Cachorro Chow Chow – Personalidade, Caracteristicas, Cores, Preço!

O famoso cachorro de língua azul, o Chow Chow, atrai muito às pessoas pela sua beleza exótica. Com pelagem farta e imponência pode ser uma ótima companhia. Isso para quem procura um cão fiel, calmo e de porte médio.

Também trata-se uma raça de guarda, mantendo a sua casa e residência em segurança.

História e origem

A raça Chow Chow tem algumas semelhanças com o cão Spitz. Acredita-se que por isso, o Chow Chow descenda do  Spitz.

A verdadeira origem da raça é desconhecida, Porém sabe-se que o Chow Chow é um cão muito comum, há centenas de anos, na China, As famílias chinesas tinham o animal como de estimação.


O cachorro surgiu como uma raça de caça, que encontrava e captura aves para famílias nobres da China. Após o fim das caçadas no Império Chinês, porém, os Chow Chows passaram a ter sua popularidade reduzida naquele país.

No entanto, sobraram muito filhotes da raça, que ficaram sendo cuidado por famílias em casa. A raça ainda foi usada como fonte de pele e alimento nas regiões da Mongólia e Manchúria por algumas décadas.

Uma das suas principais características é a peculiar língua de coloração azul escura e pelagem farta. O nome da raça, Chow Chow, porém, foi adotado somente no final do século 1700. Isso, quando exemplares foram enviados para a Inglaterra.

Acredita-se que o nome da raça tenha sido dado pela pelos ocidentais e que significaria “bugiganga”. O termo teria surgido porque os cães eram trasportados para a Europa em meio a outras mercadoria dos navios cargueiros.

um cão da raça Chow Chow

História e origem do Chow Chow – parte 2

Conta-se ainda que o cachorro atraiu a admiração da Rainha Vitória, do Reino Unido. Tornando-se, assim, ainda mais popular naquela região.

Os primeiros exemplares da raça foram recebidos na Inglaterra com muita curiosidade. E foi, apenas no final do 1800, que a raça Chow Chow teria sido exportada para as Américas.

Já o American Kennel Club reconheceu o Chow Chow como raça apenas no ano de 1903. A partir da década de 1980, a raça também se tornou popular entre as famílias do continente Americano. Hoje, é uma das raças mais admiradas nas Américas.

Características do Chow Chow

O Chow Chow possui algumas características peculiares de sua raça. Pensando em adquirir um filhote? Então confira algumas das principais características do Chow Chow:

  • Melhor clima para o Chow Chow: essa raça prefere o clima frio. Isso devido à pelagem densa e espessa. Os Chow Chows costumam se sentirem desconfortáveis com o calor intenso, podendo chegar a sofrer de hipertermia.
  • Atividades físicas: a raça tem tendência para o ganho de peso, por isso, é importante levá-la para passear diariamente. Porém, não se recomenda apostar em exercícios físicos intensos, pois pode prejudicar a coluna do Chow Chow. A raça não é a mais recomendada para quem quer um cão que acompanhe na prática de esportes. A raça é um tanto preguiçosa.
  • Banhos e Escovação: A farta pelagem dos Chow Chows exige escovações diárias, para os pelos se manterem bonitos, além de evitar nós. Os banhos podem ser dados a cada 1 semana ou mesmo 15 dias. Isso porque a densa pelagem do animal demora a secar, favorecendo o aparecimento de fungos. Recomenda-se ainda tosas higiênicas periódicas.
  • O Chow Chow é um cão de guarda: a raça é um excelente cão de guarda. Se você quer um cão para passar o tempo todo agarradinho nele, o Chow Chow não é o melhor exemplar. Apesar disso, vale ressaltar que a raça não é de ataque, ela apenas inibe a entrada na residência de pessoas estranhas, além de alertar os donos.

