Buldogue Inglês – Tudo Sobre a Raça, Vantagens e Desvantagens!

No Brasil, cada vez mais tem crescido o amor das pessoas por essa raça. O buldogue inglês tem conquistado muitos fãs por ser um cachorro corajoso e dócil. Além disso ele adora crianças, vive bem em locais pequenos, demanda poucos cuidados e não necessita de muito exercício.

História e origem do buldogue inglês

O Bulldog ou Buldogue inglês tem sua origem no século 13 na Inglaterra. Durante a Idade Média, os ingleses organizavam o esporte bull-baiting (lutas com cachorros e touros).

Os cães deveriam enfurecer e atacar os touros, principalmente pelo nariz. Além do entretenimento, acreditava-se que a carne do touro  se tornava mais saborosa, quando ele era provocado, momento antes do abate.

Em 1985, essa luta foi considerada pelo Parlamento britânico, ilegal. As lutas acabaram por definitivo ao final do século XIX. Durante esse período a raça buldogue inglês quase foi extinta. Naquela época, os buldogues não eram companheiros dóceis e carinhosos.


No entanto, a raça tinha muito admiradores e conseguiram salvar as espécies menos ferozes. Com o passar do tempo, a raça evoluiu e o buldogue se tornou um cachorro muito amável e divertido. Toda essa reestruturação foi fruto da paciência e da dedicação de criadores. A partir de 1860, os novos buldogues participaram da primeira exposição em Birmingham, Inglaterra.

Hoje, o buldogue é um cachorro amoroso, leal e muito companheiro. Essa personalidade contrasta com sua aparência carrancuda. É um verdadeiro triunfo da habilidade do homem em reabilitar uma raça canina.

Características do buldogue inglêsFilhotes de Buldogue inglês

O buldogue inglês é um cachorro compacto e robusto. A sua cabeça é grande em relação ao corpo e a pele é enrugada e solta. As pernas são fortes, curtas e musculosas.

A altura média do macho varia entre 30 a 38cm e o seu peso de 24 e 25kg. Já a fêmea pesa uns dois 2kg a menos.

Os lábios são pingentes e grossos e o focinho é largo e curto. Sua marca registrada é o lábio superior caído, mandíbula para frente, em que os dentes inferiores ficam mais expostos. A mandíbula do buldogue é extremamente forte e grande, pois serve para segurar e travar o oponente.

Sua expectativa de vida varia entre 8 a 12 anos. Em geral, os machos são mais carinhosos é dóceis que as fêmeas.

Cor e pelagem

O pelo do buldogue inglês é grosso, sólido, reto e curto. Sua pelagem pode ter as seguintes cores: branco, rajado vermelho, tigrado, creme, amarelo pálido, preto sólido, vermelho sólido e malhado (duas ou mais cores ou manchas grandes).

Quando bem tratados, os pelos são brilhantes e tem textura lisa e fina.

Temperamento e personalidade do buldogue inglês

Antes cão de caça e combate, o buldogue inglês foi a raça que mais se transformou, tanto no comportamento, quanto no temperamento. Apesar da aparência brava, o buldogue inglês é brincalhão, teimoso, sensível, bom caráter, dócil, calmo, simpático e muito atencioso. Ele adora crianças, ficar deitado no sofá e ficar perto de toda família.

É muito observador, está sempre atento ao que acontece à sua volta e vigilante e corajoso com estranhos. Hoje, a raça não suporta a brutalidade e precisa de muito amor de seus donos.

Raramente, eles latem, mas são barulhentos e fazem arrotos e ronco altos. Em geral, o buldogue inglês se dá bem com outros animais de estimação como pássaros e gatos. No entanto, ele pode ter algum atrito com outros cachorros. Como são muito corajosos, nunca fogem de uma briga.

A raça precisa de atenção. Às vezes, tudo que eles querem e receber carinho e tirar um cochilo no colo dos seus donos. Sua lealdade com seus donos faz com que eles prefiram ficar dentro de casa a ficar no quintal ou jardim.

Em relação ao adestramento, a raça é um pouco teimosa e difícil de aprender comandos. É um dos cachorros mais difíceis de adestrar, educar e ensinar. É preciso ter muita liderança e estabelecer limites e regras claras.

Saúde do cão

Por conta da sua estrutura óssea e muscular, infelizmente, o buldogue inglês apresenta problemas respiratórios e na articulação.

Além disso, a raça tem tendência a obesidade. É importante fazer exercícios, como caminhadas brandas e uma dieta balanceada.

O buldogue inglês é propenso a sofrer com assaduras e dermatites. É fundamental limpar as dobras da pele com água e sabão neutro para evitar esses problemas. A raça precisa viver num lugar arejado, fresco e limpo.

As principais anomalias são congênitas e hereditárias como displasia de quadril, obstrução das narinas, claudicação nas pernas dianteiras, entre outras. Por conta da displasia de quadril, os partos nas cadelas precisam ser realizados por meio de cirurgias cesarianas. Os partos normais são extremamente raros nessa raça.

Buldogue Ingles personalidade

Como cuidar do buldogue

O buldogue inglês não suporta temperaturas mais elevadas nem tempo úmido. Para evitar os problemas de pele, ele deve evitar a exposição ao calor.

Como são muito preguiçosos e calmos, eles precisam fazer exercícios todos os dias, pelo menos por 15 minutos, para evitar a obesidade. Uma caminhada ou uma brincadeira de jogar bolas, já são o suficiente para o nível de energia deles.

O buldogue inglês é um mordedor voraz e incorrigível. É fundamental comprar brinquedos de mastigação para que ele se mantenha ocupado.

Os principais cuidados com a raça são com a pele. Os olhos e as dobras do rosto e ao redor da cauda precisam ser limpos diariamente com pano úmido. A escovação do pelo deve ser feita uma vez por semana com escova de cerda firme. O nariz deve ser lavado diariamente e aplicado vaselina para manter a pele da região macia.

As unhas devem ser cortadas pelo menos, uma vez por mês. Os dentes devem escovados, no mínimo três vezes por semana para remover bactérias e tártaro.

É muito importante que os donos fiquem atento se há erupções cutâneas, feridas, vermelhidão na pele, focinho, olhos, boca, patas e nos ouvidos.

Como a raça tem tendência a obesidade, é recomendada a quantidade diária de ½ a 2 xícaras de ração por dia, dividida em duas refeições. É essencial a que a ração seja de alta qualidade, com mínimo de conservantes possíveis.

Preço do buldogue inglês

O preço de um buldogue inglês varia entre R$ 1.500,00 à R$ 4.000,00. Os valores vão depender da localização do canil, pedigree dos animais, entre outros fatores.

Antes de comprar um buldogue inglês saiba disto:

Quem deseja ter um buldogue inglês precisa saber de algumas curiosidades:

  • O Buldogue inglês tem muita flatulência.
  • O Buldogue inglês não suporta extremas temperaturas.
  • O Buldogue inglês não consegue nadar por conta da cabeça grande e pernas e dorso curtos.
  • O Buldogue inglês se apega à uma única pessoa na casa e o elege como seu dono.
  • O Buldogue inglês é apaixonado e louco por crianças.
  • O Buldogue inglês se adapta à vários ambientes, de apartamentos a casas no campo, de forma rápida e fácil.
  • O Buldogue inglês são muito preguiçosos, mas precisam se exercitar para evitar a obesidade.
  • O Buldogue inglês quase não late.

Fico interessado em ter esse pet de estimação?