Bullmastiff – Características e Personalidade, Como Cuidar? Preço

Muito indicados como cães de guarda, os cães da raça Bullmastiff são uma mistura de dotes do mastiff com alguns cães de grande porte de outras raças. É uma raça muito apreciada no mundo. É um cão muito fiel. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa raça tão dócil, os cuidados que eles exigem, bem como as principais doenças que podem acometê-los.

História e origem

Os cães da raça Bullmastiff originaram-se no Reino Unido. Atualmente, eles podem ser encontrados em muitas partes do mundo. Desde o século XVIII eles já existiam. A raça surgiu devido a criação entre o cruzamento entre os cães da raça Buldogue inglês e Mastiff inglês.

A origem desses cães na época da sua criação está ligada com a demanda de um animal que fosse capaz de ajuda a proteger a casa. Os cães daquela época

Características do Bullmastiff

Os machos da raça Bullmastiff podem atingir de 64 a 69 cm de altura. E podem pesar de 45 a 54 kg. A altura das fêmeas varia entre 61 e 66 cm. E o peso das fêmeas fica entre 41 e 50 kg. Alguns cães dessa raça podem ficar muito maiores que esse tamanho.


Embora essa raça conviva muito bem com as crianças, é preciso tomar cuidado, pois o peso e o tamanho deles pode machucar a criança durante as brincadeiras.Foto de um Bullmastiff

Possui a marcha poderosa e suave ao mesmo tempo. Seu focinho é curto, sua mandíbula larga, de olhos escuros e de tamanho médio. Uma característica típica da raça é a máscara preta que apresenta, assim como os contornos escuros dos olhos.

Temperamento e personalidade do Bullmastiff

Os cães da raça Bullmastiff são bem tranquilos, fortes, gentis e afetuosos. Mas, caso se sinta ameaçado, ele se torna um cão destemido. No entanto, aos invés de ferir o invasor, ele prefere prendê-lo. Não é a raça mais indicada para pessoas tímidas ou mais frágeis. É um cão companheiro e de guarda.

Porém, para manter o bom temperamento do Bullmastiff, é importante estimular essa atitude desde pequeno, ainda filhote. A maneira como se cria um cachorro Bullmastiff determina como ele será na fase adulta. Quando eles vivem em um ambiente tranquilo, onde ele sente o afeto das pessoas, ele se sente como parte da família.

Normalmente, ele se relaciona muito bem com as crianças. Mas é bem teimoso, dificilmente alguém consegue motivá-lo a fazer algo que não queira. Também se relaciona bem com demais animais de casa e com outros cães.

Os cães da raça Bullmastiff, quando criados em um ambiente dócil, com uma convivência afetuosa, podem se adaptar bem vivendo em ambientes menores, como apartamento.

Cor e pelagem

A cor de seu pelo pode ser tigrada, castanho ou vermelho. Sua pelagem é macia e densa. Ele solta muito pelo. No entanto, não necessita de tosa. Mas é importante escovar constantemente.

Saúde e expectativa de vida

A expectativa de vida desses cães gira em torno de 8 a 10 anos. É recomendado que sejam feitos exames nos cotovelos, no quadril e nos olhos. Esses cães possuem tendência à obesidade, por isso precisam se exercitar sempre.

Não é recomendado dar banho nesses cães, pois pode alterar de forma grave o pH da sua pele e causar dermatites. Para higienizá-lo, basta uma escovação com de duas a três vezes na semana, usando uma luva de borracha.

Problemas comuns

Os problemas mais comuns a essa raça são displasia da anca, hipotireoidismo, displasia do cotovelo, entrópio, cistinúria, estenose subaórtica, cistinúria, câncer, problemas de pele e ligamento cruzado anterior rompido cruciate. Quando alcançarem uma idade mais avançada, eles podem ter torção de estômago e displasia coxofemural.

Como cuidar do cão?Foto de Bullmastiff filhote

Um dos principais cuidados e que começa logo cedo na vida do animal são as vacinas. É importante tomar toda as que forem recomendadas pelo veterinário.

Para manter a forma, esses cães precisam praticar execícios físicos diariamente, pois são muito grandes. Precisa também ter uma cama bem confortável, algum espaço para que possa se esticar. É fácil agradá-lo com longas caminhadas. Eles precisam de muito amor e carinho. Podem roncar e babar. Deve viver sempre dentro de casa e não se adapta bem em climas quentes.

Ele deve fazer duas refeições diárias, e alimentos ricos em nutrientes, como proteínas, ferro e etc. Os filhotes podem fazer três refeições diárias. Mas é preciso cuidar para que façam exercícios físicos, pois eles têm tendência a ficar obesos. É sempre recomendado procurar um veterinário para saber ao certo como cuidar da alimentação do seu cão.

Preço do Bullmastiff

Os preços dos cães da raça Bullmastiff podem variar muito dependendo da sua ninhada, da qualidade de seus pais e avós. O preço pode variar entre R$ 2.500,00 e R$ 4.500,00. Os cães vendidos em sites podem ter uma qualidade duvidosa, e não serem de uma raça pura. O ideal é comprar o seu exemplar de um canil credenciado e confiável.