Adestramento de Cães – Passo a Passo de Como Adestrar os Cães!

Adestramento de cães é algo muito importante para o comportamento do animal durante sua vida. É bem simples entender seu funcionamento, a atividade serve, basicamente, para o cachorro entender e executar algumas ordens ou pedidos simples. Ela é essencial para o animal obedecer ao seu proprietário.

O Adestramento de cães pode ser feito buscando diversos resultados, como transformar o cão em um guarda, para ele executar simples exercícios ou para melhorar seu convívio com outros humanos.

Apesar de possuir especialistas em adestrar cachorros, o próprio dono pode dar início. Diante disso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando algumas informações e dicas sobre adestramento de cães.

Como começar o adestramento de Cães

O primeiro passo é saber que o adestramento de cães deve ser feito com o animal ainda filhote, pois será bem mais fácil de desenvolvê-lo.


Quando pequenos, os cachorros estão mais dispostos a aprender, além do controle ser mais tranquilo, diferente de quando já estão maiores. Apesar disso, ainda é possível adestrar, sem quaisquer problemas, um cachorro adulto.

É recomendado dar início ao adestramento de cães com truques simples e dando premiações. Por exemplo, leve a pata dele até sua mão e depois bata na palma até ele dar a pata. Quando conseguir executar, dê um petisco para o cachorro.

Exercícios como sentar e deitar são bem fáceis e recomendados para início também. Sempre lembrar de dar algum premiação a cada movimento executado.

Outra dica importante para início ao adestramento de cães é recriminá-lo quando está agitado, tentando criar algum movimento negativo quando late, como fazendo um não com a cabeça ou jogando um pouco de água no seu rosto. Parar por alguns segundos quando o cachorro demostra desgaste também é recomendado.

um cão batendo na mão de um humano por causa do Adestramento de Cães

Como adestrar os cães passo a passo

Abaixo, estaremos apresentando algumas dicas bem interessantes e essenciais para serem feitas em qualquer tipo de adestramento de cães.

Observe seu próprio cachorro

Pode parecer algo meio confuso e bizarro, porém observar como animal se comporta durante o dia é muito importante para adestramento de cães.

Tente entender seus horários, quando se alimenta, onde dorme, quais lugares que prefere fazer as necessidade, coisas que o irrita ou algumas ações que chamam atenção. Anote tudo para utilizar ou corrigir futuramente.

Saiba se comunicar

Apesar dos cães não falarem a mesma língua que humanos, eles entendem e associação alguns barulhos, falas e movimentos do seu dono. Por isso, é necessário se comunicar com ele. O animal entenderá que está fazendo algo certo ou errado dependendo do tom de voz ou gesto.

Por isso, cada ação feita pelo cachorro, faça também uma reação, seja ela negativa ou positiva. Com isso, o animal entenderá, no futuro, se seu dono está feliz ou decepcionado.

Comece com o simples

Como falado anteriormente, o adestramento de cães deve começar com truques simples e premiações.

Apresente o petisco que ele ganhará no final, colocando bem na frente do focinho. Ensine ele a sentar, depois a deitar, e, por fim, a dar a pata. Quando acertar, dê o alimento. Quando errar, não.

Não fazer necessidades em lugares errados

Esse é um dos problemas que as pessoas mais buscam resolver com o adestramento de cães. Felizmente, não é tão complexo.

Primeiro, leve o cachorro para conhecer o local que deseja para ele fazer as necessidades. Assim, sempre que cão liberá-las no lugar correto, dê um petisco de premiação. Ao fim, depois de certo tempo, o cão irá fazer suas necessidades de forma automática lá, tendo ou não a recompensa.

Parar de pular em desconhecidos

Essa é uma situação bem constrangedora que o animal pode fazer seu dono passar. Felizmente, é possível resolver o problema com o adestramento de cães.

Sempre que pular em alguém, pise na sua coleira ou puxe, fazendo um gesto negativo para o ele. Por fim, o cão entenderá que aquilo é errado

um cão com roupa de formatura

Parar de encochar desconhecidos

Além de pular em pessoas desconhecidas, os cães fazem o mal hábito de encocha-las, sendo, também, uma situação constrangedora.

O modo de evitar isso é bem parecido com o explicado no tópico anterior. Sempre que o cão encochar alguém, o dono deve retirá-lo e dar alguma simples punição, além de fazer um gesto negativo, como uma bronca.

Não mastigar objetos

Outra ação dos cachorros, principalmente quando filhotes, é de mastigar qualquer coisa, estragando alguns móveis e objetivos.

Inicialmente, os cães atacarem coisas é do seu convívio, por isso compre brinquedos para incentivar ele a mastigarem coisas específicas. Com um tempo, ele irá focar tanto nesses brinquedos, que não tentará morder outras coisas.

Quando ele mastigar algo que não deve, faça algum gesto negativo ou som alto, para assustá-lo e não fazer mais isso.

Não later em excesso

Por fim, o  adestramento de cães para eles não latirem tanto. Normalmente, o animal faz isso por conta da sua agitação. Assim, leve seu cachorro para cansar e gastar essa energia em seu corpo.

Ao fim, ele irá sempre se comportar antes de começar a latir.

O ambiente certo é fundamental

Quando não se é um profissional especialista fazendo o adestramento de cães, é necessário ter cuidados. Diante disso, é muito importante ter em mente que o cachorro precisa estar bem e confortável. Para isso, escolha um ambiente onde ele se sinta satisfeito e calmo, preparando ele da forma bem agradável.

Com isso, o ambiente é fundamental para adestrar de forma efetiva o animal.

cão após o treinamento de caes

Se prepare, pois não é fácil

É muito importante ter calma e relaxar, pois não será nada simples o adestramento de cães. Como não é fácil para os humanos aprender novas coisas, os animais também precisam de tempo para se adaptar à novos conhecimentos e hábitos.

Por isso, é necessário deixar o cachorro confortável, alimentá-lo e seguir todos os passos, não querendo fazer nada muito rápido.

Importante respeitar o avanço gradual do seu cão.

Onde encontrar adestradores profissionais?

É possível encontrar ótimos adestradores profissionais em diversos sites. Os principais são:

  • TudoDeCao
  • GetNinjas
  • MaxDogCare
  • AdestradoresDoBrasil

Pergunta dos leitores

Adestrar filhotes é mais fácil?

Sim, os cachorros filhotes são mais fáceis de serem adestrados. Isso se deve, pois ele está mais preparado para desenvolvê-lo, com mais energia para gastar e dispostos a aprender.