Chihuahua – Características, Personalidade, Cores, Filhotes e Preço!

O chihuahua é considerado a menor cão do mundo. Ele encanta a todos pelo seu pequeno tamanho e seu olhar carinhoso e meigo.

A raça é muito inteligente, corajosa, ativa, atenta, cheia de vida e afetuosa. O chihuahua é um ótimo guardião e muito barulhento. Ele late ao menor ruído que ouve.

Origem e história

A origem do chihuahua data dos anos de 1500. De acordo com uma das teorias da sua origem, a raça é oriunda da China e foi levada pelos comerciantes espanhóis para a América do Sul. Na região dos astecas, essa raça foi cruzada com outras nativas da região de porte muito pequeno.

Após a conquista dos Astecas por Cortes no século 16, essa raça foi abandonada. Em 1850, depois de 300 anos, 3 cachorros foram achados em Chihuahua, no México.


Quando Cortes conquistou os Astecas no século 16, os cachorrinhos foram abandonados e deixados pra se virar sozinhos. Cerca de 300 anos depois, em 1850, três cães minúsculos foram encontrados em Chihuahua, no México.

Chihuahua pulando

Origem mexicana

A teoria mais aceita por criados é que a raça surgiu realmente no Novo Mundo, descendente do cão nativo Techichi. Um cachorro muito pequeno utilizado pelos astecas para sacrifícios religiosos.

Os Toltecas, povo pré-colombiano que dominaram o México Central, entre os séculos X e XII, afirmavam que um cachorro vermelho e pequeno guiava as almas até o submundo. Esse povo também se alimentava dos cachorros chamados Techichi, por isso eram bem cuidados pelas famílias e sacerdotes. Os astecas acreditavam que eles tinham poderes místicos, curar doentes, ver o futuro, levar as almas par ao mundo dos mortos.

Após a conquista dos astecas pelos espanhóis no final anos 1500, o cachorro Techichi desapareceu. Por volta dos anos de 1850, o cachorro pequeno de pelo curto, foi encontrado em Chihuahua, no México. Nessa época, americanos que visitavam a região levaram a raça para os Estados Unidos.

A partir de 1890, a raça passou a ser exibida em competições. Em 1904, o chihuahua foi registrado no American Kennel Club. Entre as décadas de 30 a 40, a raça se popularizou. Ela foi associada ao Rei da música latina Xavier Cugat. Ele andava com um chihuahua como companheiro para todos os lados.

A raça teve um crescimento meteórico e ganhou o coração do público. Muitas celebridades são fotografadas com a raça, como Paris Hilton.

Características do Chihuahua

O chihuahua tem estrutura bem forte e compacta. Seu peso varia de 1 a 3kg e sua altura máxima chega a 20cm.

A cabeça é redonda como uma maça. Seu focinho é pontudo e curto. Os olhos são grandes, afastados, escuros, brilhantes e proeminentes. O pescoço é perfilado ligeiramente. O corpo é atarracado e as orelhas são eretas, abertas e grandes.

A cauda é achatada, comprida moderadamente. Quando o cachorro está em ação, a calda costuma ficar alta em curva.

Cor e pelagem

Há dois tipos de pelo do chihuahua:

  • Curto, brilhante, junto ao corpo, textura fina
  • Longo, fino, ondulado, liso, sedoso.

Todas as tonalidades de cores são aceitas pelo chihuahua: preto, dourado, marrom chocolate, branco, entre outras.

 

Personalidade e temperamento do Chihuahua

O chihuahua é muito inteligente, ativo, entusiasmado e alegre. Apesar disso tudo, a raça é muito reservada com estranhos, mas se dá muito bem com outros animais da casa.

Em geral, o chihuahua é muito temperamental, late muito, está sempre alerta e gosta de ser dominante.

A raça é ideal para criar em locais pequenos, como apartamentos. O chihuahua é muito atrevido, leal, e dependente do seu dono. Adora receber muita atenção, chegando a tremer e até fazer xixi de excitação. Além disso, ele é muito encantador e gracioso.

O rosto do chihuahua é muito expressivo, seus olhos grandes demonstram todas as emoções que está sentindo.

Por sua situação dominante, ele precisa ser adestrado desde filhote para controlar sua agressividade.

Pontos positivos e negativos de ter um Chihuahua

Chihuahua na grama

O chihuahua é um cão companheiro, alerto e vive muito tempo. Esse é um dos pontos positivos de ter essa raça. Além disso, ele é muito inteligente, determinado, tenaz, amoroso, divertido e gentil.

Se não adestrado, o chihuahua pode se tornar muito ansioso, desobediente e agressivo. Seu temperamento obstinado e dominante pode causar sérios problemas ao dono se não for treinado.

Saúde e expectativa de vida

O chihuahua é uma das raças mais duradouras de cães. Eles podem viver de 14 a 18 anos.

A raça apresenta poucos problemas de saúde, mas as principais preocupações são:

  • Hidrocefalia
  • Estenose pulmonar
  • Hipoglicemia
  • Luxação da patela
  • Olho seco
  • Moleira
  • Espirro reverso
  • Colapso da traqueia
  • Enchimento das glândulas anais
  • Alterações oftálmicas
  • Dificuldades no parto
  • Problemas na coluna vertebral
  • Obesidade
  • Reumatismo
  • Problemas na coluna vertebral

Como cuidar do cão

Apesar do seu tamanho pequeno, o chihuahua precisa de muitos cuidados. Sua energia alta deve ser gasta com muitos exercícios e treinamento. Ele adora brincar, passear, buscar brinquedos ao ar livre. Mas é importante não deixá-lo fora de casa por muito tempo. Eles são alvos de falcões, coiotes, aves de rapina e outros cachorros.

Apesar da sua situação dominante, o chihuahua é fácil de treinar e é ótimo companheiro, adora ficar próximo das pessoas e não gostam de ficar mais de 2 horas.

Quanto aos pelos, precisam ser escovados regularmente, duas a três vezes por semana com cerdas naturais curtas com pelo curto e uma escova de pino para o que pelo longo. Os banhos podem ser dados a cada dois meses.

Limpe as orelhas uma vez por semana com produtos de limpeza específicos. Remova as lágrimas dos olhos semanalmente. As unhas devem ser cortas uma vez por mês.

Ele odeia o frio. No inverno, use roupinhas no cachorro.

A alimentação recomendada por dia deve ser de ¼ a ½ xícara de raça seca de qualidade por dia.

Preço de um Chihuahua

Apesar de ser um cachorro muito popular, ele é muito caro. O preço dos filhotes de chihuahua custa de 1.200 a 8.000 reais. Os valores vão depender da qualidade da ninhada e pedigree dos pais, avós e bisavós. Além disso, o preço pode variar também de acordo com a localidade.

É fundamental conferir as circunstâncias que os animas são criados nos canis antes de realizar a compras.