Cachorro Bernese – Tudo Sobre a Raça, Características, Pelagem, Preço!

Pense em um cachorro que mereça levar o nome de cachorro. Você pensou em Bernese? Você entende de cães! Você sabe que esta raça em particular tem toda a aparência, porte e nobreza dos mais lindos animais da espécie canina. Para os defensores da raça, sua aparência é a mais pura definição da palavra “cachorro”.

Também chamado de Boiadeiro de Berna, Boiadeiro-bernês, Montanhês Bernense, ou Bernese Moutain Dog, em inglês. A raça é originalmente de trabalho, um animal de fazenda e espaços abertos. Já foi visto como um vira-latas em sua terra de origem, mas características marcantes revelam a pureza da espécie. Cative-se pela história e personalidade deste orgulhoso cão-pastor.

História e origem

A raça Bernese pertence à Suíça, na cidade de Berna, ou Bern, no idioma original. As informações sobre sua origem são imprecisas. Sabe-se que é da região de planaltos anteriores aos Alpes Suíços e seu tamanho a agilidade o transformaram rapidamente em um cão de trabalho. Isso significa que a raça foi aproveitada para várias funções. As mais comuns são cão de guarda, boiadeiro, como o nome sugere, cão de caça e até animal de tração, graças ao seu tamanho.

Dürrbachler era o nome original da espécie, devido à região onde primeiramente foi documentado, as províncias de Dürrbach, região de Riggisberg. Apenas no começo do século 20 passou a ficar conhecido fora de sua região, aparecendo em concursos e exposições de cães. E da Suíça foi para a para a Alemanha e de lá ganhou o mundo, transformando-se rapidamente em um cão de família.


um cão da raça Bernese

Características do Bernese

A elegância em seu porte chama rapidamente a atenção. Seu temperamento equilibrado inspira confiança e dá a impressão de que é um cão pacífico e calmo. Entretanto, o Bernese está habituado a grandes espaços abertos e gosta de brincadeiras, sendo um cão adequado para crianças, por ter muita disposição e ser afetuoso.

A maior característica de sua pureza está nos pelos. Além das três cores marcantes e bem definidas em locais específicos, analisados por juízes em concurso e por comerciantes experientes, o Bernese tem o pelo macio, liso, longo e naturalmente brilhante e limpo. Escovações semanais são adequadas, mas os banhos podem ser menos frequentes.

Cores e pelagem

um cão da raça Bernese

Elegante em sua ‘capa preta’, o Bernese tem postura nobre e apresenta três cores: Preto nas costas, pernas na cor marrom e peito branco. É comum ser um cão ‘mascarado’, com o focinho branco e os olhos envoltos em preto. As marcas brancas na cabeça são bem simétricas e esta característica é cobrada em concursos. A pelagem é farta, com pelos longos, espessos e naturalmente brilhantes. Pode ser liso ou apenas um pouco ondulado.

A aparência do Bernese pode causar nos mais desavisados a confusão com um cão São Bernardo. De fato, a semelhança existe, mas o São Bernardo tem pernas mais longas, é pelo menos 50% mais pesado e raramente apresenta pelagem predominante em preto. A famosa ‘capa preta’ nas costas é muito mais característica do Bernese. Já o São Bernardo tem a pelagem marrom, quase vermelha como sua cor predominante. E não raro, sequer apresenta três cores, podendo ser apenas marrom nas costas e branco na barriga.

Personalidade e Temperamento

De grande porte, quieto e confiável, rapidamente conquistou seu lugar como animal doméstico. Os principais pontos de sua personalidade indicam fidelidade, equilíbrio emocional, dócil mesmo com estranhos e destemido. Por isso foi usado como cão de caça nos Estados Unidos. Um Bernese agressivo, medroso ou muito agitado desperta desconfiança de que seja mestiço, o que diminui seu valor comercial.

É um cão muito inteligente e aprende truques rápido. Sua socialização com pessoas deve ser feita desde filhote. Um dos motivos de porque as famílias costumam preferir a compra de um Bernese ainda bem pequeno. Bem tratado, é carinhoso, companheiro e cuidadoso com crianças. É excelente cão de guarda. Silencioso e certeiro no ataque.

Pontos positivos e negativos de ter um Bernese

O temperamento do Bernese e sua beleza de porte são seus maiores atrativos visuais. A inteligência e disposição também são logo percebidos. A fidelidade à família faz dele um cão confiável. Todas estas características criam a aura do amigo perfeito para o ser humano, especialmente crianças.

Os pontos negativos estão em seu tamanho. Por suas grandes medidas, não é um cão aconselhado para pequenos espaços, como apartamentos. Necessita de área livre e atenção. E sua pelagem exige escovação mais constante durante a troca de pelos. Fase em que o animal faz muita sujeira, espalhando fios longos por toda a parte. É comum ter muita fome.

Como cuidar do cão

um filhote de Bernese

Um banho por mês e escova semanal serão suficientes para manter o pelo do Bernese limpo e brilhante. Este cão precisa de espaço para correr. Adora passeios e parques e rola na grama. São resistentes ao frio e têm baixa tolerância ao calor, sendo pouco recomendada sua criação em países tropicais.

As doenças hereditárias são as mais frequentes na espécie. Ao adquirir um Bernese, o comprador deve examinar se os pais ou avós do filhote apresentam doenças que afetem os olhos e pernas ou tumores. Além da displasia de quadril, podem apresentar displasia de cotovelo e hostiocitose. Em menos frequência, apresentam casos de torção gástrica, caracterizada por inchaços da barriga e muita dor ao toque. Motivo de levar o cão a um especialista imediatamente.

Saúde e expectativa de vida

“Três anos cão jovem. Três anos bom cão. Três anos cão velho. Mais que isso é presente de Deus.” Ditado Suíço.

Por ser um cão de grande porte, sua expectativa de vida é um pouco reduzida, sendo em geral, de 8 a 10 anos. Por seu porte grande, precisa de muito alimento. É importante manter a atenção ao peso para que não engorde demais. Casos de obesidade são comuns nesta raça, especialmente se estão fora de regiões frias ou se não fazem muito exercício. É preciso lembrar que a raça é boiadeiros, habituada a grandes marchas e longas caminhadas e corridas.

O Bernese é um bom corredor e tem saúde de ferro. Um problema hereditário é a Displasia coxo-femural – um mal encaixe da cabeça do fêmur que pode causar dor e diminuir os movimentos do cão. De todos os males, as doenças da idade são implacáveis. Alguns problemas de visão serão comuns e tumores são as principais causas de morte na espécie.

O macho adulto e sqaudável da espécie pesa de 45kg a 60kg e mede de 64cm a 70cm. A fêmea é ligeiramente menor, com altura entre 56cm a 58cm e peso de 40kg a 50kg.

um Bernese brincando com outro cachorro

Preço do Bernese

Comprar um Bernese exige o cuidado com sua linhagem. Doenças como displasias e tumores em adultos da família são sinais de que o filhote terá menos saúde na fase a adulta. Seu valor de venda como animal doméstico será menor. E o valor será ainda menor para um criador, que raramente irá comprar um reprodutor com doenças hereditárias.

Cães da raça com todos os cuidados médicos e pedigree comprovado têm valor de mercado entre R$ 4.000,00 e R$ 7.000,00.

O criador experiente sabe que para comprovar a saúde de uma linhagem, exames e laudos de saúde, especialmente aqueles realizados para identificar displasia, devem ser feitos próximos à fase adulta do animal, com pelo menos 20 meses de vida completos.