracteristicas, Cores, Pelagem e Preço!

Se formos considerar o tipo de pelagem, não é errado dizer que existem 2 tipos diferentes de Coliie: sendo um de pelo logo e o outro de pelo curto. Porém, essa é a única diferença que existe entre esses dois tipos. Ambos possuem todas as outras características iguais, como temperamento, porte físico, doenças mais comuns, e o comportamento. Embora demande menos trabalho, o Collie de pelo curto é um pouco mais raro que o outro, de pelo longo. Mas isso ocorreu porque o Collie de pelo longo ficou mais famoso depois que interpretou a cadela Lassie, em um filme. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça tão dócil, amável e amiga, suas características físicas, os cuidados que a raça exige e quanto custa um exemplar.

História e origem

Acredita-se que essa raça seja originária de um antigo cachorro de guarda e de pastoreio, que os romanos usavam em seu rebanho. A ideia mais provável é a raça Collie tenha surgido de cruzamentos de Setter Irlandeses, Greyhounds e de Gordon Setters. Foi a partir de 1800 que a raça atingiu seu apogeu. Nesse período, houve um aumento significativo na criação da raça, até mesmo com a venda de inúmeros exemplares para os outros países. A origem da raça Collie remonta-se às Ilhas Britânicas.

Ao longo do tempo, os cães dessa raça sofreram várias mudanças relacionadas às suas características físicas. No início, esses cães tinham o focinho menor e também eram um pouco mais baixos em estatura. Alguns especialistas acreditam que essas mudanças ocorreram devido ao acasalamento com o borzoi.

um cão da raça Collie


Características do Collie

A raça Collie é muito inteligente. Ele ocupa a décima sexta posição na escala de inteligência. São perfeitamente capazes de desenvolverem, além das atividades que lhes são peculiares, como é o caso do pastoreio, outras tarefas como também de guarda, adestramento policial, obediência e caça.

É um cão ágil e forte e muito bonito. Possui boa capacidade de adaptação com outros animais. Costumam ser mais reservados diante de pessoas estranhas. Os filhotes da raça possuem muita energia e gostam muito de brincar.

Também possuem boa capacidade de aprendizagem. E essa é uma boa característica que os donos devem aproveitar. Ensinando cedo, eles se tornarão ainda mais companheiros e obedientes. Aprende muito fácil todos os ensinamentos que lhe são passados. Fica muito atento aos comandos que recebe e, geralmente, aprende após poucas repetições.

Os machos da raça Collie podem ter de 56 a 61 cm de altura. Já as fêmeas, podem crescer de 51 a 56 cm. O peso dos cães da raça pode variar de 23 a 34 kg.

Cores e pelagem

A coloração da raça Collie pode variar em três tons: tricolor, azul merle, mata e branco. Independente do tom, as manchas brancas estarão presentes, pois é uma característica da raça. A raça Collie pode ter os pelos curtos ou longos.

Os que possuem o pelo longo têm uma bela juba, brilhante muito abundante e macia. Sua pelagem é bem densa. O subpelo é mais macio e com o pelo da cobertura reto e áspero.

Temperamento e personalidade do Collie

O cão da raça Collie é muito apegado ao seu dono. A sensibilidade é uma das suas principais características. Por isso é que é tão recomendada para o convívio em família. É um cão muito gracioso e devotado. Mas é também um cão orgulhoso. É uma raça muito ágil e fica sempre em alerta, por isso é tão reconhecido como um cão protetor.

Apesar de ser um cão muito brincalhão e de ter muita energia, ele não abre mão de ficar um tempo ao lado do seu dono, em um momento mais tranquilo no fim do dia.

Saúde e expectativa de vida

um cão da raça Collie

Os problemas de saúde mais comuns da raça são a sensibilidade à remédios (jamais medique o seu animal sem a orientação de um profissional), alergia, atrofia progressiva de retina (que pode causar a perda da visão) e a displasia de quadril.

A expectativa dos cães da raça Collie é de 12 a 14 anos. Pode haver variação dependendo de qual é o estilo de vida que o cão leva.

Como cuidar de um Collie

A pelagem do seu Collie deve ser escovada, no mínimo, 3 vezes por semana. Dê preferência às escovas de cerda, para que todo o pelo morto seja removido. No período mais quente, o Collie costuma trocar de pelo. Por isso, a escovação é ainda mais necessária para evitar muitos pelos espalhados.

Como é um cão muito ativo, ele precisa praticar bastante atividade diária. O Collie é muito conhecido por não apresentar o cheio característico que os cães possuem. Normalmente, são cães bem limpinhos que, além da escovação, também precisam tomar banho toda semana.

Collie se da bem com crianças?

Sim. É considerado um cão amigo das crianças. O cão tem muita energia para participar das suas brincadeiras, está sempre protegendo e cuidando para que as crianças estejam sempre à salvo. É também muito carinhoso e dócil. O Collie é um cão muito leal e afetuoso. Como tem muita facilidade de aprender, logo se torna indispensável nas brincadeiras.

Preço de um Collie

Os preços dos exemplares dessa raça podem variar bastante. Aspectos como o seu pedrigree e o local onde está sendo vendido podem influenciar muito no seu preço. Um filhote da raça Collie pode ser vendido de R$ 1.500,00 até R$ 3.000,00. Mas o ideal é não comprar em qualquer lugar. Procure sempre um canil credenciado e confiável.