Cavalier King Charles Spaniel – Personalidade, Características, Preço!

O Cavalier King Charles Spaniel é uma das raças mais populares e também admiradas na Inglaterra. Isso porque os cães dessa raça são incríveis companheiros e muito fofos.

Então, para saber um pouco mais sobre o Cavalier King Charles Spaniel , continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

História e origem

Cavalier King Charles Spaniel nada mais é do que uma pequena raça de cães que tem sua origem no Reino Unido. Eles descendem de uma raça que era criada pelos reis da dinastia Stuart como cães de companhia.

Chegando ao fim do século XIX, a moda de cães era favorável para raças de focinho curto e os cães da raça spainel inglês passaram a ser cruzados com raças como chin e pug.


No entanto, alguns entusiastas promoveram um movimento para restaurar o padrão da raça, que podia ser visto nas pinturas. Isso quer dizer que os cães deveriam ter um focinho um pouco mais alongado, diferentemente do king charles spainel, que possuía o focinho curto.

Essa ideia ganhou mais forma na década de 20 por causa e um prêmio que foi ofertado por Roswell Eldridge. Algum tempo mais tarde, os cães cavaliers foram separados de seus antecessores, os kings.

O fato é que Cavalier King Charles Spaniel tem um olhar doce e que conquista a todos. Isso sem falar no seu jeito calmo e tolerante.

vários cães da raça Cavalier King Charles Spaniel

Características do Cavalier King Charles Spaniel

No que diz respeito ao aspecto físico, os cães da raça Cavalier King Charles Spaniel são de pequeno porte. Seu peso pode chegar a até 8kg e tamanho de 33 centímetros. A pelagem é bastante vasta e requer bastante cuidados.

Uma peculiaridade encontrada é que os cruzamentos excessivos levou ao surgimento de um aspecto negativo: a maior possibilidade de que desenvolvam cardiopatias genéticas da válvula mitral.

Justamente por isso é que se aconselha a verificação do histórico médico dos antecessores. Isso ajudará a evitar que hajam mais cruzamentos errôneos.

Excluindo esse problema de saúde, o Cavalier King Charles Spaniel é considerado um excelente cão de companhia. Isso graças a sua personalidade que tende a ser bem amigável e calma. Sem falar na sua boa tolerância com crianças e outros animais.

Cor e pelagem

A pelagem do Cavalier King Charles Spaniel é longa e vasta. Por isso, são necessários cuidados constantes para que se mantenha saudável e sem nós.

Os cãezinhos dessa raça podem ser da seguinte forma:

  • Bleinheim: pelo de coloração branca com manchas de cor castanha
  •  Negro e fogo: quando o pelo é predominantemente negro, exceto pelo focinho, patas frontais e sobrancelha, que possuem coloração ruiva.
  • Rubi: toda a pelagem possui uma coloração castanho claro puxando para o ruivo.
  • Tricolor: assim como o nome já diz, essa pelagem possui 3 cores diferentes. Isso quer dizer que o cão terá manchas brancas e pretas pelo corpo e será ruivo nas sobrancelhas.

Comportamento e personalidade do Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles Spaniel, sem dúvidas, é um ideal de cão de estimação. Ele é perfeito para essa posição em diversos aspectos.

Isso porque tende a ser um animalzinho muito dócil, gentil, brincalhão e com gosto por agradar os donos. Além disso, ele comumente é amável com pessoas estranhas e outros animais.

Sua herança spainel aparece quando está ao ar livre, pois adora explorar, caçar, cheirar e descobrir os lugares por onde anda. Justamente por isso é que não é aconselhável que seja solto em lugar aberto.

Mais do que isso, os Cavalier King Charles Spaniel adoram ganhar colo e desfrutar da presença de seus donos. Por isso, é uma raça que não se aconselha ficar sozinha, pois são bastante carentes e apegados, precisando de companhia constante.

Saúde e expectativa de vida

Os cães Cavalier King Charles Spaniel apresentam uma boa saúde. No entanto, a pele olhos e ouvidos merecem uma atenção. Além disso, como já foi dito, ele possui uma propensão ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Essa patologia é mais comum na válvula mitral. Isso causa a deterioração precoce do coração, levando a um quadro de insuficiência cardíaca.

Porém, quando há o cuidado com seu bem estar físico e emocional, juntamente de uma alimentação balanceada, já é possível proporcionar uma vida mais saudável.

As vacinas em dia também são muito importantes, bem como vermífugos e consultas de rotina. O acompanhamento veterinário é fundamental especialmente na 3ª idade.

Já no que diz respeito à expectativa de vida, o Cavalier King Charles Spaniel pode viver entre 9 e 15 anos.

Como cuidar do Cavalier King Charles Spaniel

um cão da raça Cavalier King Charles Spaniel

Como já foi dito anteriormente, a pelagem mais longa exige cuidados constantes. Por isso, o cuidado com a escovação é um dos principais a esse respeito. Uma atenção especial deve ser dada na escovação das orelhas, franja e cauda. Isso porque são mas propensas a nós.

A prática de exercício é necessária diariamente em um nível moderado. Isso pode incluir desde caminhadas até brincadeiras mais ativas.

Um passeio diário é importante, mas sempre na guia pois ele pode acabar se perdendo por causa da sua curiosidade.

Outro ponto importante é a escovação, como já foi dito anteriormente. Ela deve ser regular e dar especial atenção a locais como cauda e orelhas. Isso porque os pelos são mais finos e tem tendência a forma nós. Uma escovação diária é o mais indicado.

Preço do Cavalier King Charles Spaniel

O preço médio de um filhote de cão da raça Cavalier King Charles Spaniel pode variar entre R$ 3.500,00 e R$ 6.500,00.

Um dos pontos que pode levar à variação do preço é o criador ou também as características físicas do animal. Ser macho ou fêmea também influencia no valor, bem como o criador e o histórico familiar e genético do animal.

Obviamente, os melhores criadores possuem os melhores filhotes. Isso porque cuidam melhor da saúde dos reprodutores e cuidam mais do histórico genético.

Vale lembrar ainda que essa não é uma das raças mais populares no Brasil. Por isso, existem poucos criadores da raça. Isso também eleva um pouco o valor.

Vale lembrar também que é muito raro ver um cão dessa raça para adoção. Isso porque a criação do mesmo gera gastos para o criador.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Cavalier King Charles Spaniel, suas características, pelagem e demais detalhes sobre seu desenvolvimento.