Burriler – Características, Temperamento, Preço, Fotos

Extremamente inteligente e conhecido como uma das raças que melhor auxiliam no pastoreio do gado: este é o Burriler. A raça de cães australiana também é chamada de Heeler ou pelo seu nome em inglês: Australian Cattle Dog.

Os cachorros possuem excelente faro e devido a isso tem ajudado ainda com busca e resgate em diversos países como, por exemplo, no Brasil. Outros países tem treinado os cães para auxiliar policiais na descoberta de drogas e também de explosivos.

História e origem da raça

A raça é um resultado de diferentes cruzamentos e foi desenvolvida por ingleses no século XIX durante a migração para a Austrália.

Criada exclusivamente para trabalhar junto aos donos com o rebanho do gado nos ranchos. Esse cruzamento visou uma raça capaz de se adaptar as fortes temperaturas do país.


Sua origem tem como antepassados cachorros de raças europeias como, por exemplo, o Collie Escocês e cachorros selvagens  australianos como os Dingos.

Ainda na formação da raça do Burriler, outras raças como, por exemplo, o Kelpie, o Dálmata e o Bull Terrier foram também inseridos nos cruzamentos.

Raça de cachorro Burriler

Principais características do Burriler

Sensível ao comportamento humano, o Burriler é muito ativo e necessita de atividades físicas. Isto deixa o seu tempo ocupado e pouco ocioso.

É um cachorro companheiro, protetor, fiel e muito apegado e obediente ao seu dono. Tem a capacidade de percorrer longas distâncias e sua agilidade, inteligência e cão de guarda são fortes características da raça canina.

São cães muito fortes com porte médio e musculatura bem desenvolvida. Os machos costumam medir entre 43 e 48 cm e as fêmeas entre 43 e 45 cm. Seu peso varia entre 15 a 25 kg.

São animais com expectativa de vida entre 10 a 15 anos. Ou seja, de grande longevidade e vista como uma das que chegam a durar mais tempo entre as raças caninas.

Tem um peito largo e suas costelas são arqueadas, características físicas de uma raça vista como atlética. É capaz de trabalhar sob sol forte sem se cansar, pois a raça é adaptada para características climáticas quentes.

Tem um latido muito diferente e algumas pessoas costumam comparar com o pio de uma coruja.

Comportamento e temperamento do cachorro Burriler

Possui um temperamento calmo e sociável, mas se sente incomodado quando percebe que seu dono está em uma situação de risco. É uma raça que apresenta uma certa desconfiança com pessoas estranhas, mas é um animal fácil para treinamento. Sempre atento, a raça canina também é vista como corajosa e habilidosa, sendo apegados as crianças de seu convívio.

Como o Burriler foi desenvolvido para o pastoreio de rebanho, ele tem em seu instinto a força e a rapidez podendo desenvolver tendência para morder. Por isso, a necessidade de treinamento desde filhote para evitar que ele entre em conflito com pessoas, outros animais ou objetos que não devem ser mordidos.

Boiadeiro Australiano filhote

São cães que necessitam de espaço para gastar suas energias diariamente e realizar suas atividades físicas. Não é um cachorro que deve ser criado dentro de casa. Também não devem ser mantidos presos ou criados em apartamentos. O ideal é um quintal espaçoso em que ele possa se exercitar.

Saúde do cão

Vista como uma raça muito saudável, o Burriler pode apresentar alguns problemas de saúde. Atenção especial para os olhos que podem desenvolver atrofia progressiva da retina. Outras situações que exigem atenção estão ligadas a uma possível surdez congênita  e, ainda, luxação de patela. São problemas vistos como genéticos, ou seja, podem ser evitados observando os pais durante a escolha do filhote.

Pelagem e cor do Burriler

O Burriler possui um pelo curto e liso, duro e impermeável, visto como denso. Sua coloração varia entre a cor azul e vermelha, mas os filhotes nascem com a cor branca, herança de um dos seus antepassados: os dálmatas.

Alguns filhotes ainda apresentam algumas pintas pretas em seu peito. A variedade de cores apresenta uma distribuição de padrões em seu corpo, em especial na sua face. É recomendada uma escovação semanal para a manutenção do seu pelo.

Preço do cachorro Burriler

O preço de um filhote da raça Burriler varia de localidade e claro de criador. Porém o preço médio costuma ser variar de R$ 2500 a 4000 reais.