Outras Características do Chow Chow

  • Os filhotes de Chow Chow: é praticamente impossível não se encantar com a fofura dos filhotes de Chow Chow. Porém, saibam que eles não nascem com a língua azulada, a tonalidade aparece cerca de 8 semanas depois o nascimento, Também observe todas as outras características da raça, para não adquirir um cão só pelo impulso da meiguice desses filhotinhos.
  • Porte do  Chow Chow: a raça é considerada de porte médio, não ultrapassando os 60 cm de altura. Como o Chow Chow não muito adepto a bagunças, é possível criá-los perfeitamente em casas menores ou mesmo apartamentos.
  • Teimoso: Os Chow Chows tratam-se de cachorros teimosos. Por isso, são indicados para donos presentes e pacientes. É preciso dedicação para ensiná-los sobre as regras da casa.

Cores e pelagem

um cão Chow Chow

Basicamente a raça pode apresentar 5 tonalidade de pelagem: Preto, Vermelho, Canela, Creme e Azulada. Também há Chow Chows que apresentam pelo dourados, porém, tal coloração não se encaixa nos padrões definidos pela raça.

Como já fora mencionado, a pelagem do Chow Chow é farta por todo o seu corpo e seus pelos são densos. Com isso, se faz necessária escovação diária no cão, para os pelos não embolarem, formando nós que podem ser difíceis de se desfazerem posteriormente.

Já os banhos, como também mencionado, devem ser realizados 1 vez na semana ou a cada 15, de preferência. Isso porque sua pelagem extramente volumosa e densa apresenta dificuldades para a secagem completa, facilitando o desenvolvimento de fungos. O Chow Chow ainda corre o risco de ficar com o corpo úmido, o que pode lhe trazer gripes e resfriados.

Temperamento e Personalidade do Chow Chow

O Chow Chow é um cachorro de temperamento e personalidade comedida e discreta. Não é uma animal que fará festa com a chegada de visitas – a não ser dos donos – permanecerá no seu cantinho com a presença de estranhos ou mesmo preferindo se afastar.

Gosta de carinhos, porém, não suporta ser agarrado nem mesmo pelos donos, Teimoso, demora a aprender algumas regras da casa, mesmo quando filhotes. É uma raça para pessoas que, preferencialmente, já têm experiência  com os Chow Chows e que sejam bem pacientes.

Os Chow Chows São donos de um temperamento e personalidade independente. Não se importam muito em passar horas sozinhos em casa – representando uma raça perfeita para quem passa períodos fora do lar.

Como cuidar e adestrar um Chow Chow

dois cães Chow Chow

Os Chow Chows, devido a sua tendência em ganhar peso e certa preguiça, podem ser submetidos a passeios e exercícios diários, porém, com moderação – atividades intensas podem prejudicar a sua coluna. Um passeio feito pela manhã e outro a tarde já deixam o Chow Chow feliz e satisfeito.

Segundo o ranking mundial de de inteligência, o Chow Chow fica 76ª posição, dentre 79 raças catalogadas. Isso não se deve porque lhe falta inteligência, mas sim, a sua personalidade teimosa, que custa a se acostumar com os ensinamentos aplicados em processos de treinamentos.

Para adestrá-los é melhor não fazer isso sozinho. Para o Chow Chow adquirir os conhecimentos mais rapidamente e sem a sua típica teimosia, recomenda-se contratar um profissional especializado, de preferência, com experiências com essa raça.

Saúde e expectativa de vida

Alguns problemas de saúde, assim como acontece com todas as raças de cães, podem se manifestar durante a vida do Chow Chow. Veja os principais problemas de saúde que costumam acometer a raça:

  • Displasia do cotovelo
  • Distiquíase (problema nos olhos) e Catarata
  • Prolemas Gástricos
  • Torções Musculares
  • Luxação na patela
  • Narinas entupidas
  • Hipoplasia Renal Cortical (desenvolvimento incompleto dos rins)
  • Alongamento do Palato (musculatura que separa a cavidade bucal da cavidade nasal)

O Chow Chow também trata-se de uma raça que possui baixa expectativa de vida. Eles costumam viver de 8 a 12 anos.

Preço do Chow Chow

Os preços de um filhote do Chow Chow com pedigree vai de R$ 2.500,00 a R$ 5.000. Esses valores podem apresentar variações de acordo com o estabelecimento ou canil que comercializam os filhotes. Os preços também são diferentes de acordo com a região do país.