Cachorro Branco – Veja as Principais Raças Para se Ter em Casa!

Um floquinho de neve correndo pela casa, é o que parece um cachorro banco quando ainda é filhotes. Justamente por isso que muitas pessoas ignoram aspectos de pelagem, porte e raça e tudo o que querem é um pet branquinho para chamar de seu. Então, para saber um pouco mais sobre o cachorro branco, suas raças, pelagem e detalhes, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Cachorros brancos de grande porte

Um cachorro branco pode ser de diferentes raças. No entanto, nem todas as raças apresentam exemplares na cor branca.


Pastor Branco Suíço

O pastor Branco Suíço, é um cachorro banco que apresenta uma pelagem média no corpo, com pelos mais curtos nas patas, orelhas e focinho. Sua estrutura é elegante, forte e tende a ser bastante vigilante com a família e seu território.

Não e um cão que tem o costume de latir muito e é inteligente, sendo de fácil adestramento. No entanto, mesmo sendo manso, é indicado que seja adestrado para que não se torne excessivamente dominante.

Eskimo Americano

Outra raça de cachorro branco de grande porte é o Eskimo Americano, que é de origem alemã, embora o nome faça referência ao Alaska ou aos EUA.

Essa é uma raça de cão muito amável e também inteligente. Adora aprender novos comandos e é bastante utilizado em apresentações de habilidades.

Samoieda

cachorro branco no pasto

Essa raça de cachorro branco é excelente para quem quer um companheiro carinhoso, tranquilo e sociável. No entanto, o porte desse cachorro fica entre o médio e o grande.

Ele é muito independente, excelente para guarda e adora passeios ao ar livre. Ideal para quem mora em locais mais afastados e com vegetação, desde que protegido em volta, claro.

Embora possa apresentar outras colorações, 97% dos exemplares da raça são brancos.

Cachorro branco com olho claro e grande porte

Dentro dessa categoria podemos encontrar o poderoso e lindo Husky Siberiano, bem com alguns exemplares de Dálmatas ou Dogues Alemães.

Embora tenha um jeito mais sério, o Husky é muito apegado ao seu dono, lida bem com estranhos, gosta de banho e de uma boa brincadeira.

Já os outros citados são originários de cruzamentos focados na reprodução de espécies atípicas. Muitas vezes a consequência disso são sequelas, como surdez ou visão limitada.

Cachorros brancos de pequeno porte

Agora no que diz respeito aos cachorros de porte pequeno que possuem a cor branca, também temos uma boa variedade. Veja logo a seguir:

West Highland White Terrier

Muito carinhoso e excelente companhia para a família, essa raça de cachorro branco é muito atenta e cabe ao papel de cão de guarda. Isso porque gosta de alertar quando algo não vai bem ao redor.

Ele vive alegre e tem muita disposição para brincar e fazer bagunça com as crianças. Além disso, ele adora passeios ao ar livre e caminhadas.

Maltês

Também de porte pequeno, esse cachorro branco é ágil, muito inteligente e feliz. Ele adora passear, mas é preciso saber conduzí-lo para não ser conduzido por ele.

A sua pelagem é longa e lisa e requer bastante cuidados, especialmente na lavagem e escovação. A hidratação dos pelos também é importante, bem como a apara de certos locais.

Bichon Frisé

Bastante confundida com os Poodles, essa raça de cachorro branco é muito fofa. Isso sem falar em dócil e alegre. No geral, são animais bem ativos, que adoram um passeio e podem acabar ficando agitados se passarem muito tempo dentro e casa.

Cachorros peludos e brancos

Até agora já foi falado sobre cachorro branco de porte pequeno e grande. Dentro essa classificação, temos aqueles que são peludos e ouros que tem o pelo mais curto.

Então, dentre as raças que já falamos até agora, aquelas que podem ser consideradas peludas são as seguintes:

  • Lhasa apso
  • Bichon Frisé
  • Samoieda
  • Husky Siberiano (por causa do seu subpelo)

Cuidados a se ter com cachorro branco

Se você escolheu um cãozinho que tenha a pelagem branca, pode ter certeza que terá que prestar cuidados especiais a ele. Isso porque é difícil voltar de um passeio sem que seja necessário um banho ou uma higienização.

Além disso, é preciso identificar se o cão é apenas branco ou é albino, mas disso falaremos no próximo tópico.

Primeiramente, é preciso atenção às manchas amareladas, visto que essa é uma tendência dos pelos brancos. A principal causa para isso são as secreções naturais do animal, tais como urina, saliva e lágrimas.

Saiba que existem produtos clareadores que devem se utilizado especialmente em raças que apresentam tendência a lacrimejar mais.

Mais do que isso, é importante o uso de shampoos e produtos específicos para pelos brancos. Também é fundamental o uso de produtos hipoalergênicos e com clareadores.

O banho a seco deve ser com carbonato de cálcio, para ajudar a disfarçar bem. Por fim, lave bem as patinhas depois do passeio e seque com secador, cuidando para que não fiquem úmidas.

cachorro branco na grama

Quais as diferenças entre um cão albino e com pelagem branca?

Primeiramente, os cães albinos não produzem melanina. Por isso, a falta de pigmento não ocorre apenas no pelo, mas também nos olhos e nariz. Assim sendo, um cão albino terá o focinho rosado e olhos de cor clara.

Nesse caso, os cuidados necessários são especiais, visto que esses cães são mais frágeis que os demais. Além disso, cães albinos tendem a apresentar problemas de visão.

Sendo assim, é importante fazer visitas de rotina no veterinário. Isso sem falar em uma consulta inicial para descartar problemas decorrentes dessa condição.

Curiosidades sobre cachorro branco

Os cães que não são albinos, apenas branco, possuem melanina, diferentemente dos albinos. Assim, podem ter nariz e olhos pretos ou escuros. Sua pele também não é tão frágil, embora os cuidados sejam importantes.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o cachorro branco, as raças que apresentam essa coloração e as características de cada uma. Aproveite essas informações!