Cachorro Blue Heeler – Características, Personalidade, Pelagem, Preço!

Fiel companheiro do criador de gado da distante Austrália, o Blue Heeler também é conhecido por Cattle Dog, ou Boiadeiro Australiano. Cão de médio porte, sua pelagem é inconfundível e suas principais características são a docilidade com as pessoas, especialmente as crianças. Também são famosos por serem companheiros fieis de seus donos.

O Blue Heeler também tem a característica de ser um exímio cão pastor, sendo aproveitado nas fazendas australianas para pastorear ovelhas e gado de grande porte, como bois e até búfalos. Sua insistência incansável e a habilidade de ordenar o gado sem latir ajudam a guiar os rebanhos e manadas. Instintivamente, o cachorro age para manter o grupo junto, seguindo sempre por um caminho determinado.

História e origem

O Blue Heeler pode ser chamado de vários nomes. As viantes mais comuns são Queensland Heeler, Cattle Dog, Australian Cattle Dog, Red Heeler e Blue Heeler. É um animal comum na Austrália. Seu tamanho varia de 43cm a 48cm para as fêmeas e de 45cm a 50cm para os machos. E o peso fica entre 15kg a 20kg.

um filhote de cachorro da raça Blue Heeler


É um animal para grandes espaços abertos. Sendo pouco comum em cidades grandes e praticamente inviável em apartamentos. Como é muito ativo, o Blue Heeler não se cansa facilmente. Gosta de correr, é muito agitado, cheio de energia e além de cuidar do gado, é bom companheiro para caçada de animais de pequeno porte, como aves, raposas e roedores.

Hoje esta raça canina é bem comum nas enormes planícies australianas, mas sua criação vem do começo do século 19, por colonizadores vindos da Inglaterra. O Blue Heeler é o resultado da manipulação biológica e do cruzamento de diferentes espécies de cães. Em seu cruzamento, há origens em Blue Smooth Highland Collie, vindos da Escócia, Dálmatas, Bull Terrier, e mais algumas raças.

No começo do século 20, os Dingos Australianos foram adicionados à linhagem dos Blue Heeler. A pelagem dos cães mudou um pouco mais para o tom de vermelho, de onde vem o nome Red Heeler. A agitação do Dingo e a fácil adaptação ao calor e às longas pradarias australianas também foram herdadas deste cão selvagem natural da Austrália.

Características do Blue Heeler

Os adjetivos mais comuns para descrever o Blue Heeler são: Agitado, fiel, confiável, forte, inteligente e elegante.

  • É um cachorro de porte médio, mas de corpo bem estruturado e muito musculoso.
  • Sua altura não ultrapassa meio metro de altura e 80cm de cumprimento de corpo e cabeça. Sem contar a medida do rabo.
  • E dono de olhos escuros, ovais e médios. A cor mais comum é o marrom, variando em tom, quase chegando ao preto.
  • Suas orelhas são médias e pontudas, normalmente eretas, em posição de alerta.
  • O Blue Heeler é dono de uma curiosa pelagem dupla. O chamado subpelo é mais denso e curto.
  • Os sobrepelos que servem de cobertura são mais retos e duros, sendo mais resistentes a variações de temperatura.
  • No caso do Blue Heeler, sua cor varia de um tom semelhante ao azul escuro, porém, seu pelo não é de uma única cor, mas cheio de pintas, com marcas em castanho e preto.
  • Quando o cão for o Red Heeler, as características predominantes são o ruivo, também com marcas em preto, ou castanho.
  • Sua aparência é rústica.

Por ser muito cheio de energia, seu Blue Heeler vai ser excelente companhia caso você goste de corridas e exercícios ao ar livre. Apesar de ser silencioso e não latir, pode não ser recomendado para apartamentos. Lembre-se: este cão gosta de agitação.

Cor e pelagem do Blue Heeler

Os diferentes nomes do Blue Heeler podem depender da origem e da região onde estão. Porém, de acordo com sua pelagem podem ser chamados de Red Heeler ou Blue Heeler. O nome varia dependendo se são mais escuros, pretos, com uma camada de pelos brancos, como se fosse uma proteção extra. Sua pelagem é dupla, o que pode também ser muito útil em noites frias. Tanto pelo funciona como um isolante térmico, protegendo o animal contra os excessos de calor do ambiente.

Aqueles que têm em sua linhagem o cruzamento com Dingo Austrlaliano acabam sendo mais marrons, avermelhados. Daí o nome Red Heeler. Mas ambos mantém a camada extra de pelos brancos. Talvez a mais óbvia característica dessa espécie.E talvez esteja também na pelagem a marca mais famosa do Blue Heeler. Uma mancha branca no alto da cabeça, entre os olhos com aspecto de losango, é um sinal de sua autenticidade.

um cão Blue Heeler na grama

Personalidade e temperamento do Blue Heeler

Quieto e dócil, o BLue Heeler não demonstra agressividade com estranhos. Mas é desconfiado. Também é visto como sendo muito inteligente e obediente a comandos. Seus donos dizem que ele aprende rápido e a espécie está entre as 3 raças de cães mais inteligente do mundo.

É indicado como companhia para crianças pequenas por ser muito confiável e ter energia para brincar. Serve bem como cão de guarda e mantém seu território protegido. É brincalhão e muito apegado a seus donos.

Saúde e expectativa de vida

O Blue Heeler é um cão de boa saúde e muito apetite. Ninhadas de 4 a 6 filhotes são as mais comuns. Nascem brancos e a pelagem definitiva aparece depois de uns 20 dias. É muito ágil e vive bastante, entre 13 e 15 anos. Seus problemas de saúde mais comuns são doenças oculares na velhice, como cegueira e atrofia progressiva da retina. Displasia de quadril e surdez também são comuns com a idade mais avançada. Os cuidados mais comuns são os banhos regulares e escovação ocasional.

Preço do Blue Heeler

Os valores cobrados por um Blue Heeler levam em consideração a linhagem. Quanto mais exemplares da raça fizerem parte de seus antepassados, maior será o valor do animal.

Em pesquisas recentes, encontramos preços de variavam mais de 1000% de um lugar para outro. Tais diferenças só se justificam pela pureza comprovada do cão. Um comprador atento vai procurar saber sobre os pais, os avós, os cruzamentos anteriores, doenças que acometeram a linhagem e fatores hereditários.