American Staffordshire Terrier – Personalidade, Temperamento e Preço!

É bastante grande o número de pessoas que confundam o American Staffordshire Terrier com o Pit Bull. Embora eles sejam cães parecidos, eles apresentam diferenças tanto físicas como de temperamento.

Então, se você quer saber um pouco mais sobre essa raça, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Origem e História

Os antepassados do American Staffordshire Terrier chegaram até os Estados Unidos com os imigrantes ingleses pelo ano de 1845. Quando isso ocorreu, ainda estavam na forma de Bull-and-terrier, que na Inglaterra de origem ao Staffordshire Bull Terrier.

A raça Bull-and-terrier se tornou popular logo, sendo melhor desenvolvida. Então, passou a ser chamada de pit bull terrier e mais tarde virou american pit bull terrier. Foi então que recebeu o reconhecimento da United Kannel Club, ainda no ano de 1898.


Isso ocorreu logo depois que a raça foi recusada pela importante American Kannel Clucb, a AKC. O veto foi porque a instituição se recusava a fazer o registro de cães de rinha.

Com a crescente popularização da raça, a AKC resolveu reconhecer alguns exemplares de american pit bull terrier, em 1936.

No entanto, esse registro foi feito sob um diferente nome e com padrão limitado. No início, houve a tentativa de retirar o “pit” do nome, pois lembrava rinha. No entanto, um grande grupo de criadores não permitiu que fosse agregado um nome tão semelhante.

Então, depois de alguma discussão, a AKC adotou o nome American Staffordshire Terrier, sob a alegação de que a raça teria surgido no condado de Staffordshire  originalmente.

um American Staffordshire Terrier deitado na grama

Características do American Staffordshire Terrier

O American Staffordshire Terrier é um cão de porte médio, robusto, forte e compacto. Um macho adulto pode pesar entre 25 e 30 kg e medir por volta de 46 a 48 centímetros na altura da cernelha.

Os exemplares dessa espécie, apresentam o nariz de cor preta ou em tom cinza/azulado. Não são aceitos cães com nariz vermelho (red nose) ou despigmentado.

A referência do padrão de corte das orelhas (conchectomia) para a raça é: quando não se postarem em roda, isso é, dobradas e forma simétrica, sendo que a base cartilaginosa deve ser dura e dar sustentação à elas.

Por outro lado, o procedimento vem sendo proibido pelos conselhos veterinários de alguns países. Então, esse é um aspecto que ainda gera polêmica visto que o padrão não mudou e ainda estimula a realização do corte.

Cor e pelagem

A pelagem do American Staffordshire Terrier é curta, dura ao toque e tende a ser reluzente. Para essa raça, todas as cores sã admitidas, ou seja, ele pode ser unicolor, multicolor ou ainda matizado.

Temperamento e personalidade do American Staffordshire Terrier

Quem convive com os AmStaffs sabe que eles são um pouco mais tranquilos que os da raça pit bull. Além disso, tendem a ser menos violentos com outros animais.

No entanto, podem existir variações importantes de acordo com a linhagem. Isso porque cada criador seleciona os cães para reprodução de acordo com seu gosto.

Saiba que em determinados canis, por exemplo, o macho só pode cruzar depois de vencer 5 lutas e a fêmea 1. Já em outros, eles são selecionados considerando suas habilidades esportivas.

De uma forma geral esses cães são bastante brincalhões e apegados aos donos. Pode conviver bem com crianças e receber visitas estando solto. No entanto, é preciso socializa-los desde cedo.

Já o convívio com outros cães pode ser arriscado, embora existam casos bem sucedidos. Tudo vai depender da herança genética presente, da criação e do grau de dominância.

O American Staffordshire Terrier possui uma mordedura extremamente possante e um ataque determinado. Eles agem de forma atenta e rápida e tem por hábito atacar estranhos que invadem seu território, sejam animais ou pessoas. Isso acontece não só pelo instinto de proteção, mas também de luta.

No entanto, existem alguns exemplares que são tão dóceis que sequer servem para guarda.

Vale lembrar ainda que os cães que se tornam um risco à segurança são apenas fruto de uma má seleção feita pelo humano, isso é, a cruza de animais de temperamento mau. Isso também pode ocorrer devido a criação incorreta por parte do dono que estimula a violência no animal ou que não sabe se impor e fazer respeitar.

Por isso e importante que a compra seja sempre feita em um canil de confiança e conhecendo a linhagem do animal.

Saúde e expectativa de vida

American Staffordshire Terrier

Assim como todos os cães de porte médio ou grande, o American Staffordshire Terrier pode apresentar displasia de quadril, acarretando e problemas de locomoção.

A expectativa de vida desses animais é de 12 a 14 anos. No entanto, é importante lembrar que ele é muito tolerante à dor e isso pode mascarar problemas e saúde. Sendo assim, revisões veterinárias são importantes mesmo sem problemas aparentes.

Preço do American Staffordshire Terrier

Como já foi dito, existem diversos fatores que podem levar a diferenças no animal. Por isso, o valor de um American Staffordshire Terrier pode variar de acordo com a sua linhagem. Isso é, se seus seus pais, avós ou bisavós são campeões, por exemplo.

No entanto, os filhotes dessa raça podem ser encontrados por valores entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00. Sabendo disso, desconfie sempre que encontrar um cão dessa raça sendo vendido por um valor muito abaixo do mercado. Ele pode apresentar problemas genéticos e de linhagem, se tornando um problema no futuro.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o American Staffordshire Terrier, suas características, saúde, cuidados e todos os detalhes importantes. Aproveite essas informações!