Raça Australian Cattle Dog – Características, Personalidade, Pelagem…

O Australian Cattle Dog é um cão muito bonito e charmoso. Mas por causa do seu instinto, ele não é muito recomendado para viver em apartamentos, casas ou lugares pequenos. Este cão é dotado de energia e por isso necessita de bastante exercício físico. Corridas e caminhadas de longos percursos, além das brincadeiras são ideais para o Australian Cattle Dog. Este tipo de cão é comumente utilizado como pastoreio de gado que requer bastante agilidade e disposição. Por isso, se esta não é a função do seu Australian, mantenha-o em uma área grande para que ele possa se entreter.

Sua pelagem, por ser de curta a média, não exige muitos cuidados. Mas é preciso fazer escovações semanais para remoção dos pelos mortos. Os banhos não necessitam ser frequentes, já que esses cães são bem limpinhos. A atenção maior é em levá-lo ao veterinário, a fim de acompanhar o período das vacinas e vermífugos. Essas são ações essenciais para o bem estar do Australlian Cattle Dog.


Não o confunda com um cão de quintal. Quando o Australian Cattle Dog quer descansar, é a companhia dos donos que ele prefere. Por isso, nessas horas gosta de estar dentro de casa. Se você pretende criar um Australian, acompanhe este artigo até o final e descubra as características e cuidados que se deve ter com este cão.

um cão da raça Australian Cattle Dog

História e origem

O Australian Cattle Dog também é conhecido por Boiadeiro Australiano, Blue Heeler ou Red Heeler. Esta raça é oriunda da Austrália e sua criação ocorreu a partir da migração dos britânicos para o país. As altas temperaturas e terrenos difíceis da região dificultavam encontrar um cão que conseguisse domesticar o gado suportando a temperatura local e que não latisse na hora do trabalho.

Foram realizados diversos cruzamentos entre cães ingleses e australianos para criar uma raça ideal para o trabalho. Apenas com o cruzamento entre os cães Dingos, Collies, Dálmatas e Bull Terriers foi que o Australian Cattle Dog nasceu. Este cão veio com instintos de pastoreio do Collie e Kelpie, com estilo tranquilo e resistência do Dingo e o instinto protetor juntamente com o bom senso do Dálmata.

Esta raça somente ganhou um padrão em 1897 e começou a ter notoriedade na América e Europa na década de 1970. Em 1980 recebeu o reconhecimento pela AKC, American Kennel Club. Depois de seu reconhecimento, até hoje, o Australian Cattle Dog é bastante reconhecido em premiações. Mas sem deixar de lado a função principal de pastoreio de gado.

Características do Australian Cattle Dog

O Boiadeiro Australiano possui porte médio, podendo medir entre 45 a 50 cm de altura. As fêmeas são menores e podem medir entre 43 e 48 cm de altura. Os machos podem pesar até 20 kg, enquanto que as fêmeas chegam as 15 kg somente.

Sua pelagem possui pelos curtos,lisos e cerrados e duros. São até considerados impermeáveis. Ele possui basicamente duas cores, a Blue Heeler e o Red Heeler, nome estes que o cão também é conhecimento. O Blue Heeler é um azul mosqueado ou marmorizado, podendo ter manchas pretas, azuis ou castanhas no entorno da cabeça. Já o Red Heeler é ruivo salpicado em todo o corpo.

Outros nomes

Outros nomes também direcionados ao Australian Cattle Dog são o Queensland Heeler, Blue Heeler e Red Heeler.

Personalidade e Temperamento do Australian Cattle Dog

Este cão é enérgico, inteligente e incasável. É dotado de grande facilidade em compreender os comandos mais complexos  e se adestra com bastante rapidez. O ideal é que o adestre logo cedo, enquanto ainda é filhote. Por estas características também é comumente utilizado em competições de obediência.

um cão Australian Cattle Dog em um campo

Tem muita afeição à família, mas desconfia facilmente de estranhos. É considerado excelente cão de guarda. Mas se colocados para viver em ambientes pequenos, o Australian Cattle Dog poderá desenvolver depressão e mas comportamentos. Ele precisa de espaços amplos e abertos. Assim poderá se exercitar bem, o que é ideal, já que ele detém de alta carga energética. Este cão adora manter-se sempre ocupado.

Saúde e expectativa de vida

Estes cães são fortes e saudáveis. Mas com o passar do tempo, por causa da idade o Australian Cattle Dog poderá apresentar algumas doenças como a atrofia progressiva da retina, surdez congênita, luxação da patela e osteoporose. Estes cães são muito leais e excelentes companheiros. Por isso merecem muito cuidado e amor quando chegam nesta etapa da vida. Caso ocorra qualquer mudança em seu comportamento habitual, é chegado o momento de levá-lo ao veterinário, para através de exames, detectar se existe algum problema e começar o tratamento o quando antes.

O Australian Cattle Dog é bastante ativo e não costuma se cansar facilmente conforme vai realizando as atividades. Porém, se não pretende colocá-los para se movimentar em algum tipo de trabalho, deverá levá-lo para fazer exercícios físicos regulares. E não se engane! Uma simples caminhada não é suficiente para este cão tão cheio de energia. Corridas diárias são as ideais.

um filhote do cão Australian Cattle Dog

São muito inteligentes e atendem aos comandos rapidamente, mas para isso, o adestramento terá que ocorrer quando ele ainda é bem novinho. Liga-se facilmente a família e gosta de estar sempre por perto. Por isso é bom reservar um espaço dentro de casa para ele também.

A expectativa de vida do Australian Cattle Dog é de 14 a 20 anos. Mas já houveram raças que viveram até 29 anos. Para que ele possa atender a expectativa de vida e passar mais tempo no convívio familiar, será preciso cuidados e atenção ao seu estilo de vida.

Preço do Australian Cattle Dog

Os preços do Australian Cattle Dog modificam-se de acordo com o histórico familiar e genética dos seus familiares, pais e avós. Embora seu uso seja mais direcionado a trabalhos no campo como pastoreio de gado, o Australian também é conhecido por fazer parte de exposições e diversas premiações pelo mundo. Neste caso, se seus familiares conquistaram prêmios e títulos, certamente o valor do filhote de Boiadeiro Australiano irá se elevar. O preço de um Blue Heeler pode variar entre R$ 1.500 e R$ 2.500.