Cachorro Não Quer Comer – O que fazer? Como fazer o cachorro comer?

Os cachorros normalmente são gulosos e exagerados na hora de comer. Por isso a angústia é grande quando nossos caninos demonstram dificuldade em comer. É comum que seu pet se alimente várias vezes ao dia e de forma fracionada. Porém quando o cachorro não quer comer é sinal de que algo não está indo bem e é preciso investigar os motivos.

Antes de qualquer decisão, tente observar se o cachorro não quer comer porque não se agradou da ração ou por outros motivos como clima muito quente, situação que faz com que os caninos percam o apetite. Situações como esta ocorrem quando vão comer uma ou duas vezes. Caso ele fique sem comer o dia inteiro ou dias seguidos, as causas poderão ser diversas e você já deverá procurar um especialista para te ajudar no caso.

Se faz necessário que fiquemos atentos a falta de apetite dos nossos bichinhos. Pois elas podem significar que algo muito importante encontras-se em desequilíbrio. Por isso, aqui você aprenderá por que seu cachorro não quer comer e o que fazer numa situação como essa.

Porque meu cachorro não come?

Se seu canino não quer comer absolutamente nada e você nota que ele está desanimado e passa muito tempo durante o dia quieto, pode ser que seu problema esteja relacionado a sua saúde.


Os fatores poderão ser os mais diversos. Por isso você deverá observar se o seu cachorro está tomando bastante líquido. É importante que o canino mantenha-se hidratado adequadamente. Se não conseguir fazer com que tome água e se alimente  deverá levá-lo o mais rapidamente possível ao veterinário. Pois as chances de desidratação são grandes.

Cachorro deitado do lado da vasilha de ração

Algumas situações deixam os caninos bastante estressados e este fator pode vir junto com a perda de apetite. Talvez por isso seu cachorro não queira comer. Alterações de ambiente, como uma mudança de casa por exemplo, perda de um membro da família, não praticar exercícios regulares ou ser submetido a situações que lhes causam medo podem desencadear bastante estresse.

Outras situações podem estar afetando a falta de apetite do canino. Por isso fique atento para identificar por que seu cachorro não quer comer:

  • Problemas com gastrite, refluxo, desequilíbrio hormonal, febre ou doenças orais;
  • Situações diversas decorrentes da idade;
  • Obstrução do aparato digestivo, produto de algo indevido que o animal tenha ingerido ou por um problema congênito do animal;
  • Administração de medicamentos podem afetar o paladar;
  • Possíveis efeitos colaterais por causa da ingestão de medicamentos;

Se a falta de apetite não estiver relacionada a problemas de saúde, físico ou mental então poderá ocorrer um mau hábito que o cachorro pode ter aprendido com você. Caso seu cachorro tenha o hábito de comer entre as refeições ou receber alimentos misturados a ração para melhorar o sabor. Isto quer dizer que você o habituou da maneira errada a comer o que quiser.

Como fazer meu cachorro comer?

Os horários da alimentação precisam ser cuidadosamente respeitados para estimular o hábito saudável da alimentação. Muitas vezes não sentem o desejo de comer por ter comida a sua disposição durante todo o dia. Por isso estipule horários e mantenha este hábito para condicionar seu cão. Assim ele saberá que se não comer naquele momento, só terá comida mais tarde. Caso ele recuse a comer, retire o recipiente de 15 a 20 minutos depois. Só volte a colocá-lo no horário da próxima refeição.

Esta dica é muito importante e pouco seguida. Seu cão deve se alimentar sempre em locais calmos e com distrações como crianças brincando, máquina de lavar funcionando. Ele poderá se entreter com o que está acontecendo ou o pior, ficar irritado e deixar a comida de lado.

Outras situações em que seu cachorro não quer comer podem estar associadas ao fato de que ele não gostou da ração oferecida ou simplesmente enjoou dela. Por isso, você não deve misturá-la com uma nova. Ele poderá não gostar da mesma forma. Para evitar que seu pet enjoe do alimente, teste vários sabores da mesma marca. Assim saberá qual utilizar quando perceber que seu cachorro não quer comer a que você está administrando.

Como fazer o cachorro comer quando está doente?

Uma boa dica, já que conhecemos bem nossos caninos é oferecer alimentos que sabemos que gostam. Use seus alimentos preferidos para estimulá-los a se alimentar. Os cachorros preferem sempre os alimentos macios do que as tradicionais rações fabricadas para eles. Por isso ofereça este tipo de refeição e completem com paciência e carinho para ajudar no processo de estimulação.

Alguns alimentos voltados para os cachorros tem um aroma forte e agradável. Você deve optar por utilizar esses alimentos que irão provocar a salivação do canino e despertar o interesse em devorar a comida. Uma boa dica é dar uma aquecida no alimento. Pois o calor ressalta os aromas e poderá despertar maior interesse.

Dicas de alimentação

Todos sabemos que as visitas ao veterinário são necessárias para manter a boa saúde de seu cão. Mas nada os impede de tentar alguns procedimentos antes, a fim de garantir que seu apetite volte ao normal. Confira a seguir:

Cachorro rejeitando comida

  • Ofereça pedaços de carne magra ou frango. Pois o ajudará a identificar se ele está apenas descontente com a ração ou realmente tem um problema que precisa de atenção médica;
  •  Ofereça alimentos com cheiro agradável;
  •  Alimentos para bebês à base de carne também são bons e fáceis de mastigar caso a boca esteja dolorida;
  •  Tente adicionar água morna ou caldo de frango sem sal em alimentos secos para fazer uma pasta no liquidificador;
  •  Um produto enlatado, próprio para cachorro, com cheiro forte e agradável com alto teor de carne/gordura;
  •  Alguns cachorros podem comer só quando oferecer a comida na mão.

É imprescindível que ofereçamos alimentos específicos ricos em nutrientes para ajudá-los a se recuperar. Isto o ajudará caso seja realmente uma doença física. As proteínas fortalecem as defesas do sistema imunológico. O animal doente tem necessidade de mais proteína justamente por seu corpo está sofrendo com um desgaste significativo.

Gorduras e carboidratos são ótimas fontes de energia para seu cão. Elas devem ser administradas em quantidades certas para dar o nível de energia necessário ao dia a dia do seu cachorro.

Quando procurar ajuda veterinária?

Quando seu canino estiver se recusando a comer por longos períodos, quando ele se mantiver quieto, indisposto, sem vontade de inclusive tomar água, é chegada a hora de conduzi-lo ao veterinário para que ele possa averiguar os motivos que o levaram a esse estado e dar o diagnóstico correto bem como os alimentos ou medicamentos essenciais a melhora do canino.

É necessário que fiquemos atentos para que a pele do cão não se desgastem durante o período em que não estiver se alimentando bem. Se precisou passar por uma cirurgia, teremos que ficar atentos a região para mantê-la sempre limpa e evitar qualquer inflamação que deverá ser tratada por um veterinário o mais rapidamente possível.

Nesse período seu cachorro precisará de bastante cuidado e atenção. Mostre que o ama ajudando-o a se recuperar fisicamente, cuidando dos curativos e dando bastante carinho e amor.