Beagle – Filhote, Preço, Personalidade, Cores, Adulto

Se você nunca teve um cãozinho e está de olho no Beagle este artigo é para você! Filhotes deste canino são um desafio e tanto! Ele é atraente e tem alma de vagabundo sendo fiel aos seus instintos de caçador. Não é considerado um cão tão obediente. Por isso não é recomendado se você é marinheiro de primeira viagem, já que educá-los será um grande desafio.

São cães barulhentos e cansativos. Mesmo assim são adoráveis e mesmo tão desobedientes, com instintos de caçador, onde muitos poderiam dizer que seu lugar é em uma matilha, vários são os Beagles que se adaptaram bem com a vida caseira por mais de 14 anos. Estes cães são bem saudáveis e ótimos companheiros para as crianças. Se reparar um pouco mais irá notar alguns Beagles idosos na rua.

Origem e história

O cãozinho Beagle é conhecido como um dos mais antigos cães rastreadores e foram desenvolvidos exclusivamente para a caça. Principalmente de coelhos e lebres. Historiadores afirmam que os Beagles foram desenvolvidos através das antigas linhagens de cães sabujos que foram levados a Inglaterra no século X!. Outros porém, dizem que o canino chegou a Inglaterra 4 séculos mais tarde. Mas sabe-se bem que foi a partir do século XVI que os Beagles começaram a fazer parte em grande número dos caçadores ingleses. A Rainda Elizabeth possuía  uma grande matilha desses adoráveis caninos. No início do século XVI as entidades inglesas definiram o padrão que desejavam da raça e organizaram a primeira exposição no Beagle Club inglês.

Foto do cachorro Beagle

A partir deste momento a criação de cães Beagles se expandiu, saindo da Inglaterra e passando pela Europa e Estados Unidos. Esta repercussão foi maior no período da Primeira Guerra Mundial onde os criadores contavam com os cães para retomar a criação. Mas todos conhecem bem o cãozinho Beagle por seu personagem em Snoopy. Sua primeira aparição foi nas revistas de quadrinho em Outubro de 1950. Até hoje seu personagem é amado e com toda fama o Beagle conquistou os lares familiares.


Características do Beagle

Os cães Beagle são robustos, compactos e bastante elegantes com uma cabeça e comprimento médios. É forte, não tem rugas ou vincos. Sua cabeça é arredondada e moderadamente larga. Seu stop é bem definido com focinho largo, preto, com poucas pigmentações, o que é mais comum entre cães com pelagem mais clara.

Seus olhos grandes, bem separados, de cor marrom escuro ou avelã e com ar doce e travesso encanta a qualquer um que o olhar. Possui orelhas longas e suas extremidades são arredondadas. Quando esticadas são capazes de alcançar a ponta do nariz. A calda forte possui comprimento médio. Não é enrolada nem caída e estes pequeninos podem pesar entre 13 kg a 25 kg.

Vantagens e desvantagens de ser ter um Beagle

O cãozinho Beagle além de serem fáceis de criar e manter boa saúde possui outras boas características que contribuem para que este canino seja tão amado em todo o mundo. Ele é excelente para o convívio familiar por ser sociável, um bom porte físico, com olhar dócil e gentil. Ele se adapta bem em qualquer ambiente latindo apenas se houver motivos. É um companheiro indispensável as crianças e por isso são tão bem acolhidos no seio familiar e a maior alegria da criançada.

Mesmo sendo tão fofinho, este cãozinho pode não ser o ideal par o seu lar levando a algumas desvantagens:

  • Ele precisa de exercícios físicos regularmente por causa de sua tendência a engordar, então se você não tiver muito tempo é melhor não levá-lo para sua casa;
  • Ele é bem teimosinho o que requer tempo e determinação para ensiná-lo desde novinho. Com seu olfato aguçado não podem ser soltos em locais públicos, pois corre o risco de saírem correndo sem responder aos seus comandos;
  • Ele não gosta de ficar sozinho, então deverá ter sempre companhias de pessoas ou outros animais.

Cor e pelagem

Beagles possuem uma pelagem curta, densa e resistente. Possuem variações em sua coloração, mas independente da cor sempre apresentarão a ponta da cauda branca. Essa característica vem desde seus tempos de caçadas, pois com a calda branca o caçador não pedir seu canino de vista.

Os Beagles tricolores são os mais comuns seguindo a combinação de preto, branco e avelã. Os bicolores em tons de branco com avelã ou preto também são bastante comuns. No caso dos tricolores, você também os verá malhados. Neste caso as cores encontram-se misturadas e difusas.

Temperamento e personalidade do Beagle

O cachorro Beagle possui um temperamento bastante equilibrado não apresentando agressividade nem tampouco timidez. É um cãozinho bastante amável e vigilante, assim costuma caçar lebres através de seu rastro. Conhecido também por sua alegria, coragem e inteligência. Se passarem muito tempo sozinhos poderão desenvolver um comportamento destrutivo e acabar com seus móveis enquanto não estiverem em casa. Além disto, os latidos poderão se tornar constantes por este motivo. Por isso, estude bem seu tempo antes de adquirir um Beagle.

Como cuidar de um Beagle

Este cãozinho é um excelente cão de caça e ótima companhia, mas não deve ser comprado para fazer companhia a idosos. Isto por que são muito independentes e adoram se atirar pelo caminho acarretando em alguns pequenos acidentes. Também é aconselhável atenção especial ao seu Beagle perto de estranhos. Pois, mesmo sendo retraídos com estranhos, isto ocorre apenas por um período de adaptação. Rapidamente são conquistados já que acabam confiando em qualquer pessoa por serem bastante sociáveis. Assim, acabam esquecendo a função de cão de guarda.

Sua comida deve ser administrada em duas porções diárias, mas sem exageros, pois esta raça tende a ser obesos e criar problemas com a saúde por causa disso.

Saúde e expectativa de vidaFilhote de Beagle

O cachorro Beagle tem problemas principalmente com a obesidade. Isto porque gosta de comer muitas guloseimas. Também tem problemas relacionados a alergias. Nada difícil de resolver. Só irá depender de seu tutor e da dedicação que dispensará a seu canino.

Sua expectativa de vida é bem alta, podendo chegar a 16 anos. Mas este número pode aumentar. Um pequeno Beagle chamado Bucht viveu por 29 anos e morava na Virginia, Estados Unidos.

Preço do Beagle

O preço de um cachorro Beagle varia a depender da empresa ou região que estiver comercializando. Por tanto vale a pena fazer uma pesquisa antes de escolher seu pequeno Beagle.

Mas deixamos para vocês uma média de preço dos cachorros macho e fêmea:

  • Você encontrará o cachorro Beagle fêmea ao custo médio de R$ 1.300,00;
  • Você encontrará o cachorro Beagle macho ao custo médio de R$ 1,100,00.

O cachorro Beagle é fácil de ser encontrado, mas vale a pena verificar antes em abrigos de adoção de animais. Eles sempre tem cãezinhos lindos esperando tutores que os amem. Você poderá encontrar o pequeno Beagle lá.