Conheça o Boiadeiro Australiano – O fiel e habilidoso pastoreador de gado!

O boiadeiro australiano também é conhecido como australian castle dog, Blue Heeller, Australian Heeler, Halls Heeler ou Heller Queensland. É um cachorro de porte médio, forte e era utilizado para pastorear os rebanhos. Ele costumava morder os calcanhares do rebanho para mantê-los controlados.

História e origem do Boiadeiro Australiano

O boiadeiro australiano é resultado do cruzamento de várias raças: bull terrier, smithfeeld, collie escocês e dingo. Ele é conhecido por heller (calcanhista), pois tem habilidade de morder os calcanhares do gado sem machucar os animais. Além de gado, o boiadeiro australiano no pastoreio de cavalos, patos, cabras e gansos.

Esse cruzamento aproveitou o melhor de cada raça. A tranquilidade e a resistência do Dingo, os instintos de cão pastor do Collie, a força do bull terrier, e o instituto protetor e o bom senso do Smithfeeld.

No século 19, A raça foi criada pelos colonos australianos para cuidar dos seus rebanhos nas grandes fazendas. Os de cor azul eram os mais populares entre os tropeiros e fazendeiros.


Em 1890, a raça foi reconhecida. Quando chegou na Europa, em 1978, o boiadeiro australiano ficou mais desenvolvido, principalmente nos Países Baixos, Grã-Bretanha e Bélgica.

Características do Boiadeiro Australiano

Boiadeiro Australiano filhote

O boiadeiro australiano é versátil, resistente e rápido. A altura média varia entre 43 a 51 centímetros e chegam a pesar entre 15 a 20kg. Seu latido é característico, parece um pio de coruja.

A raça possui dentição sólida, focinho forte. Sua estrutura é harmoniosa. O boiadeiro possui uma cabeça imponente, o corpo é longilíneo e suas orelhas são inclinadas para dentro. Sua cauda pende numa ligeira curva, quando está em repouso.

Temperamento e comportamento do Boiadeiro Australiano

O boiadeiro australiano possui personalidade e temperamento forte. Como é um animal muito ativo voltado para o trabalho, ele precisa de estimulação contínua mental. Caso, não receba ele pode se tornar destrutivo e agressivo.

É um excelente cão de guarda também e adora correr e brincar. Essa raça precisa de muito espaço para se exercitar.

Embora seja um cachorro muito dócil, fiel, companheiro e ligado à família e ao seu dono, ele não ideal para crianças pequenas. Em geral, a raça é um pouco impaciente com os pequenos e costuma mordiscar os calcanhares das crianças, como faz com o gado.

O Boiadeiro australiano é muito independente, obstinado, resistente, incansável, resistente e energético. Ele precisa estar em constante atividade.

Desde filhote, o treinamento e a socialização precisa acontecer para que o dono consiga exercer sua liderança. A raça é muito obediente e fácil de treinar. Quando adulto, ele se tornar muito protetor e apegado ao seu dono.

Como a raça é conhecida por mordiscar, é preciso ensinar desde cedo a morder as pessoas. É importante ter brinquedos de mastigação e ossos.

Uma importante característica do boiadeiro australiano é a sua capacidade de conviver com outros animais. Ele adora animais pequenos como gatos, roedores e se crescer com eles, o convívio será de paz na casa.

Saúde do cão

Em geral, a saúde do cachorro boiadeiro australiano é muito boa. No entanto, seus donos precisam se preocupar com as seguintes doenças hereditárias da raça:

  • Surdez
  • Displasia de quadril
  • Atrofia progressiva da retina
  • Luxação do cristalino
  • Catarata

A expectativa de vida da raça varia entre 10 a 13 anos. O boiadeiro pode viver até mais, basta realizar exames periódicos nos olhos, audição e quadril.

Além disso, os donos precisam verificar semanal se há alguma erupção cutânea, ferida, sinal de infecção, sensibilidade, vermelhidão e inflamação nos olhos, boca, na pele, focinho e nas patas.

Como cuidar?

Por ser muito ativo, o boiadeiro australiano precisa gastar essa energia com caminhadas, corridas e brincadeiras diariamente. É preciso longos períodos de exercícios. Lembre-se! Ele é uma raça acostumado a correr atrás de gado ao longo do dia.

Para ter uma vida saudável e longa, ele precisa de uma alimentação completa. A quantidade recomendada é de 1,5 a 2,5 xícaras de ração de alta qualidade diariamente, divididas em duas refeições.

Boiadeiro Australiano preço

As unhas necessitam de cuidado especial e precisam ser cortadas mensalmente para evitar rachaduras e tamanho excessivo. Mas cuidado, as unhas possuem diversos vasos sanguíneos, se for cortado muito curto, pode causar sangramento.

A raça é resistente para altas temperaturas e costuma ser muito tolerante à dor. Ele precisa ter uma ocupação constante, para cansar e não ter problema de comportamento.

Os pelos precisam ser escovados uma vez por semana para remover a sujeira e distribuir o óleo. O banho só é necessário se o animal estiver realmente com mal cheiro ou sujo.

Para evitar acúmulo de bactérias e tártaro, doenças de gengiva, a escovação diária é recomendada. As orelhas podem ser limpas com um produto de PH equilibrado, indicado pelo veterinário, e algodão. A limpeza pode ocorrer semanalmente para evitar infecção.

Cor e pelagem

Os pelos do cachorro boiadeiro australiano são muito resistentes a todos os climas. Não têm resíduos oleosos e nem cheiro forte. A pelagem é de camada dupla e se renova duas vezes ao ano e precisa de escovação toda semana.

A pelagem do boiadeiro australiano é lisa, densa, curta. A cor da raça é: azul puro, ruivo, azul malhado com manchas vermelhas, pretas ou azuis, ruivo salpicado e azul de mármore.

Preço do Boiadeiro Australiano

O preço de um filhote do Boiadeiro Australiano com pedigree custa entre R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00. Ficou interessado? Conheça alguns no Brasil: