Cachorro Bichon Frisé – Caracteristicas, Personalidade, Cores e Preço!

O Bichon Frisé é uma das raças de cães mais carinhosas e doces. Seus pelos brancos encaracolados parecem uma nuvem ou bola de algodão. A raça adora ser o centro das atenções.

História e origem

O Bichon Frisé é resultado do cruzamento de Barbet com cães de pequeno porte brancos. O resultado do cruzamento foi dividido em 4 espécies de bichons: Bolognese, Maltês, Teneriffe e Tavenese.

O tipo teneriffe tornou-se o Bichon Frisé com o passar do tempo. Bichon Frisé significa bichon com pelagem crespa.

O Bichon Frisé surgiu no século 1300, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol. A raça foi levada pelos navegantes para a Itália. Os marinheiros utilizavam o Bichon frise como moeda de troca nas viagens. Durante as invasões franceses no território italiano em 1500, a raça foi adotada pelos franceses.


Durante o Renascimento, o Bichon Frisé ficou popular na corte do rei da França e tornou-se o animal de estimação predileto da nobreza. Muitos retratos da época há presença do animal. De acordo com registros, o rei Henry III levava um Bichon Frisé pendurado no pescoço. Ele adorava a raça.

A criação da raça continuou entre a realeza durante todo o governo de Napoleão III. Após esse período, o bichon frisé tornou-se uma raça comum, adotada por artistas de rua, de circo e ajudar a guiar pessoas com deficiência ocular, até o final de 1800.

Por ser uma raça muito carismática e inteligente, após a 1ª Primeira Guerra Mundial, os criadores franceses continuaram na preservação. Em 1933, a raça foi adotada oficialmente pela Societé Centrale Canine e Fédération Cynologique Internationale. Em 1934, o bichon frise foi registrado no Kennel Club francês.

Por volta de 1956, os primeiros bichons frisés chegaram nos Estados Unidos. Nos anos 70, a raça foi registrada no American Kennel Club Studbook e AKC’s Miscellaneous Class. Sua aparência ganhou o mundo e ele passou a ser desejado como animal de estimação.

Bichon Frise

Características do Bichon Frisé

O Bichon frise tem uma aparência fofa e pelo seu tamanho, no máximo 30cm de altura, é considerado um cão de colo. As orelhas são finas, caídas e cobertas de pelos. Os olhos são escuros (marrom ou preto), redondos e brilhantes. O peso máximo da raça é de 5kg.

A cauda é curvada na ponta em cima das costas. O pescoço é longo e sua cabeça é de um tamanho harmonioso em relação ao corpo. O tronco é um pouco arqueado e musculoso.

Cor e pelagem

A pelagem do cão é sedosa, fina, encaracolada, solta, similar a da cabra da Mongólia. O comprimento varia entre 7 a 10cm e confere ao animal o aspecto de bicho de pelúcia. A cor do bichon frise é branco puro.

Quais as diferenças do Bichon Frisé e do Poodle?

O bichon frisé e o poodle são raças fisicamente similares. Ambos são espertos, fofos, inteligentes, parecidos como pompons.

O formato do corpo do bichon frisé é retangular, já o do poodle é quadrado. Os olhos do bichon são arrendondados e o do poodle amendoados. A cauda é inteira e curvada em direção ao dorso.

Já a cauda do poodle pode ser inteira ou cortada e nunca será curvada na direção das costas. A cor é exclusivamente branca. Já a pelagem do poodle pode ser branca, preta, cinza, marrom ou abricó.

Personalidade e temperamento do Bichon Frisé

Ele é um cachorro muito expansivo, ativo, alegre, divertido, amistoso, simpático e cheio de energia. Adora brincar, passear e é sociável até com pessoas estranhas e de outros animais.

É meigo, dócil, sociável, inteligente. Seu temperamento é ideal para famílias com crianças. A raça também muita usada em terapias humanas. É utilizada em visitas em hospitais e asilos, pois sempre leva alegria e um sorriso no rosto dos pacientes.

O bichon frisé é um cachorro de companhia. Ele não tem nenhuma aptidão para tarefas específicas. São fáceis de serem adestrados. Além disso, a raça é muito sensível e carinhosa e exige atenção constante. Não gosta de ficar sozinha, portanto é ideal ter sempre um membro da família na casa. A solidão pode trazer problemas psicólogos, inclusive destruição de objetos e móveis.

Saúde e expectativa de vida

Bichon Frisé

A estrutura dele é extremamente forte e robusta. A raça costuma ser muito saudável. No entanto, há alguns problemas de saúde que podem aparecer, tais como luxação de patela, alergias, problemas de bexiga e sensibilidade a vacinas.

O bichon frisé pode viver de 12 a 16 anos.

Como cuidar do cão?

A raça bichon frisé é fácil de cuidar. São exigidos apenas os cuidados básicos com pelo, banho e alimentação.

A raça quase não perde pelo, mas é fundamental escovar os pelos todos os dias para não criar nós nem embaracem. Além disso, é ideal realizar uma tosa a cada 45 dias para manter a aparência bonita do animal. O bichon é um animal de casa, não pode viver em quintal, se quiser mantê-lo sempre branco.

As orelhas e os olhos devem ser limpos uma vez por semana com produtos específicos para prevenir alergias e infecções.

A alimentação do bichon frisé deve ser de qualidade. A recomendação diária é de ½ a 1,5 xícaras de ração seca. Petiscos podem utilizados no adestramento ou como refeição complementar. Evitar alimentos industrializados, usados na alimentação humana.

Preço do Bichon Frisé

O filho do bichon frisé custa em média dois mil reais. O preço varia de acordo com a linhagem dos pais, sua origem e a região do canil.