Cachorro Boxer – Preço, Personalidade, Temperamento, Filhote, Cores

O cachorro Boxer divide opiniões em relação a seu extinto. A crença popular é de que ele é um cão agressivo. Mas a verdade é que desde o início do século XX, os criadores alemães dessa raça tentaram suavizar sua personalidade a fim de que o Boxer pudesse se transformar num cão mais adaptável e sociável. Por isso o cachorro boxer é considerado uma das raças mais equilibradas e amorosas entre os caninos.

Mesmo sendo dócil, o cachorro Boxer é bastante procurado por quem deseja ter animais que protejam suas casas e o veem como cão de guarda. A questão é que são bastante inteligentes e contam com o porte e a destreza necessários para defender seus donos, então acabam sim sendo excelentes cães de guarda.

O cachorro Boxer se movimenta com energia e bastante equilíbrio, pois possui uma musculatura forte e bem desenvolvida. Toda essa aparência o faz ser cada vez mais procurado para proteger propriedades e seus donos.

Se é o cachorro Boxer que você deseja ter em sua casa, acompanhe esse post e conheça um pouco mais sobre essa raça que encanta tanta gente.


Origem e história

O boxer vem das linhagens Danzinger Bullenbeisser e Brabenter Bullenbeisser. Esses cães eram utilizados por caçadores para prender grandes animais selvagens como javalis e pequenos ursos por exemplo. Ambos não existem mais. No fim do século XIX com o cruzamento do Buldog Inglês e o Barbant Bellenbeisser surgiu uma nova raça com características elegantes e homogêneas.

Filhote de Cachorro Boxer

Na cidade de Munich na Inglaterra os cachorros Boxers foram utilizados em exposições e os criadores pensando em lucrar com os caninos fizeram cruzamentos com Bulldogs. Os primeiros caninos advindos deste cruzamento surgiram a partir de 1890. Foi neste período que um cachorro Boxer de Munich foi acasalado com um Bulldog branco. O resultado foram caninos com queixo desenvolvido, orelhas altas e ossos fortes.

A correta seleção e método utilizado por criadores do cachorro Boxer para cruzamentos perfeitos, permitiu desde as últimas décadas, resultados esplêndidos da raça e nos presenteou com cachorros Boxer lindos, singulares e excelentes cães de guarda e de companhia.

Características do Boxer

O cachorro Boxer é bastante corajoso, perseverante e determinado. Com essas características já dá para entender porque são tão requisitados para serem cães de proteção. Este é um cão inteligente e engenhoso. Mas também dócil, bem humorado, facilmente treinável, adaptável e orientado para o convício com a família.

Tantas características o fazem ser tão procurado para exercer seu lugar na família. É um cão de guarda, mas tem caráter doce, por isso são extremamente apegados ao lar.

É uma excelente companhia tanto para crianças quanto para idosos. Possui um comportamento respeitoso e muito obediente. Seu instinto raramente falha, por isso poderá gostar ou desagradar de uma pessoa ao chegar perto. Com isso, não aceita a todos como seu melhor amigo. Se ele rosnar ou se afastar de uma pessoa fique atento, pois este é o alerta de que algo não está certo.

O cachorro Boxer está em 83 no ranking dos caninos mais espertos. É um cão que necessita praticar exercícios físicos e se você tiver disposto a embarcar nessa com ele tanto faz o ambiente em que ele vá morar. Poderá ser em casa ou apartamento. Mas não se pode negar que sua natureza é livre e portanto são mais felizes em ambientes amplos e abertos.

Este cachorro tem o porte de médio a grande, pouca gordura corporal e músculos bem definidos. Seus olhos podem ter a cor amendoada ou marrom bem escura e focinho largo. Suas orelhas são longas e baixa.

Os machos da raça medem entre 56 a 62 centímetros de altura e podem pesar em média 35 quilos enquanto que as fêmeas medem entre 52 a 58 centímetros de altura e pesam até 26 quilos. Possuem pelagem curta e brilhante e não requerem grandes cuidados além dos básicos com escovação constante e banhos regulares.

Cor e pelagem do Boxer

A pelagem do cachorro Boxer é curta, reluzente, muito aderente, amarela e até tigrada.  A cor da pelagem vai desde o fulvo que pode ser dourado em diversas tonalidades, desde o amarelo claro ao vermelho escuro ou o tigrado.

Comportamento e personalidade

O cachorro Boxer é brincalhão, exuberante, curioso, expressivo, devotado e extrovertido. É excelente para uma família que tem características ativas. Ele pode ser teimoso as vezes, mas responderá bem aos seus comandos e também não terá problemas de convívio com outros animais em casa.

Este cão é excelente para fazer companhia e é muito agradável e inteligente. Mas mantem-se pronto para o ataque sempre que há a necessidade. Se apega facilmente aos donos e as crianças da casa e desconfia fácil de estranhos. Por isso precisa de um certo tempo até o indivíduo não se tornar mais um estranho para ele.

Por ser bem alegre, sente dificuldade em permanecer parado por longos períodos. Gosta de se divertir, pular, brincar, cuidar da família; energia não lhe falta!

Quanto mais seus tutores dedicarem tempo para propor brincadeiras divertidas para o cachorro Boxer, mais felizes e saudáveis eles ficarão. Afinal, tanta energia assim não poderá ficar acumulada não é mesmo?

Sua inteligência permite que aprenda rapidamente e responda a comandos sem dificuldades. Por isso também é tão requistado como cão de segurança e defesa.

Saúde e expectativa de vidaFoto do cachorro Boxer

Um problema comum aos cachorros Boxers é a torção gástrica ou simplesmente torção no estômago. Ela ocorre quando há ingestão exagerada e rápida de alimentos e líquidos. Esta complicação pode levar o canino a morte em poucas horas, e muitas vezes, mesmo sendo levado ao veterinário rapidamente, não têm garantias de sobrevivência.

Esses caninos também poderão desenvolver cardiomiopatia, SAS, displasia de quadril, tumores, degeneração do disco invertebral, erosão da córnea e colite. A ida regular ao veterinário para fazer exames de coração e quadril são recomendados aos donos.

Os cachorros Boxers são sensíveis ao calor e a anestesia por serem braquicefálicos. Além disto os Boxers brancos podem desenvolver facilmente a surdez.

A expectativa de um cachorro Boxer é de 8 a 10 anos.

Como cuidar de um Boxer

Não são exagerados os cuidados de quem pretende ter um cachorro Boxer. Mas deverá dedicar tempo para deixá-lo praticar atividade física diariamente. Ele gosta bastante de correr, mas ficará extremamente feliz se fizer longas caminhadas. Evite mantê-lo em locais quentes, ele raramente sente-se bem em ambientes assim. Adora ficar em casa, então se seu quintal for grande ele não irá reclamar. Alguns roncam, mas nada que incomode. Para o pedo só é necessário escová-lo de vez em quando para remoção dos pelos mortos.

Preço do Boxer

Dependendo da linhagem dos pais, se são campeões nacionais ou internacionais… o preço poderá variar. Você poderá encontrá-lo entre R$ 1600 e R$ 3500.