Cachorro Border Collie – Características, Personalidade, Filhotes e Preço!

Considerado o cachorro mais inteligente do mundo, o Border Collie está presente em diversos filmes, comerciais, séries. A raça é super simpática, inteligente e linda.

Ele é o melhor cachorro de pastoreio e um excelente companheiro.

História e origem

O Border Collie é o resultado do cruzamento de cachorros pastores de ovelha e de Spaniel, na Grâ-Bretanha, especificamente na Escócia e na Inglaterra, no início dos anos de 1800. A maioria desses cães tinham a função de resgate e pastor de ovelhas.

O primeiro da raça foi o cão Hemp que participou do primeiro campeonato de cães pastores de ovelha, em 1873. Ele gerou um número grande de descendentes e conduzia com o rebanho de forma diferente sem mordidas ou latidos. Ele intimidava as ovelhas parando tranquilamente em frente delas. Hemp é o pai dos Border Collie.


Em 1915, o nome Border Collie foi registrado oficialmente em homenagem as regiões e pequenos vales nas fronteiras escocesas e inglesas. Somente em 1995, a raça foi reconhecida pela American Kennel Club – AKC.

Atualmente, a ração é utilizada para detectar drogas e bombas por esquadrões policiais.

Border Collie na grama

Características do Border Collie

O border collie é um cão de porte médio, tem corpo atlético, alongado, membros musculosos e fortes. O macho tem altura entre 48 a 56cm e pode pesar de 12 a 20kg. Já a fêmea pode medir entre 46 a 53cm, e pesa em torno de 12 a 19kg.

Seu olhar é forte, dominador e consegue intimidar o rebanho. Os olhos são médios e ovais, nas cores azul ou marrom. Ele impõe sua autoridade por respeito, seriedade e presença no olhar. Sua cabeça é larga, o pescoço é musculoso e forte. Essa raça tem o corpo bem proporcional e de aparência atlética.

O nariz pode ser acinzentado, marrom ou preto, variando de acordo com o pelo.

Cores e pelagem

A pelagem do border collie é lisa e longa. Seus pelos são densos e de textura média. Há abundância de pelos nos culotes, juba. Nas orelhas e face, os pelos são mais curtos.

A cor mais usual do border collie é a preta com manchas brancas no pescoço, ponta cauda, rotos, pernas. Pode ser castanho também. Há também cores bicolor, sólida e tricolor, dourado, azul, chocolate, vermelho-merle, tigrado, sable merle, lilá, mas o branco nunca é dominante.

Temperamento e personalidade do Border Collie

O border collie é um cão muito sociável, inteligente, ativo, fiel, obediente e leal. É uma raça muito concentrada nas suas tarefas. É muito protetor e desconfiado em relação aos estranhos.

Ele é muito adaptado para famílias e interage bem até com outros animais. Seu instinto de caçador é muito bem aguçado, seu olhar é hipnotizante e ele sempre vai se tornar líder dos demais animais na casa.

O border collie é muito leal e submisso aos seus donos e chega a ser ciumento em relação a eles. Ele é ágil, resistente e incansável. É uma raça com muita força e disposição, além de muito versátil, mas não é um cachorro agressivo. Muito pelo contrário, o border collie é muito equilibrado.

Precisam praticar atividades físicas constantemente para gastar seu excesso de energia. É um ótimo cão de guarda, calmo, companheiro e bem comportado. Ele se adapta a qualquer ambiente, mas precisa de espaço para se exercitar.

Saúde e expectativa de vida

O Border collie tem alta tolerância à dor. Por isso, muitas vezes, pode mascarar vários problemas.

As principais preocupações com a saúde do border collie são:

  • Displasia de quadril
  • Atrofia progressiva da retina
  • Alergias a picada de insetos
  • Abiotrofia cerebelar
  • surdez
  • Luxação da lente

A expectativa de vida do border collie varia entre 10 a 14 anos.

Como cuidar do cão

Border Collie

O pelo do border collie precisa ser escovado de duas a três vezes na semana para evitar nós. O banho pode ser dado a cada 4 meses, para evitar problemas de fungo na pele.

Ele precisa ter uma rotina diária de atividades físicas para gastar sua energia. Sem tarefas, o border collie se torna destrutivo, neurótico e obsessivo.

Os dentes precisam escovados pelo menos duas vezes semanalmente para remover o acúmulo de bactérias e tártaro. Para prevenir problemas na gengiva, recomenda-se a escovação diária.

As orelhas devem ser limpas toda semana com produto próprio. Já as unhas devem ser cortadas mensalmente. Os olhos precisam estar claros, sem secreção. O ideal é examinar e limpar uma vez por semana.

A alimentação deve conter ração equilibrada, de qualidade e com alto teor de vitaminas. A quantidade diária recomendada para adultos é de 1,5 a 2 xícaras por dia.

Preço do Border Collie

Em geral, o filhote de Border Collie custa de 1.200 a 3.500 reais. O preço depende da qualidade dos pais e da árvore genealógica do animal. Além disso, os valores podem varia de acordo com o local do canil.

Curiosidades

  • O Border Collie é considerado o cachorro mais inteligente do mundo, de acordo a lista de Stanley Coren.
  • A raça participou de vários filmes como “Um hotel para cachorros” e Babe, um porquinho atrapalho”.
  • O Border Collie, por sua origem pastoreia, tenta agrupar todos os elementos que se movem, incluindo outros animais, crianças, pessoas de bicicletas.
  • A raça é viciada em trabalho e precisa de estímulos mentais e físicos.
  • A sensibilidade da raça é incrível. Muitas vezes, ele prevê o comando do seu dono.
  • Um border collie húngaro detém o recorde mundial do Guiness por abrir uma janela sem ser elétrica. Esse cão conseguiu a façanha em 11,34 segundos e tem o título de Fastest Car Window Opened by a Dog Striker.