Buldogue Francês – Características, Personalidade, Cores e Preço!

Não existem dúvidas de que o Buldogue Francês é uma raça de cão que encanta a todos com seu jeito espontâneo e animado. Isso vale especialmente para os fãs de cachorrinhos da cara amassada.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre essa raça de cachorros, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele. Vamos lá?!

Origem e história

Também denominado Frenchie, o Buldogue Francês tem suas origens em, pelo menos, 3 países distintos. Esses países são a Inglaterra, EUA e, claro, França.

Isso porque a Inglaterra ajudou na base da formação da raça Buldogue. Já os criadores da França realizaram a transformação deles em um tipo distinto. Os criadores americanos, pro sua vez, foram os precursores na exigência das famosas orelhinhas de morcego.


Atualmente, o cães da raça Buldogue Francês são ótimos cães de companhia. O seu temperamento espontâneo e sua carinha amassada e doce divertem as pessoas e conquistam quem os vê.

Características do Buldogue Francês

Existem diversas características que podem ser determinantes para um Buldogue Frances. A primeira delas é a cabeça, que tende a ser larga, com forma quadrada e forte. Os maxilares são largos, potentes e há uma proeminência moderada do maxilar inferior.

Já os olhos são bem redondos e grandes, normalmente escuros e um pouco salientes. A cor das bordas da pálpebra é preta. As orelhinhas parecem de morcego. Elas são largas na base, retas e arredondadas nas pontas.

O corpo é bastante musculoso, o pescoço é curto e não tem papada. O peito é forte, o dorso é largo e as costelas são em forma de barril.

Os membros, por sua vez, tendem a ser espessos e curtos, embora os posteriores sejam um pouco mais longos. As patas são arredondadas e levemente viradas para fora.

um Buldogue Francês deitado

Cor e pelagem do Buldogue Francês

A pelagem de um Buldogue Francês ainda é objeto de muitos debates. Isso porque o padrão da raça ainda não é muito específico podendo abrir margem para interpretações.

No entanto, de uma forma bastante simples, a pelagem pode ser descrita como Fulvo. Nela existe uma grande variedade e tons que são possíveis.

Dessa forma, a pelagem fulvo pode apresentar variações que vão desde um tom vermelho vivo até um dourado ou café com leite quase creme.

Além disso, há diferença também nas marcações. Elas podem variar desde um pied, que é quando há marcações tigradas com fulvo em fundo branco, até um tigrado, que são as listas pretas um fundo fulvo.

Pode haver ainda o de máscara negra, que possui o corpo em uma tonalidade e a cara predominantemente preta, sendo que essa cor pode se estender até o dorso.

O fato é que são infinitas e variadas possibilidades de pelagem, o que faz com que haja muita discussão sobre o que é aceito ou não.

Isso vale para cores como o cinza, o azul, o marrom com preto e outras. Elas não são reconhecidas como um padrão para a raça, podendo até desclassificar o animal em uma competição.

Personalidade e temperamento

De uma forma geral, o Buldogue Francês é um cão bastante corajoso, ativo e com muita energia, apesar de ter o seu focinho achatado (braquicefálico).

Além disso, ele tende a ser bastante carinhoso, afetuoso, sensível e possui uma natureza muito agradável. Por isso é que essa é uma raça que precisa de muito afeto e atenção.

O Buldogue Frances é excelente para casa com crianças, visto que é bastante meigo. No entanto, ele pode apresentar um comportamento mais agressivo com outros cachorras, embora esse aspecto do comportamento venha melhorando.

Vale a dica de que o Buldogue Francês deve ser educado e condicionado desde cedo. Essa educação tem que ser firme, mas ao mesmo tempo carinhosa e persuasiva.

 

Pós e contras de se ter um Buldogue Francês

Como não poderia ser diferente, cada raça possui a sua peculiaridade. Dessa forma, apresenta também uma série de prós e contras. Então, vamos conhecer as vantagens e desvantagens de se ter Buldogue Francês:

um Buldogue Francês deitado

Vantagens:

  • É um cão muito companheiro
  • É bastante brincalhão
  • Late pouco
  • É bonito
  • É um cão de pequeno porte
  • É manso
  • Tem um bom relacionamento com crianças
  • É facilmente adestrado
  • É fácil de cuidar

Agora, vamos conhecer os contras de se ter um Buldogue Francês:

  • Tende a ser um cão bastante teimoso
  • Apresenta bastante problemas de pele
  • Dependendo da linhagem, pode ser difícil de adestrar
  • Ele ronca
  • Pode ser altamente ativo
  • Pode ser bruto nas brincadeiras
  • Pode ser difícil de cuidar pela teimosia e problemas de pele

Saúde e expectativa de vida

O Buldogue Francês não exige exercícios frequentes como outras raças. No entanto, não gosta de climas úmidos ou muito quentes. A maioria deles também não sabe nadar e não é recomendável que fiquem na rua pois são cães que devem ser criados dentro de casa.

Vale lembrar que é normal para a raça que o animal ronque, chie, assobie e babe. Além disso, suas dobrinhas e rugas devem ser bem cuidadas e limpas para evitar problemas de pele.

A expectativa de vida de um Buldogue Frances é de 12 a 14 anos de idade. No entanto, claro, isso é uma média.

Preço do Buldogue Francês

O preço de um Buldogue Francês pode variar bastante. Os valores podem ficar entre R$ 1.500,00 e R$ 4.500,00.

O mais importante é lembrar que a compra deve ser feita baseada na origem, na família e também no pedigree do animal. Isso certamente irá oferecer a garantia e estar levando um cão de raça pura e pagando o preço justo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Buldogue Frances, suas características físicas, temperamento, saúde, cuidados especiais e até mesmo o preço para ter esse cãozinho. Aproveite essas informações