Bulldog Francês – Características, Personalidade, Cor, Pelagem e Preço!

O bulldog francês é considerado um cachorro pequeno gigante. Mesmo com seu tamanho reduzido, sua estrutura é muito robusta, musculosa, forte e encorpada.

Por conta dessa estrutura e das grandes orelhas, o bulldog francês é conhecido como cão-porquinho e cão-morcego.


Pode não ser aquele cachorro belo à primeira vista, mas raça tem a sua beleza exótica e atraente para muitos. Ele é considerado uma das melhores raças de companhia no mundo.

Origem e história

O bulldog francês tem sua origem na cidade de Nottingham, na Inglaterra. Mais leve e menor do que o bulldog inglês, essa raça foi desenvolvida por artesãos e operários ingleses têxteis. O buldogue francês é um cruzamento de vários cachorros caçadores de ratos como Dogues, Carlins com o bulldog inglês.

Na época, esses criadores começaram a chamar a raça de buldogue toy. Com a imigração desses artesões para França, a raça ficou muito apreciada por mercadores de vinho, comerciantes, açougueiros, cocheiros, pois caçava ratos. Em 1800, a raça ganhou o aspecto atual e passou a ser chamada de bulldog francês e se tornou-se favorito de burgueses, artistas e classe operária de Paris.

Um grande artista da época, Degas Toulouse-Lautrec, usou o Bulldog francês como modelo em uma das suas pinturas, tornando a raça muito popular na Inglaterra também.

A criação da raça é atribuída para três países: França, Inglaterra e EUA. Em 1885, foi realizado o primeiro registro da raça. Em 1888, surgiu o primeiro clube do bulldog francês em Paris, o Clube Marcel Roger. Já nos EUA, o Westminster Kennel Club Show exibiu uma exposição de cachorros somente da raça bulldog francês, em 1896.

A partir daí, a raça ganhou popularidade e atraiu espectadores ricos. A partir de 1913, a aquisição de bulldog francês disparou entre alta sociedade.

A raça é apelidada de “frenchie”, até os dias atuais.

bulldog francês

Característica do Bulldog Francês

O bulldog francês, ou simplesmente frenchie, possui uma estrutura sólida e compacta. Sua cabeça é forte, larga, enrugada e quadrada. Os olhos são escuros, salientes, arrendodados e sempre em alerta. O focinho apresenta as narinas abertas.

O pescoço é curto e apertado. As orelhas são bem eretas. Os membros anteriores são curtos e espessos, já os posteriores são bem musculosos e compridos. A cauda é muito curta e colada às nádegas.

O peso do bulldog francês varia de 8 a 14kg, já sua altura está entre 29 a 35cm.

Cores e pelagem

O pelo do bulldog francês é brilhante, macio e curto. As principais cores da pelagem do bulldog francês são:

  • Tigrado
  • Fulvo médio (marrom avermelhado)
  • Tigrado claro (dourado)
  • Fulvo escuro (creme ou café com leite)
  • Tigrado escuro com mancha branca
  • Fulvo escuro com mancha pequena branca
  • Tigrado e branco
  • Fulvo com branco predominante
  • Tigrado com branco predominante
  • Fulvo e branco

Cores com cinza, azul, preto com marrom não são reconhecidas no padrão da raça.

Vantagens e desvantagens de ter um Bulldog Francês

O Bulldog francês é um cachorro muito brincalhão e dócil. No entanto, há vantagens e desvantagens em ter um bulldog francês.

Vantagens:

  • Late muito pouco
  • Cachorro de companhia, está sempre ao lado do dono
  • Calmo
  • Sociável com estranhos
  • Se adapta a ambientes pequenos

Desvantagens:

  • Ronca alto
  • Tem muito problemas de pele
  • É caro
  • Tem dificuldade em respirar por conta do focinho achatado
  • Não suporta temperatura muito elevada

Temperamento e personalidade do Bulldog Francês

O Bulldog francês esbanja muito amor e companheirismo ao seu dono. É um cachorro ideal de companhia. Ele é divertido, simpático, dócil, animado, brincalhão, tranquilo e inteligente. A raça adora brinca e gastar energia correndo, mas em geral, costuma ser sossegada e tranquila. Adora ficar relaxado no sofá.

