Gato com mau hálito: Causas e sintomas

Gato com mau hálito? O mau hálito é um problema delicado que ocorre não só em humanos, mas também em gatos. Em algumas situações, os alimentos podem provocar mau hálito (peixes malcheirosos , comida de má qualidade, etc.), mas na maioria das vezes as causas do ronronar do mau hálito residem em doenças graves.

Porque os gatos têm mau hálito

O mau hálito, também chamado de halitose, é mais comum em gatos na velhice, pois os animais idosos são propensos a várias doenças crônicas, e a condição de seus dentes costuma ser deplorável. No entanto, um filhote de gato com mau hálito – este também é um fenômeno comum.

Em animais de estimação jovens, como regra, a causa do mau hálito é um problema com a mudança dos dentes, quando os molares estão rompendo com força e com o tronco, e os dentes de leite ainda não tiveram tempo de cair. Além disso, em gatos de todas as idades, a halitose pode ser causada por uma mordida inadequada.

A halitose em si não é uma doença, mas pode ser um sintoma de alguma doença grave

  • Estomatite: Saliva corrente e mau hálito são as causas da inflamação das membranas mucosas da cavidade oral. Na maioria das vezes, a estomatite em gatos é provocada pela presença de cálculos nos dentes, traumas no palato, língua ou gengivas, alergias, infecções.
  • Gengivite: O cheiro de podridão da boca em animais de estimação é um dos sinais de doença gengival. Na maioria das vezes, esse problema ocorre devido à falta de higiene oral ou infecções. As gengivas durante a doença ficam vermelhas e inchadas, sangram e até apodrecem, babam fortemente, o apetite é reduzido ou ausente, podem afrouxar-se e perder os dentes, a boca do animal fica aberta a maior parte do tempo.
  • Cálculo dentário: O hálito forte de um gato é causado por depósitos de placas endurecidas, que aparecem principalmente devido à falta de atenção à higiene oral. Outros sintomas: o animal balança constantemente a cabeça, as gengivas do animal ficam vermelhas e uma placa dura com tonalidade amarela a castanha é visível na base dos dentes.
  • Tumores na boca: As causas do mau hálito em gatos podem ser causadas por neoplasias malignas ou benignas. Os sinais da presença de um tumor incluem não apenas o cheiro de podridão pela boca e a presença da própria estrutura do tumor, mas também a secreção de sangue com saliva, espirros , deterioração dos dentes, perda de peso e falta de apetite.
  • Helmintos . Muitos gatos têm mau hálito se vermes parasitas viverem em seus órgãos digestivos. Um animal com vermes sofre de distúrbios intestinais, sangue e muco, bem como ovos, larvas de parasitas e até vermes adultos, podem estar presentes nas fezes. Na helmintíase, os gatos perdem peso, mas a barriga ronca e parece inchada, a aparência dos animais de estimação piora, ocorre o vômito.
  • Doenças do estômago ou intestinos: Um odor pútrido da boca de um animal pode estar associado às seguintes doenças: enterite, colite, gastrite. Diarreia fétida (com sangue ou muco), dor durante as evacuações, perda de apetite, vômitos, roncos abdominais e gases frequentes, dores no peritônio, emagrecimento, são os sintomas.
  • Diabetes mellitus: O odor pungente de acetona vem da boca de animais de estimação que sofrem de falta de produção do hormônio insulina. Outros sinais de doença incluem alterações no apetite, perda ou ganho de peso, deterioração da pelagem, adelgaçamento da pele, sede, micção frequente, fraqueza, falta de equilíbrio.
  • Doença renal: O forte odor de amônia da boca de um gato ocorre com a insuficiência renal. É possível reconhecer violações no funcionamento dos rins pelos seguintes sinais: escurecimento da urina ou sua transparência excessiva, letargia, possível náusea, vômito e posteriormente a liberação de uma grande quantidade de saliva .
  • Insuficiência hepática: É possível identificar tal doença pelos seguintes sintomas: amarelecimento das membranas mucosas, mudança na tonalidade da urina e das fezes, perda de peso, sede, vômitos, alternância de diarreia e prisão de ventre , recusa em comer.
Gato com mau hálito
Gato com mau hálito

Como lidar com o mau hálito em gatos

Considerando que, na maioria dos casos, a halitose é causada por algum tipo de doença, o tratamento do mau hálito em um gato deve, em primeiro lugar, incluir medidas para combater a doença principal (por exemplo, se o hálito do animal fede devido ao tártaro, você terá entrar em contato com o dentista para higienizar a cavidade oral ou remover os dentes afetados, só então o mau cheiro irá desaparecer). Se o dono descobrir que o gato apresenta outros sintomas de alerta além do mau hálito, você deve entrar em contato com o seu veterinário o mais rápido possível.

Gato com mau hálito: Medidas a serem tomadas

Mas e se o animal se sentir bem, mas sua boca ainda não cheirar muito bem? E se o veterinário confirmar que a saúde do bichano está normal? O proprietário deve tomar as seguintes medidas:

1. Limpando os dentes do gato: Normalmente, os gatos com uma dieta natural realizam este procedimento 1 a 2 vezes ao dia. Animais de estimação que comem comida seca podem escovar os dentes com menos frequência, mas não menos do que 3-4 vezes por semana. Para limpar, você deve comprar uma escova especial que se pareça com a ponta de um dedo com cerdas pequenas. Você também precisará de um creme dental para gatos;

2. Uso de produtos especiais anti-halitose para animais;

3. Uso de guloseimas para limpar a placa bacteriana dos dentes;

4. Irrigação da cavidade oral com infusões medicinais;

5. Inserindo vegetais crus no cardápio , que purificam as bactérias que se formam na superfície dos dentes do gato (cenoura, abóbora, abobrinha, pepino).