Tudo Sobre o Boiadeiro de Berna – Características, Temperamento, Preço!

O Boiadeiro de Berna, ou Bernese Moutais Dog, ou Berner Sennenhund, ou ainda Boiadeiro Bernês, é uma espécie de cão muito companheiro e fiel ao seu dono. Um cão de grande porte que se adapta bem com o convívio familiar e adora companhia. Possui vários talentos. É um cão muito carinhoso e com um ótimo temperamento. Vamos conhecer um pouco sobre sua origem e os cuidados que essa raça demanda.

História e origens

Boiadeiro de Berna é uma raça de cães de trabalho, originária do Cantão de Berna, situado na Suíça. Junto com as raças Boiadeiro de Appenzell, Grande Suíço e Boiadeiro de Entlebuch, formam as 4 raças de cães regionais de boiadeiro dos Alpes Centrais ou, dos Alpes Suíços, como são mais popularmente conhecidos. É uma raça bem antiga. Com o passar dos séculos e após vários cruzamentos, tornaram-se os cães que conhecemos hoje.


um cão da raça Boiadeiro de Berna na grama

Características do boiadeiro de berna

As características da raça começam pela história e por sua origem. O boiadeiro bernês é o único que contém os pelos macios e longos.

Os cruzamentos ao longo do tempo deram origem a uma cão bem robusto, com a capacidade de defender o rebanho, trabalha como cão de tração, cão pastor e tem boa tolerância contra o clima dos Alpes.

Possui uma grande estatura. Possui as habilidades para o pastoreio e proteção do rebanho. É um animal ágil, forte e sagaz. Com suas orelhas medianas caídas ao longo dos lados da cabeça, cauda densa e caída no dorso, contém manchas brancas na cabeça, ao redor do pescoço, do torso, na ponta do rabo e nas patas.

O Boiadeiro de Berne pode procriar de 10 a 12 filhotinhos. Os filhotes são bem indisciplinados e ativos. Ele cresce bem rápido quando estiverem entre 4 e 7 meses, o que os deixa mais suscetíveis a lesões e doenças nos ossos. Mantendo uma dieta com uma ração de boa qualidade, produzida com 12 a 15% de gordura e de 22 a 24% de proteína, impede que o crescimento seja muito rápido, por ser uma dieta de baixa caloria.

Temperamento e comportamento do boiadeiro de berna

Seu temperamento é bem aprazível. É um animal muito companheiro. Tenta estar sempre próximo ao seu dono, como forma de demonstrar seu companheirismo. Esse tipo de cão foi criado para estar a todo momento com o seu dono. Aliás, esse é o seu maior prazer.

Saúde do cão

A maioria dos cães dessa raça podem sofre de displasia de quadril quando estiverem idosos. Para tentar evitar que o seu Boiadeiro de Berna tenha esse problema, é importante que ele tenha disciplina na rotina de exercícios desde bem pequeno. E por toda a sua vida. Esses cães também precisam de bastante espaço, pois são muito ativos, precisam se movimentar o tempo todo.

Faça sempre uma vistoria do seu cão para se certificar de que não há feridas, infecções, erupções, inflamações no nariz, na pele, nos olhos, nos pés ou na boca. Não podem haver vermelhidão e nem secreção nos olhos. Esses cuidados frequentes são de extrema importância para evitar ou identificar de forma precoce, possíveis problemas de saúde.

É recomendado que seu cão coma de três a cinco xícaras de um alimento seco e de boa qualidade, divididos em duas porções diárias.

Altura e peso do boiadeiro de berna

um cão da raça Boiadeiro de Berna em uma floresta

Veja abaixo as informações sobre a altura (na cernelha) e o peso dessa espécie:

  • Fêmeas: de 58 a 66 cm. Sendo tamanho ideal entre 60 e 63 cm. E o peso varia de 40 a 50 kg
  • Machos: de 64 a 70 cm. Sendo o tamanho ideal de 60 a 63 cm. Com o peso variando entre 45 e 60 kg.

Cor e pelagem

O Boiadeiro de Bernes possui 3 cores, uma tonalidade fragmentada, pelagem escurecida e bem extensa. Tem, inclusive, um tom avermelhado e marcas na cor marrom ao redor das bochechas, dos membros, do tórax e dos olhos.

Como cuidar do boiadeiro de berna

  • Essa espécie de cão gosta de viver ao ar livre, principalmente em regiões de clima frio.
  • Precisa realizar exercícios físicos moderados diariamente, cerca de 30 minutos de exercícios diários. Pode ser um passeio com coleira ou uma caminhada.
  • É necessário escovar o seu pelo de uma a duas vezes na semana. Quando estiver no período de troca de pelos, é preciso aumentar a frequência da escovação.
  • A recomendação é que o cão tome banho a cada três meses, como uma forma de manter uma aparência bonita. Em regiões de temperaturas mais elevadas, o banho pode ser em intervalos menores.
  • Os dentes do Boiadeiro de Berne podem ser escovados diariamente mas, se escová-los de 2 a 3 vezes na semana, já é o suficiente para eliminar bactérias e acúmulo de tártaro.
  • As unhas precisam ser cortadas todo mês.
  • As orelhas prevem ser verificadas toda semana. E devem ser limpas com uma bola de algodão umedecida em um produto que tenha o pH balanceado. Limpe de forma suave, somente externamente.
  • Quando o tempo estiver muito quente, não deixe que o seu cão se exercite de forma enérgica. Faça com que ele se exercite, preferencialmente, de manhã ou à noite. Mantenha-o sempre fresquinho. Se permanecer dentro de casa, o ideal é que use o ventilador ou ar-condicionado para refrescá-lo. Se ele ficar do lado de fora da casa, precisa permanecer na sombra.
  • Outros coisa importante é não permitir que ele se exercite em locais duros, como em ruas pavimentadas, por exemplo. O ideal é ele se exercitar na grama.
  • Não deixe seu cão puxar cargas com o peso elevado ou saltar de forma excessiva até que ele complete 2 anos, para que suas articulações se formem totalmente.

um cão da raça Boiadeiro de Berna com a boca aberta

Preço do boiadeiro de berna

O preço de um cão Boiadeiro de Berne, filhote, que possui controle de displasia dos seus antecedentes, pedigree, varia entre R$ 4.000,00 e R$ 7.000,00. Se encontrar por menos que isso, pode desconfiar.

Curiosidades

  • Apesar de ser um animal muito dedicado, amável e educado, a sua raça quase foi extinta no início do século XX, pelo fato de os agricultores terem encontrado outros meios de transporte.
  • A maioria dos Boiadeiros de Bernes possuem a boa seca, não babam.
  • A perda de pelo do Boiadeiro de Berne ocorre de forma moderada durante o ano inteiro. No entanto, é mais acentuada no outono e na primavera. Escovar bastante durante a semana elimina o excesso de pelos na casa, além de manter a aparência do cão mais limpa e desembaraçada.