Ele gosta de receber as pessoas de forma carinhosa e alegre, inclusive estranhos, abanando o rabo. É muito simpático e festivo com outros animais. O bulldog francês ama crianças e está sempre pronto para brincar e se divertir com elas.

Geralmente, a raça não late muito, apenas na presença de algo bem estranho ou de pessoas que ele nunca viu. O latido é rouco e baixo e não chega a incomodar.

A raça é fácil de adestrar e treinar, mas precisa de alguém paciente e firme. Por ter uma natureza muito brincalhão e bem-humorada, ele costuma fazer muitas travessuras.

bulldog no fundo branco

Saúde e expectativa de vida

O bulldog francês é uma raça com propensão à alguns problemas de saúde, que podem custar muito caro. As principais doenças que podem acometer a ração são:

  • Protusão da glândula da terceira pálpebra ou glândula de Harder
  • Problemas de pele
  • Superaquecimento, por conta da dificuldade de respirar e resfriar
  • Problemas oculares

Além disso, as fêmeas precisam parir seus filhotes via cesariana. Isso se deve por conta do tamanho da cabeça que não passa nos quadris estreitos da raça. Partos normais são raríssimos.

A expectativa de vida da raça varia de 9 a 12 anos.

O que saber antes de comprar um Bulldog

Para quem deseja comprar um bulldog francês, precisa saber antes de algumas dicas e curiosidades:

  • Seu valor é caro, pois atualmente, é considerada a raça de cães mais desejada no mundo.
  • Os principais barulhos e tendências que a raça faz é grunhir, roncar, babar, bufar e soltar flatulência.
  • O bulldog francês não é um bom nadador, por isso é importante evitar tanques, lagos, piscinas, poços.
  •  A raça tem queda mínima de pelo durante o ano
  • Se ficar muito tempo sozinho em casa, pode ficar deprimido e começar a destruir o local.
  • Muitas celebridades nacionais e internacionais possuem um bulldog francês, entre les estão: Lady Gaga, Padre Fábio de Melo, Leonardo DiCaprio, Preta Gil, Reese Witherspoon, Dwayne “The Rock” Johnson, David e Victoria Beckham

Bulldog Francês brincando

Cuidados a se tomar

O bulldog francês não pode ficar exposto a locais de muito calor. Ele vai viver a maior parte do tempo dentro de casa.

A raça perde muito pouco pelo durante todo ano, mas é importante escovar pelo menos uma vez por semana. É preciso fazer uma limpeza frequente nas rugas com soro fisiológico e gazes, para evitar problemas de pele e infecções bacterianas.

O banho deve ser dado mensalmente, com shampoo próprio. Tome cuidado com as dobras. Elas precisam ser enxutas por completo.

Em geral, o bulldog francês tem o péssimo hábito de mastigar objetos. Isso geralmente acontece, quando a raça fica muito tempo só, sem os donos ou algum brinquedo para se estimular.

As unhas devem ser aparadas pelo menos uma vez por mês. As orelhas precisam ser limpas com pano úmido com óleo mineral. Aplique também o óleo no focinho para evitar ressecamento.

Quando adulto, o bulldog francês é um cachorro muito calmo, mas precisa se exercitar para evitar problemas de obesidade. A alimentação precisa ser balanceada, de 105gr a 160gr diárias de ração seca.

Qualquer sinal de escamação ou vermelhidão na pele, é preciso levar o animal no veterinário.

Preço do filhote do Bulldog Francês

O valor do bulldog francês varia de 2.500 a 8.000 reais. Os preços variam levando em consideração a proveniência do animal, localização do canil, certificado do pedigree e local de entrega no Brasil ou no exterior.

É importante que o comprador verifique o canil, onde deseja comprar o filhote. O canil para o bulldog francês deve ser especializado na raça, com suporte veterinário e assistência pós-venda. Além disso, o animal deve ser entregue vermifugado, vacinado e microchipado.