Cachorro Basset Hound – Características, Personalidade, Cores e Preço!

Basset Hound é um cão de médio porte e pernas curtas. Seu tronco pesado provoca a sensação que o cachorro sofre de nanismo.

Criado como um cão de caça de matilhas, o Bassset se transformou ao longo dos anos, em cachorro de companhia. Suas principais características são as grandes orelhas pendentes e os olhos tristes.

História e origem

De acordo com vários criadores e historiadores, o Basset Hound tem sua origem na França. Ele é o resultando de um cruzamento de raças Beagles, Bloodhoubnd e Basset D´Artois. O resultado dessa mutação, o basset hound adquiriu as características da raça, cor de pelagem e pele bem solta.

O basset tinha uma incrível capacidade de rastrear lebres, raposas e coelhos. Daí, caiu na graça de caçadores que utilizava para esses fins. Com tamanho compacto, faro apurado e persistente em continuar na busca, a raça começou a se espalhar pela Europa.


No livro de Jacques du Fouilloux, de 1585, sobre caça, há menção sobre os cães Basset Hound. Até a revolução francesa, a raça era muito popular na aristocracia. Após o golpe, os basset viraram cachorros de caça dos plebeus.

Em 1800, os criadores franceses criaram as linhas de sangue puro: Le Coulteux e Lane. A primeira conquistou os caçadores e criadores nos Estados Unidos e na Inglaterra. Em meados do século XIX, a Grã-Bretanha aperfeiçoou a raça e tornou-se o que ela é hoje. Em 1874, Everett Millais, desenvolveu o programa da criação do Basset Hound. Ele ficou conhecido como o pai da raça. Em 1875, o basset hound foi exibido pela primeira vez em exposição.

Em 1916, a raça foi reconhecida pela AKC. Nos Estados Unidos, o Basset Hound se tornou popular depois da publicação de uma edição da revista Time sobre a raça. Em 1963, a raça fez muito sucesso no campo da publicidade com a campanha dos sapatos Hush Poppy. Foram criadas as tirinhas Fred Basset.

Basset Hound deitado

Características do Basset Hound

O tamanho médio do Basset Hound é de 33 a 38cm. A pele é elástica e flexível. O pelo é muito liso, aderente, curto, macio, denso e aderente.

O faro é muito apurado. As narinas são bem abertas e grandes, com uma trufa preta e projetada além da boca. A raça tem rugas ao redor dos olhos e na testa. A cauda é longa e forte na base.

Os olhos são escuros, em forma de losango. As orelhas são longas, finas e caídas.

O basset hound é muito afetuoso, gentil, dócil, pacífico. Ele é muito carinhoso aos donos e adora crianças. Gosta de brincar, é amigável e extrovertido. É paciente e obediente, portanto de fácil adestramento.

Seu latido é muito forte, melodioso e profundo. Não é um cão agressivo, nem agitado, mas precisa de exercícios para não ficar obeso.

A raça solta muito pelo e precisa ser escovado uma vez a cada 10 dias. A quantidade de alimentação diária para o adulto é de 195 a 270 gramas/dia.

Tipos de Basset

O Basset é a raça de cachorro de pernas curtas, pois bas é baixo. Há alguns tipos de basset. Os mais comuns são:

  • Basset hound: pesado, robusto, orelhas caídas e olhar triste
  • Basset teckel ou Dachshund: Cão Cofap, texugo.

Cores e pelagem

O basset hound pode ter várias cores: preto, marrom tricolor, branco bicolor, limão e branco puro.

Saúde e expectativa de vida do Basset Hound

Basset Hound andando

O Basset Hound é um cachorro muito rústico e forte. Os seus principais de saúde são ligados à sua formação física:

Otite: como as orelhas ficam pendentes, elas precisam ser limpas semanalmente.

Conjuntive: afeta muitos os cães que tem as pálpebras caídas. Se não tratado, pode desenvolver inflamação até úlcera local.

Dermatite: Excesso das glândulas sebáceas, que pode melhorar com banho a cada 15 dias.

Obesidade: Excesso de comida e poucos exercícios. Pode causar problemas na coluna.

A raça tem problemas de coagulação e podem desenvolver as síndromes de vonWillebrand e trombopatia canina, causando até a morte.

O acasalamento do Basset Hound precisa ser auxiliado, pois por conta do peso e as pernas curta, o macho tem dificuldade de montar na fêmea. Já as fêmeas podem não aguentar o peso.

A expectativa da raça é de 10 a 12 anos.

Preço do filhote de Basset Hound

Os filhotes são irresistíveis. As orelhas caídas e olhar triste é um convite para adotar ou comprar.

O preço do filhote de Basset Hound varia de 1500 a 2500 reais. O valor depende do pedigree dos pais e da localização do canil.

Curiosidades

  • O basset hound é muito amável com outros animais. Adora deitar no sofá e aproveitar a tarde ao lado do dono.
  • Quando ele sente um cheiro diferente, vai persegui independente de qualquer coisa. Quando caminhar com ele, coloque na coleira para evitar que ele se perca.
  • Seu latido é muito alto quando ele está empolgado. Mas quando estão entediados fica emitindo dois sons como um murmúrio para chamar a atenção.
  • A raça solta muitos gases.